Aprendendo sempre
Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC (*)
Como promover a
escuta dos estudantes em 2020
Gestores
compartilham como redes estaduais de Educação mobilizaram jovens a refletirem
sobre a escola dos sonhos e o novo Ensino Médio.
Num período de implementação de
políticas educacionais e de mudanças no Ensino Médio, promover a escuta dos
estudantes é um passo fundamental para apoiar a tomada de decisões. Isso inclui
o planejamento de atividades, a adoção de novas práticas pedagógicas, e tópicos
mais complexos, como o currículo e a organização escolar.
Para apoiar gestores e educadores
que desejam promover a escuta dos estudantes em 2020, o site brasileiro sobre
inovações em Educação “Porvir”
conversou com representantes de secretarias estaduais de Educação que
participaram da 3ª edição da pesquisa “Nossa
Escola em (Re)Construção”, que em 2019 ouviu 258.680 estudantes de 11 a 21
anos de todo o Brasil.
Através da ferramenta de escuta
online e gratuita promovida pelo Porvir,
em parceria com a Rede Conhecimento Social, 8 secretarias estaduais de Educação
(Acre, Alagoas, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e
Distrito Federal) ouviram as percepções e demandas dos jovens em relação ao
Novo Ensino Médio. Os estudantes falaram também do desenvolvimento integral, da
interação com os professores e outros profissionais, do uso de tecnologia e do
desejo por mais participação nas decisões da escola.
A partir de exemplos de redes que
aplicaram referida pesquisa, surgiram 5 boas dicas de como mobilizar os
estudantes para dar início a esse processo de escuta. Aqui destaco três delas
que considero importantes:
1. Entrar em contato com representantes das
escolas por e-mail e telefone: O contato direto com escolas (por e-mail ou
telefone) e as redes sociais foram caminhos utilizados pela Secretaria de
Educação do Mato Grosso para mobilizar os estudantes, que alcançou mais de 18
mil respostas.
2. Mobilizar estudantes do grêmio estudantil para
dar início ao processo de escuta: Em Alagoas, a mobilização para a escuta dos jovens
aconteceu com o apoio dos próprios estudantes através dos grêmios estudantis. “Esses estudantes foram agentes de
mobilização. Nós os colocamos como protagonistas. Era o grêmio que estava ali
conduzindo aquele processo de escuta para entender o que o estudante desejava
para a escola e como ele gostaria que fosse o ensino médio”, conta Laura
Souza, secretária-executiva de Educação de Alagoas.
3. Incentivar o uso de dispositivos móveis: Essa estratégia foi adotada na
Secretaria de Educação do Acre, que estimulou o compartilhamento do link com o
questionário entre os estudantes. “Toda a
mobilização envolveu uma estratégia bem articulada entre a secretaria e as
escolas”, menciona Luís Carlos da Silva, chefe da divisão de Ensino Médio
da Secretaria Educação acreana. Nesse processo, as escolas também separaram
alguns equipamentos e computadores para viabilizar a participação de estudantes
que não tinham celular.
A pesquisa incentiva que os
estudantes façam escolhas, tenham coautoria e se tornem corresponsáveis na
busca por soluções em prol da transformação das suas escolas e da comunidade
onde vivem.
Fonte
web: https://porvir.org/como-promover-a-escuta-dos-estudantes-em-2020/
(*) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso lassalista desde 1966 e jornalista profissional (Reg.4065
DRT/RS).
Publicada no jornal “Tribuna Livre” de Santo Cristo/RS
dia 15 de maio de 2020.
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