Aprendendo sempre
Irmão Hugo Bruno
Mombach, FSC (*)
Cresce
audiência de rádios e TVs católicas por causa da pandemia
O distanciamento social modificou
completamente a vida dos brasileiros e do mundo inteiro desde que a pandemia do
Coronavírus avançou pelos países. Devido à rotina de quarentena, de ficar em
casa sem poder sair, cidades completamente fechadas, incluindo comércios e
igrejas, os meios de comunicação e a internet se tornaram verdadeiras
companhias para enfrentar esse momento conturbado. É o caso dos católicos, que
tiveram que deixar de ir às igrejas, passando a acompanhar as missas e momentos
de oração pelos meios de comunicação e redes sociais.
De acordo com Geizom Sokacheski, coordenador da Signis Brasil TV e diretor de expansão,
engenharia e almoxarifado da Associação “Evangelizar
é Preciso”, liderada pelo carmelita Pe.
Reginaldo Manzotti, o impacto dessa pandemia acabou motivando as pessoas em
todo o mundo a uma busca pelo sagrado. “Elas buscam algum tipo de apoio, de ajuda.
Querem voltar ou continuar a praticar uma religião”, afirma Geizom. Até o
surgimento da pandemia, havia em todos os veículos de comunicação uma
concorrência por audiência entre as emissoras. “Agora, com esse cenário
mundial, o rádio e a TV são presença diária na vida da população de todo o
mundo”, declara Geisom.
Atualmente, o Brasil conta com 9
emissoras de TV católicas (geradoras): TV Evangelizar, TV Nazaré, TV Imaculada,
TV Horizonte, TV Aparecida, TV Canção Nova, TV Pai Eterno, TV Rede Vida e TV
Século 21, além de centenas de emissoras de rádios católicas. Neste período de
pandemia, todos esses meios de comunicação estão oferecendo pela internet um
conteúdo específico para as pessoas que precisam ser amparadas, consoladas ou
estão isoladas em suas casas por conta da Covid-19. Elas veem nessas emissoras
um meio de estar mais conectadas ao sagrado e em comunhão com o mundo que reza
pelo fim dessa pandemia. A solidão, o medo da contaminação, o cenário econômico
e político assusta a todos. As igrejas de todas as religiões estão vazias, não
se pode sair de casa. Todo esse movimento tem gerado resultados positivos na
audiência dos canais, mesmo que não aferindo ibope nacional. De acordo com
dados do Google Analytics, a estimativa é que a audiência das emissoras tenha crescido
em 300% no meio digital.
“Esses aumentos são percebidos
pelos telefones das emissoras que não param e em muitas tem até travado pelo
excesso de volume de ligações e/ou recebimento de e-mails. Praticamente todos
as emissoras relatam que tiveram de contratar mais acessos de streaming de TV e
áudio para seus sites e seus aplicativos”, ressalta
Geizom. Segundo ele, esse público busca na sua casa esse encontro com o sagrado.
E o encontram nas emissoras católicas que desenvolveram habilidades de
proximidade com o público na oração, na evangelização. E isso por que? Porque
vem mantendo e melhorando alguns tópicos dentro das suas grades, num sentido
humanitário, pois o divino e o humano são as pautas de todas as emissoras
católicas.
“As igrejas continuam vazias, os
auditórios continuam sem público, mas a fé é o elemento fundamental de
proximidade das pessoas e a criatividade de estar juntos. Exemplo é a campanha
iniciada no Brasil pelo padre Reginaldo Manzotti, que pediu às pessoas que
enviassem fotos por e-mail para serem colocadas dentro do Santuário e de
auditórios. Foram contabilizadas mais de 700.000 fotos de pessoas do Brasil, do
mundo e de várias religiões que querem se sentir próximas e participativas
desses momentos devocionais”, explica Geizom.
Segundo Geizom, as transmissões
ao vivo e em rede, compartilhadas entre as emissoras católicas demonstram a
união entre as nove emissoras católicas de TV geradoras e as centenas de
emissoras de rádio do Brasil, e também emissoras de todo o mundo. Todas atuando
em parceria com a CTV e o Vatican News e emissoras ligadas à Santa Sé, num
relacionamento diário com a própria CNBB, que orienta e solicita apoio no
atendimento das pessoas e da fé.
Clip de padres cantores tem mais
de um milhão de visualizações
Uma música muito conhecida pelos fiéis e não fiéis
brasileiros – “Um certo Galileu”, do
padre Zezinho –, ganhou destaque nos últimos dias através de uma iniciativa de
um grupo de padres cantores. Eles gravaram esse clássico da nossa música
religiosa em plena pandemia, cada um no seu isolamento social. Padre Joãozinho
Almeida, um dos articuladores desse grupo de 30 a 40 padres que evangeliza com
a música através do WhatsApp, fala que esse grupo foi reunido pela CNBB anos
atrás e que de vez em quando continua se reunindo. “Diante dessa situação
terrível de pandemia, de clausura, de isolamento social, nós ficamos imaginando
como poderíamos dar a nossa ajuda para que a pessoas realmente sentissem um
alento”, disse padre Joãozinho à Rádio Vaticano.
Quem desejar mais informações sobre essa performance
dos padres cantores, basta acessar o link abaixo.
Fonte web: https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2020-04/clip-de-padres-cantores-tem-mais-de-um-milhao-de-vizualizacoes.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT
(*) Irmão Hugo Bruno Mombach é religioso
lassalista desde 1966 e
jornalista profissional (Reg.4065 DRT/RS).
Publicada no jornal “Tribuna Livre” de Santo Cristo/RS
dia 17 de abril de 2020.
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