segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 Aprendendo sempre

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC (*)

Cresce audiência de rádios e TVs católicas por causa da pandemia

O distanciamento social modificou completamente a vida dos brasileiros e do mundo inteiro desde que a pandemia do Coronavírus avançou pelos países. Devido à rotina de quarentena, de ficar em casa sem poder sair, cidades completamente fechadas, incluindo comércios e igrejas, os meios de comunicação e a internet se tornaram verdadeiras companhias para enfrentar esse momento conturbado. É o caso dos católicos, que tiveram que deixar de ir às igrejas, passando a acompanhar as missas e momentos de oração pelos meios de comunicação e redes sociais.

De acordo com Geizom Sokacheski, coordenador da Signis Brasil TV e diretor de expansão, engenharia e almoxarifado da Associação “Evangelizar é Preciso”, liderada pelo carmelita Pe. Reginaldo Manzotti, o impacto dessa pandemia acabou motivando as pessoas em todo o mundo a uma busca pelo sagrado. “Elas buscam algum tipo de apoio, de ajuda. Querem voltar ou continuar a praticar uma religião”, afirma Geizom. Até o surgimento da pandemia, havia em todos os veículos de comunicação uma concorrência por audiência entre as emissoras. “Agora, com esse cenário mundial, o rádio e a TV são presença diária na vida da população de todo o mundo”, declara Geisom.

Atualmente, o Brasil conta com 9 emissoras de TV católicas (geradoras): TV Evangelizar, TV Nazaré, TV Imaculada, TV Horizonte, TV Aparecida, TV Canção Nova, TV Pai Eterno, TV Rede Vida e TV Século 21, além de centenas de emissoras de rádios católicas. Neste período de pandemia, todos esses meios de comunicação estão oferecendo pela internet um conteúdo específico para as pessoas que precisam ser amparadas, consoladas ou estão isoladas em suas casas por conta da Covid-19. Elas veem nessas emissoras um meio de estar mais conectadas ao sagrado e em comunhão com o mundo que reza pelo fim dessa pandemia. A solidão, o medo da contaminação, o cenário econômico e político assusta a todos. As igrejas de todas as religiões estão vazias, não se pode sair de casa. Todo esse movimento tem gerado resultados positivos na audiência dos canais, mesmo que não aferindo ibope nacional. De acordo com dados do Google Analytics, a estimativa é que a audiência das emissoras tenha crescido em 300% no meio digital.

“Esses aumentos são percebidos pelos telefones das emissoras que não param e em muitas tem até travado pelo excesso de volume de ligações e/ou recebimento de e-mails. Praticamente todos as emissoras relatam que tiveram de contratar mais acessos de streaming de TV e áudio para seus sites e seus aplicativos”, ressalta Geizom. Segundo ele, esse público busca na sua casa esse encontro com o sagrado. E o encontram nas emissoras católicas que desenvolveram habilidades de proximidade com o público na oração, na evangelização. E isso por que? Porque vem mantendo e melhorando alguns tópicos dentro das suas grades, num sentido humanitário, pois o divino e o humano são as pautas de todas as emissoras católicas.

“As igrejas continuam vazias, os auditórios continuam sem público, mas a fé é o elemento fundamental de proximidade das pessoas e a criatividade de estar juntos. Exemplo é a campanha iniciada no Brasil pelo padre Reginaldo Manzotti, que pediu às pessoas que enviassem fotos por e-mail para serem colocadas dentro do Santuário e de auditórios. Foram contabilizadas mais de 700.000 fotos de pessoas do Brasil, do mundo e de várias religiões que querem se sentir próximas e participativas desses momentos devocionais”, explica Geizom.

Segundo Geizom, as transmissões ao vivo e em rede, compartilhadas entre as emissoras católicas demonstram a união entre as nove emissoras católicas de TV geradoras e as centenas de emissoras de rádio do Brasil, e também emissoras de todo o mundo. Todas atuando em parceria com a CTV e o Vatican News e emissoras ligadas à Santa Sé, num relacionamento diário com a própria CNBB, que orienta e solicita apoio no atendimento das pessoas e da fé.

Fonte web: http://www.rcr.org.br/noticias/comunicacao-2/08-04-2020/cresce-audincia-de-emissoras-de-rdio-e-tv-de-inspirao-catlica-por-causa-da-pandemia

Clip de padres cantores tem mais de um milhão de visualizações

Uma música muito conhecida pelos fiéis e não fiéis brasileiros – “Um certo Galileu”, do padre Zezinho –, ganhou destaque nos últimos dias através de uma iniciativa de um grupo de padres cantores. Eles gravaram esse clássico da nossa música religiosa em plena pandemia, cada um no seu isolamento social. Padre Joãozinho Almeida, um dos articuladores desse grupo de 30 a 40 padres que evangeliza com a música através do WhatsApp, fala que esse grupo foi reunido pela CNBB anos atrás e que de vez em quando continua se reunindo. “Diante dessa situação terrível de pandemia, de clausura, de isolamento social, nós ficamos imaginando como poderíamos dar a nossa ajuda para que a pessoas realmente sentissem um alento”, disse padre Joãozinho à Rádio Vaticano.

Quem desejar mais informações sobre essa performance dos padres cantores, basta acessar o link abaixo.

Fonte web: https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2020-04/clip-de-padres-cantores-tem-mais-de-um-milhao-de-vizualizacoes.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT

(*) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso lassalista desde 1966 e jornalista profissional (Reg.4065 DRT/RS).

Publicada no jornal “Tribuna Livre” de Santo Cristo/RS dia 17 de abril de 2020.

Nenhum comentário: