quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Importância dum bom Projeto de Vida

Essa manhã encontrei uma boa notícia no portal do Colégio La Salle Medianeira de Cerro Largo. Já morei e trabalhei nele em 4 épocas diferentes! Em 1969 comecei como jovem professor, até fins de 1972 (no ano seguinte voltei a POA para iniciar a faculdade de Jornalismo na PUC-RS). Em 1981 fiquei só meio ano (2º semestre), como responsável pelo grupo de juvenistas que havia na época. De 1987 a 1994 voltei a Cerro Largo como animador vocacional na diocese de Santo Ângelo, na época já com mais de 30 paróquias. E após 5 anos de atuação missionária na Beira, Moçambique e dois anos em Zé Doca (noroeste do Maranhão), voltei pela 4ª vez a Cerro Largo, como diretor da Comunidade La Salle (residência dos Irmãos) e animador vocacional na diocese angelopolitana, então já com 40 paróquias!O personagem principal da boa notícia é o Moacir Paulo Orth, um das dezenas de recrutas meus que chegou a ser irmão lassalista! Alegro-me com a boa perfomance do irmão Moacir como professor e formador! Parabéns, Moa! E siga em frente com essa sua competência religiosa e profissional! E também com o seu proverbial bom humor!Aí vai então a boa notícia a que me refiro no início desse post!
Aditivado ENEM promoveu palestra para estudantes
Na noite de 28 de setembro, os estudantes do ADITIVADO (ENEM do Colégio La Salle Medianeira de Cerro Largo, RS) assistiram a uma palestra sobre a importância de compreender e planejar a vida como um projeto. O palestrante, Moacir Orth, ofereceu uma interpretação consistente da complexidade dos tempos pós-modernos e enfatizou a importância de fazer escolhas. A escolha profissional é uma delas, mas não a única: “Escolher o que fazer é apenas uma das decisões a serem tomadas. Como vou ser ou viver e em que vou contribuir para melhorar o mundo são outras decisões que precisam ser consideradas”, disse.
A palestra enfatizou a importância das escolhas e das renúncias: “Quem não renuncia, também não escolhe e, por conseqüência, não se realiza humanamente. Muitas mensagens que chegam até nós dizem que não precisamos renunciar a nada. Isso é enganador”.
Discernir um projeto de vida e assumir seu conjunto de escolhas e renúncias é essencial para trilhar um caminho de realização. Para tanto, a palestra recomendou uma mudança de perspectiva: “Não pense que o mundo foi feito para você. A verdade é que você foi feito para o mundo e isso muda muita coisa: seu projeto de vida deve incluir o mundo e as outras pessoas. Muitos perguntam: o que eu espero da vida. Que tal perguntar: o que a vida espera de mim?”
A conclusão da palestra reforçou a importância da persistência. Nenhum projeto de vida está isento de dificuldades. Quem faz escolhas e aceita as renúncias que elas implicam, tem mais motivos para ser persistente nas adversidades.
Moacir Paulo Orth é religioso lassalista desde 1998. Possui graduação em Filosofia (Unilasalle/Canoas) e Mestrado em Educação (UPS/Roma). Atualmente atua no Colégio La Salle Esteio e na Unilasalle/Canoas.

Nenhum comentário: