terça-feira, 15 de setembro de 2009

Boletim 39 de 15 set 2009, festa de Nª Srª das Dores

Comunicando de Moçambique / 39
Manga Chingussura, aos 15 de Setembro de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Já na metade do mês da Bíblia e da Primavera, estou chegando com uma notícia nova e uma mais velha sobre nosso trabalho apostólico-educativo em terras moçambicanas.
Experiência inesquecível nas escolas da Esmabama
Ontem de manhã voltei a Beira de Mangunde, onde estive desde quinta-feira à tardinha. Às 18h orientei estudo com os professores sobre “como funciona o processo da comunicação humana no processo do ensino-aprendizagem”, a convite do meu “melhor recruta da região missioneira do RS, Brasil”. Na sexta-feira de manhã acompanhei os irmãos Felipe Angst e Roberto Carlos Ramos com a irmã Mauren (jovem religiosa comboniana costarriquenha), e os 40 alunos da Escola Agrária de Mangunde até a Missão de Estaquinha. Viajamos em 3 carros para uma integração programada com os alunos das escolas agrárias de Mangunde, Estaquinha e Barada.
De manhã fui conhecer/rever as diversas instalações da Missão São José de Estaquinha, como os dormitórios dos alunos internos, a escola, a “machamba” (horta escolar) e a casa paroquial, desde o ano passado ocupada por dois padres diocesanos moçambicanos. De tarde assisti com o irmão Felipe e alunos internos a partida de futebol entre as escolas agrárias de Mangunde e Estaquinha. Mesmo com o reforço do irmão Roberto Carlos, o placar final de 0x2 foi desfavorável a Mangunde. De noite orientei com os professores da Escola São José de Estaquinha o mesmo trabalho já feito em Mangunde e Machanga (dia 22/8). Depois da janta ainda viajamos até Barada, aonde chegamos pelas 10h30 da noite e passamos o sábado e o domingo.
Sábado, das 8h às 11h, desenvolvi meu programa com os professores da Missão onde vivi e trabalhei por 10 meses há 10 anos atrás (em 1999), com os 3 primeiros irmãos lassalistas moçambicanos. Terminado o trabalho com os professores, fui junto no passeio à praia de Nova Sofala, distante uns 15 km da Missão, onde visitamos uma mesquita muçulmana e a praia onde anos atrás estava construída uma fortaleza, levantada pelos portugueses muitos séculos atrás. De tarde ficamos em casa descansando e depois das 16h acompanhamos o clássico entre escola agrária de Mangunde e Barada, que terminou em 2x2, mas com sabor de vitória para Barada, que conseguiu empatar no último minuto do jogo, já ao escurecer...
Domingo de manhã, após a missa das 7 horas “da madrugada” e do “matabicho” (café da manhã), fomos visitar com os alunos da Escola Agrária o santuário muçulmano, E para arrematar, nos dirigimos à praia de Nova Sofala para um bom banho de mar. Foi muito legal! Os alunos adoraram! A maioria dessas “crianças” ainda não tinha visto o oceano, muito menos entrado em suas águas salgadas para se banhar. Algumas meninas chegaram a perguntar à irmã Mauren se não era perigoso entrar, por causa dos crocodilos! A orientadora da Escola Agrária de Mangunde teve que informa-las que crocodilos só se encontram em água de rios; em alto-mar podem-se encontrar tubarões, mas nunca na praia...

Novos livros para a Biblioteca da EJ23
Na manhã do passado dia 8 de Agosto, um sábado, aconteceu encontro dos pais e/ou encarregados de educação dos alunos da EJ23, na cantina da escola. A reunião teve 3 momentos diferentes: para começar, breve momento espiritual de oração, quando foi tocada no serviço de som a ‘Prece pela Família’, canção do compositor e cantor brasileiro padre Zezinho, dos dehonianos de Taubaté-SP; em seguida foram apresentados os hóspedes italianos que tinham vindo no dia 29 de julho para conhecer os alunos carentes bolseiros da ANPIL (amigos na promoção internacional lassalista) do Instituto Gonzaga de Milano (Milão), bem como uma amostra dum grupo de alunos que estão a aprender karatê; e para terminar, na respectiva sala de aula de cada uma das cerca de 50 turmas, os professores regentes fizeram a entrega das notas do 2º bimestre letivo aos pais e/ou encarregados de educação.
À margem desse programa, orientado pelo diretor da EJ23, irmão Armando Manuel, no relvado em frente à cantina estava patente uma exposição de mais de uma centena de novos livros adquiridos para a Biblioteca da escola. A compra desses novos livros, entre manuais didáticos, literatura e dicionários ou pequenas enciclopédias, reunindo cerca de 500 unidades, foi feita em diversas livrarias de Maputo na penúltima semana de Julho pelos irmãos Felipe Angst e Roberto Carlos Ramos (de Mangunde), Henrique Longo e Ivo Pavan (da Beira). No começo do próximo ano esse material será passado para o acervo da Biblioteca, para consulta e leitura dos alunos e professores da EJ23.
Segundo informação obtida junto ao diretor administrativo da EJ23 e coordenador desse projeto, Irmão Ivo Pavan, esta é apenas uma terça parte do material a ser adquirido para a melhoria do acervo da nossa biblioteca. Referido projeto é financiado pela CEI (conferência episcopal italiana), em parceria com a Província Lassalista de Porto Alegre e a AMEL. O mesmo vai beneficiar também a biblioteca da Escola São Francisco de Assis da Missão de Mangunde, situada a cerca de 280 km da Cidade da Beira.
Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS

Nenhum comentário: