segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 Aprendendo sempre

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC (*)

Presidência da CRB Nacional se pronuncia sobre o Coronavírus

No passado dia 19 de março, festa de São José, a Presidente e a Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) enviaram uma carta aos cerca de 40 mil membros da entidade. Nela a presidente Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro e seus seis colegas de Diretoria manifestam sua comunhão com todos os Irmãos e Irmãs consagrados/as nesse delicado momento que vivemos em todo o mundo. “Uma realidade tão abrangente, uma terrível pandemia que não deixou quase nenhum país fora”, sinalizam, para logo afirmar: “O imperativo inadiável de Maria nas Bodas de Caná – ‘Fazei tudo o que ele vos disser’ nos faz experimentar uma grande necessidade que nos leva à ação; ação que tem seu princípio e fundamento nos gestos e na voz de Jesus, a única voz capaz de mobilizar e transformar nossas mentalidades em atitudes humanizadoras”.

Aceitando a desmobilização e o confinamento para evitar que o Coronavírus se propague ainda mais, reconhecem: “É um momento difícil da nossa história, mas que pode nos permitir parar e escutar a voz eloquente do Senhor. Este apelo tem origem na escuta atenta da realidade, na dinâmica comunitária e plural de discernimento, na busca conjunta do bem comum, na oração silenciosa que nos ajuda a intuir o que Deus tem a dizer para a humanidade e para a Vida Consagrada nos dias de hoje”.

E lançam um alerta aos Religiosos e Religiosas do Brasil: “A pandemia que assola a humanidade nos recorda o quanto somos vulneráveis. Num tempo de acelerada tecnologia, essa pandemia foi capaz de desnortear todos os sistemas, modificar agendas, suspender compromissos e abreviar muitas vidas. Temos consciência de que a situação acelerará a crise em nosso país e afetará ainda mais os pobres, os desempregados, os inúmeros trabalhadores informais, cujo número cresce dia a dia”.

Em seguida apelam fortemente aos Religiosos brasileiros: “É hora de promovermos a fraternidade, pois somos um só corpo em Cristo, chamados a pensar nos que estão ao nosso redor e a cuidarmos uns dos outros. É um tempo que nos incentiva a crescer na fé, na misericórdia e no compromisso com a vida. Este tempo de reclusão e isolamento recomendado pelas autoridades sanitárias como meio de prevenção pode nos permitir repensar nossas ações”. E continuam: “As normas baixadas visam a proteção das pessoas. Certas restrições mexem com nossas relações e com nossa atuação. Mas tudo deve ser realizado com muita prudência e muito discernimento ao assimilar e repassar certas informações, tomando cuidado com notícias falsas que podem assustar e induzir ao pânico, causando ainda mais medo à população”.

No final da carta, a Presidente e a Diretoria da CRB comunicam a suspensão das atividades programadas pela entidade em nível nacional até julho, citando em particular o 3º Seminário da Vida Consagrada, previsto para os dias 13 a 16 de maio, no Santuário Nacional de Aparecida, sobre o tema “Mística e profecia para uma ecologia integral: provocação e esperança para a VRC”. E ainda recomendam que as Sedes Regionais, os Núcleos diocesanos e os Institutos religiosos reduzam as atividades presenciais, adotando o trabalho em casa de forma virtual para o atendimento diário, a fim de evitar a propagação do vírus.

Finalizando a carta, a diretoria da CRB conclama: “Façamos cada qual a nossa parte, com total responsabilidade, comprometendo-nos a unir-nos numa grande corrente de oração por todos, especialmente nossos irmãos e irmãs idosos/as, bem como os incansáveis profissionais da saúde”.

Fonte web: https://crbnacional.org.br/carta-da-presidente-e-diretoria-da-crb-nacional-sobre-a-atual-situacao-e-coronavirus/

Mensagem da presidente da CRB Nacional: https://www.facebook.com/CRBNACIONAL/

(*) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso lassalista e jornalista profissional (Reg.4065 DRT/RS).

Publicada no jornal “Tribuna Livre” de Santo Cristo/RS dia 03 de abril de 2020.

Nenhum comentário: