segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 Aprendendo sempre

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC (*)

Como promover a escuta dos estudantes em 2020

Gestores compartilham como redes estaduais de Educação mobilizaram jovens a refletirem sobre a escola dos sonhos e o novo Ensino Médio.

Num período de implementação de políticas educacionais e de mudanças no Ensino Médio, promover a escuta dos estudantes é um passo fundamental para apoiar a tomada de decisões. Isso inclui o planejamento de atividades, a adoção de novas práticas pedagógicas, e tópicos mais complexos, como o currículo e a organização escolar.

Para apoiar gestores e educadores que desejam promover a escuta dos estudantes em 2020, o site brasileiro sobre inovações em Educação “Porvir” conversou com representantes de secretarias estaduais de Educação que participaram da 3ª edição da pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”, que em 2019 ouviu 258.680 estudantes de 11 a 21 anos de todo o Brasil.

Através da ferramenta de escuta online e gratuita promovida pelo Porvir, em parceria com a Rede Conhecimento Social, 8 secretarias estaduais de Educação (Acre, Alagoas, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal) ouviram as percepções e demandas dos jovens em relação ao Novo Ensino Médio. Os estudantes falaram também do desenvolvimento integral, da interação com os professores e outros profissionais, do uso de tecnologia e do desejo por mais participação nas decisões da escola.

A partir de exemplos de redes que aplicaram referida pesquisa, surgiram 5 boas dicas de como mobilizar os estudantes para dar início a esse processo de escuta. Aqui destaco três delas que considero importantes:

1.    Entrar em contato com representantes das escolas por e-mail e telefone: O contato direto com escolas (por e-mail ou telefone) e as redes sociais foram caminhos utilizados pela Secretaria de Educação do Mato Grosso para mobilizar os estudantes, que alcançou mais de 18 mil respostas.

2.    Mobilizar estudantes do grêmio estudantil para dar início ao processo de escuta: Em Alagoas, a mobilização para a escuta dos jovens aconteceu com o apoio dos próprios estudantes através dos grêmios estudantis. “Esses estudantes foram agentes de mobilização. Nós os colocamos como protagonistas. Era o grêmio que estava ali conduzindo aquele processo de escuta para entender o que o estudante desejava para a escola e como ele gostaria que fosse o ensino médio”, conta Laura Souza, secretária-executiva de Educação de Alagoas.

3.    Incentivar o uso de dispositivos móveis: Essa estratégia foi adotada na Secretaria de Educação do Acre, que estimulou o compartilhamento do link com o questionário entre os estudantes. “Toda a mobilização envolveu uma estratégia bem articulada entre a secretaria e as escolas”, menciona Luís Carlos da Silva, chefe da divisão de Ensino Médio da Secretaria Educação acreana. Nesse processo, as escolas também separaram alguns equipamentos e computadores para viabilizar a participação de estudantes que não tinham celular.

A pesquisa incentiva que os estudantes façam escolhas, tenham coautoria e se tornem corresponsáveis na busca por soluções em prol da transformação das suas escolas e da comunidade onde vivem.

Fonte web: https://porvir.org/como-promover-a-escuta-dos-estudantes-em-2020/

(*) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso lassalista desde 1966 e jornalista profissional (Reg.4065 DRT/RS).

Publicada no jornal “Tribuna Livre” de Santo Cristo/RS dia 15 de maio de 2020.

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