segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 Aprendendo sempre

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC (1)

Por que os brinquedos simples são melhores para as crianças?

Vejam 4 razões pelas quais é boa a tendência de simplificar os brinquedos dos seus filhos.

Continuando a reflexão sobre o artigo da semana passada, trago o testemunho de Michael Rennier, publicado no final de maio de 2019 pelo site católico Aleteia (2):

“Eu tenho visto meus filhos brincarem com pedras por horas. Galhos também são incríveis. Se eles encontram uma varinha, ficam encantados. Você pode fazer quase tudo com um galho e algumas pedras; então considere o seu dia de sorte se encontrar os dois.

Enquanto isso, minha filha mais velha passou da fase de galhos e pedras; então ela faz artesanato para suas próprias bonecas com pedaços de tecido e linhas. Já a bebê não é exigente; ela só quer tocar em todas as caixas de papelão à vista. Enquanto isso, todos os brinquedos caros que já compramos estão quebrados e foram parar no lixo.

Quando nos tornamos pais pela primeira vez, houve mais luxo nos brinquedos do que agora, com nosso sexto filho. Tivemos em casa brinquedos elétricos, carrinhos a bateria e bichos de pelúcia que riam de verdade.

Mas tudo isso se foi, e nenhuma das crianças mais novas parece se importar. As crianças mais velhas também não têm mais brinquedos extravagantes. Elas têm seus livros, itens de artesanato, equipamentos esportivos e uma pequena variedade de jogos de tabuleiro. De longe, o nosso brinquedo mais popular é a coleção ‘Lego’ que eu salvei da minha própria infância. Eles têm muito poucos itens que fazem barulho, acendem ou precisam de bateria para funcionar.

Tem havido um movimento na criação dos filhos para simplificar os brinquedos que permitimos que eles possuam, e isso me parece algo bom para o desenvolvimento. Há uma série de razões pelas quais acreditar nisso”. Rennier explica 4 bons motivos para simplificar os brinquedos das crianças:

1 ECONOMIA DE DINHEIRO: Pode ser uma surpresa saber que as empresas de brinquedos são dedicadas principalmente a ganhar dinheiro. Por isso criam todo tipo de brinquedos desnecessários e aparentemente sofisticados para atrair os olhos das crianças na loja. Estão tentando nos vender a ideia de que um brinquedo é algo imprescindível e que nossos filhos serão infelizes sem ele. Sim, para todos nós, e não apenas para crianças, brinquedos novos e brilhantes são tentadores, mas muitas vezes são dinheiro desperdiçado e estaremos igualmente felizes sem eles.

2 MELHORa dO DESENVOLVIMENTO MENTAL: Estudos mostram um estranho paradoxo – quanto mais brinquedos as crianças possuem, mais difícil é para elas brincarem. Ter muitos brinquedos e o tipo errado de brinquedos torna impossível que as crianças se concentrem e realmente gostem deles. Brinquedos simples, que não sobrecarregam as crianças, são realmente mais divertidos e ajudam no desenvolvimento da imaginação.

3 CULTIVAR A GRATIDÃO: O princípio de moderação e da gratidão é válido para todas as nossas compras de brinquedos. Se as crianças quiserem comprar alguma coisa, nós esperamos um mês e se, no final desse tempo, elas ainda assim quiserem, elas poderão ter a possibilidade de comprar o brinquedo. Dessa forma, temos menos brinquedos, e as crianças são gratas e dão valor àquilo que têm. Meu filho de nove anos de idade passou recentemente por esse processo de espera e comprou com sucesso um novo brinquedo – uma carroça para fazer com os irmãos mais novos passeios pelo jardim. Ele já se esqueceu do Wii na caixa.

4 TEMPO DE FAMÍLIA: O benefício mais importante dos brinquedos simples é que eles incentivam o tempo de família. Uma criança distraída, olhando para uma boneca iluminada, não se divertirá tanto quanto uma criança que consegue brincar com a mãe ou o pai. Um videogame de mão não é uma recordação de infância tão preciosa quanto uma história antes de dormir no seu livro favorito. Um jogo simples e ao ar livre produz horas de tempo de união familiar. Muitas famílias riem e conversam até mesmo através dos mais simples e antigos jogos de tabuleiro. Quaisquer que sejam os outros motivos que possamos considerar para simplificar nossa coleção de brinquedos, a oportunidade de ter mais tempo com a família faz com que seja, de longe, o melhor presente que podemos oferecer aos nossos filhos.

E Rennier finaliza de forma brilhante sua reflexão: “A vida é bem simples. Tem a ver com as pessoas que amamos, não com nossos brinquedos extravagantes. Se nossos brinquedos são cuidadosamente escolhidos para nos levar de volta às pessoas que amamos, aí está a verdadeira felicidade”.

Fonte web: https://pt.aleteia.org/2019/05/27/por-que-os-brinquedos-simples-sao-melhores-para-as-criancas/

(1) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso lassalista há 54 anos e jornalista profissional (Reg.4065 DRT/RS).

(2) Aleteia é uma plataforma online de mídia social digital, disponível em oito idiomas: português, inglês, francês, espanhol, italiano, árabe, polonês e esloveno; tem por foco conteúdo, notícias e informações voltadas ao público católico e simpatizantes, oferecendo uma visão cristã do mundo, com notícias laicas e religiosas, livre de influências ideológicas, de onde quer que venham.

Publicada dia 28 de fevereiro de 2020.

Nenhum comentário: