segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 Aprendendo sempre

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC (*)

24º Dia Mundial da Vida Consagrada com Papa Francisco

Em janeiro de 1997, o então Papa João Paulo II instituiu o Dia Mundial da Vida Consagrada, a ser celebrado na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, dia 2 de fevereiro. “A vida consagrada profetiza valores que são perenes na sociedade, mas que precisam ser recuperados”, disse ao Vatican News no passado dia 10 de janeiro o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o cardeal brasileiro João Braz de Aviz.

Na festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, celebra-se todos os anos o Dia Mundial da Vida Consagrada. Em Roma, neste ano de 2020, a 24ª edição vai ser celebrada no dia 1º de fevereiro, sábado, com a Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro às 17h, horário italiano.

Em um comunicado, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica enfatiza que será um dia de oração pelas vocações e de ação de graças ao Senhor pelo dom de tantos consagrados e consagradas que, em terras de missão e no trabalho cotidiano, vivendo tantas vezes em contextos difíceis, cuidam dos últimos e mais vulneráveis, testemunhando e anunciando a presença de Deus no mundo.

No ano passado, nessa festa, o Papa Francisco afirmou que “a vida consagrada desabrocha e floresce na Igreja, mas no caso de se isolar, murcha”. Durante sua homilia, o pontífice enfatizou: A vida consagrada não é sobrevivência, é vida nova. É encontro vivo com o Senhor no seu povo. É chamado à obediência fiel de cada dia e às surpresas inéditas do Espírito. É visão daquilo que importa abraçar para ter a alegria: Jesus”.

Por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, todos os consagrados renovam seu compromisso de serem “luz do mundo e sal da terra”, de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Pontífice para serem “homens e mulheres que iluminam o futuro”, diz o comunicado.

A celebração na Basílica de São Pedro também será enriquecida pela presença de cerca de 300 religiosas contemplativas que, de 31 de janeiro a 1º de fevereiro, se encontrarão em Roma convocadas pelo Dicastério presidido pelo Cardeal Braz de Aviz para refletir sobre o tema da gestão dos bens.

Fonte web: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-01/xxiv-dia-mundial-da-vida-consagrada.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT

Renovação – Como se pode deduzir facilmente da notícia acima, os membros da Vida Religiosa Consagrada são incentivados e até convocados pela Igreja, na pessoa do Papa Francisco, a se tornarem cada vez mais visíveis na Igreja e na sociedade. E nesse processo de caminhada e renovação constante das/dos Religiosos/as precisa estar cada vez mais presente um grande esforço: o esforço e a disposição de se aproximarem das pessoas, especialmente das mais vulneráveis e distantes do conhecimento do Evangelho de Jesus Cristo e de alguma prática religiosa.

(*) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso lassalista há 54 anos e jornalista profissional (Reg.4065 DRT/RS)

Publicada dia 24 de janeiro de 2020

Nenhum comentário: