segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 Aprendendo sempre

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC (*)

Professora lassalista fala sobre Dia da Língua materna Portuguesa

No Brasil, a data de 21 de fevereiro é dedicada ao Dia Nacional da Língua materna Portuguesa.

Em entrevista ao site do oeste catarinense “Lance Notícias” para comentar a efeméride, a Profª Carla Gasparetto destacou: “Nossa língua materna é uma das mais faladas no mundo e não deixa de ser também uma forma de empoderamento do país e de sua população. Então, preservar sua essência é importante para que ela não se perca”.

A professora de língua portuguesa Carla Amélia Strehl Marques Gasparetto é formada em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Há 25 anos ela leciona Língua Portuguesa no Colégio La Salle de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina.

Carla comentou também que “os estudiosos de hoje em dia falam que é preciso adequar a língua portuguesa ao lugar onde estamos, ou seja, se este é mais formal ou não, pois ela revela o que fomos e o que somos”. E acrescentou: “A língua materna é parte de nossa cultura; então precisamos cuidar para que ela se mantenha viva. Porque quem transforma a língua, no decorrer da história, somos nós”.

Finalizando a entrevista, Carla Gasparetto alertou aos estudantes concluintes do Ensino Médio: “A nossa língua materna é muito importante para nossa identidade. Ela faz com que percebamos a necessidade de valorizá-la, principalmente quando chegamos ao mercado de trabalho. Porque conhecer realmente nossa língua é uma forma de revelar nossa identidade”.

Nosso idioma tem sua origem em Portugal, e são nove os países que têm o Português como idioma oficial. São eles, em ordem alfabética: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Os cinco países grifados em itálico se encontram no continente africano.

Fonte web: https://lancenoticias.com.br/noticia/professora-de-portugues-fala-sobre-o-dia-da-lingua-materna/

Fonte web: https://kotter.com.br/de-jornalista-a-youtuber/

(*) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso lassalista desde 1966 e jornalista profissional (Reg.4065 DRT/RS).

Publicada no jornal “Tribuna Livre” de Santo Cristo/RS dia 22 de maio de 2020.

Nenhum comentário: