segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 Aprendendo sempre

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC (*)

“Fake news” e Vocação

Desde meados de março, quando iniciou o “distanciamento social” imposto pelo Coronavírus, nossas instituições lassalistas continuam trabalhando ativamente, mas de uma forma bem diferente. Equipes diretivas, comissões, servidores, professores, alunos e suas famílias realizam seu trabalho de forma virtual em suas casas, usando as novas tecnologias do mundo digital.

No final de março, a Comissão de Pastoral Vocacional da Província La Salle Brasil-Chile deu início a uma iniciativa já pensada no ano passado, mas ainda não levada à prática. É a chamada “Roda de Conversa” sobre um tema vocacional, voltada para vocacionados, familiares, Colaboradores, Irmãos, formandos e pessoas interessadas. Assim, desde dia 27 de março realizamos todas as sextas-feiras, às 16h (horário de Brasília), as “Rodas de Conversa” virtuais por meio do aplicativo “Google Meet” (vídeo-chamada).

Nessa “Roda de Conversa”, após breve oração inicial, uma pessoa convidada faz uma introdução de uns 10 minutos sobre o tema indicado. No final da sua fala, lança algumas questões motivadoras e a pessoa que coordena abre para a conversa (partilhas, comentários e esclarecimentos). Na reunião virtual do dia 8 de maio coube a mim falar do tema “Fake news e Vocação”. Na minha coluna de hoje partilho com os leitores apenas o que apresentei sobre as “fake news”.

Mentira e corrupção são vícios antigos

Na minha fala mencionei a citação do evangelho que lemos todos os anos na segunda-feira da Páscoa, de Mt 28, 11-15. Mateus relata a “corrupção dos guardas do sepulcro” para livrá-los dum possível castigo por parte das autoridades do império romano por terem dormido durante a noite em vez de vigiar a sepultura de Jesus. “Os soldados pegaram o dinheiro e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim o boato se espalhou entre os judeus até os dias de hoje” (v. 15). Nessa passagem podemos observar que comportamentos antiéticos como mentira, corrupção, boatos e fofocas são práticas muito antigas. No entanto, com o advento da Internet, e mais recentemente das redes sociais, as inverdades assumiram proporções fora do comum e quase sem controle.

Como nós educadores lassalistas precisamos lidar com isso?

Acredito que faz parte da nossa missão educativa ajudar nossos educandos e suas famílias a entender o que são as “fake news”, como funcionam e como identificá-las. Isso para não cairmos na “arapuca” de repassá-las a nossos contatos pelas redes sociais até sem querer. Eu já caí várias vezes nessa “armadilha”, porque algumas delas são difíceis de identificar ou desconfiar que balelas.

Como identificar fake news? Quais suas características? E como checá-las?

Nos tempos que correm as “fake news” se disseminam com grande velocidade pelas redes sociais. Mas é também na Internet que podemos encontrar os caminhos para identificar se são fatos reais ou montagens. O criador e editor do site Boatos.org, Edgard Matsuki, identifica cinco principais características das “fake news”: são vagas (não respondem as perguntas quem, o que, quando, onde, como e por quê?), são alarmistas, contém erros de português, podem ser textos apócrifos atribuídos a pessoas famosas (como Alexandre Garcia, padre Fábio de Melo, Mário Sérgio Cortella, algum juiz ou promotor de justiça) e não citam fontes confiáveis.

Nos últimos 10 anos surgiram diversos sites de checagem de “fake news”, aos quais podemos e devemos recorrer antes de repassar para nossos contatos. Cito alguns, pela ordem como os descobri, a maioria deles com perfil no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e WhatsApp:

E-Farsas, criado em abril de 2002: www.e-farsas.com

Boatos, criado em junho de 2013 por Edgard Matsuki: www.boatos.org

Canal Tech: https://canaltech.com.br/canaltech/fake-news-como-voce-lida-com-este-fenomeno-120210/

Pública, Agência de Jornalismo Investigativo: https://apublica.org/

Agência Lupa: https://www.facebook.com/LupaNews/

Com o surgimento do Coronavírus, a Agência Lupa, ligada ao jornal Folha de São Paulo, está lançando “newsletter” especial diária para desmentir boatos sobre a pandemia surgida no final de dezembro passado na China. Interessados, vejam no link: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/03/23/newsletter-boatos-coronavirus/?fbclid=IwAR0iSOn9U6OB0ggUEnTah18C43vvupv_cLaez_gwy7G1gL2a1EErcGxMhhY

A mesma agência criou há três anos o “LupaEducação”, um programa para capacitar qualquer pessoa em técnicas de checagem: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2017/03/28/lupa-educacao/

(*) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso lassalista desde 1966 e jornalista profissional (Reg.4065 DRT/RS).

Publicada no jornal “Tribuna Livre” de Santo Cristo/RS dia 08 de maio de 2020.

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