terça-feira, 22 de setembro de 2009

Boletim nº 41 - Mobilização Global "Hora de Acordar"

Comunicando de Moçambique / 41
Manga Chingussura, Cidade da Beira, aos 22 de Setembro de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures!
O dia de ontem, segunda-feira, 21 de setembro, marcou o início da Primavera nos países do Hemisfério Sul do nosso Planeta Terra. Entre eles se encontram nosso Brasil e Moçambique.
A data serviu para diversas manifestações em várias partes do mundo. E aqui na Beira não ficamos de fora. Atendendo apelo da ‘avaaz.org’, organizei uma mobilização envolvendo alunos, professores e funcionários da Escola João 23, tanto da manhã como da tarde.
Para quem não sabe, ‘avaaz.org’ é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas, e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa ‘voz’ em várias línguas européias e asiáticas.
Avaaz tem sua atuação mais forte centrada na Internet. No e-mail que recebi essa noite da equipe que organizou a mobilização, eles pediam um relato e fotos da manifestação que coordenei ontem na EJ23. Então aproveito para enviar esse relato também a meus amigos do “Comunicando de Moçambique”, além de postá-lo no meu blog (ver endereço abaixo).

Relato da mobilização realizada na Cidade da Beira, Moçambique
Para o bom êxito da mobilização na Beira, pude contar com a preciosa e pronta colaboração de alguns professores, alunos e funcionários da Escola João 23. Referida mobilização foi pensada por mim no final de semana, mas apenas encaminhada nas primeiras horas da segunda-feira, 21 de Setembro, com a chegada dos primeiros integrantes da grande Comunidade Educativa Lassalista da EJ23 da Manga Chingussura, no 15º Bairro da Cidade da Beira.
Como a escola funciona durante o dia em dois turnos – de manhã da 7ª à 12ª classes, e de tarde da 1ª à 6ª classes –, a mobilização foi realizada no momento do recreio da manhã (às 10h15) e da tarde (às 15h25), logo que os alunos terminaram o seu lanche. Mas já antes do início das aulas, às 7h e 13h15, na concentração dos alunos e professores que acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, a mobilização foi por mim brevemente anunciada, com o convite de participar quem o desejasse (a mobilização não foi uma atividade obrigatória).
A mobilização consistiu no plantio de duas mudas de árvore de sombra: na parte da manhã o plantio foi coordenado pelo prof. Cipriano Parafino, coordenador das Técnicas Agro-Pecuárias da EJ23; e na parte da tarde pelo jardineiro da escola, o jovem Alberto Bulande, rodeado de grande número dos alunos pequenos. Pelo serviço de som da escola, a mobilização toda, que não passou de 15 minutos, foi coordenada por mim. Enquanto era feito o plantio da muda, fui explicando no microfone os objetivos do ato e vincando a necessidade de cada qual cuidar das mudas que estavam sendo plantadas, para daqui a poucos anos muitas outras pessoas poderem usufruir da sua sombra benéfica.
Terminei a minha fala pelo serviço de som com o seguinte apelo:
“Para que essas mudas de árvore possam crescer bem, será preciso alguns cuidados, tais como:
· Regar todos os dias as plantas, para que não murchem, sequem e acabem morrendo.
· Cuidar para que não sejam machucadas nas suas raízes, galhos e folhas.
· Construir uma pequena proteção ao seu redor, para que não sejam facilmente pisadas.
· Chamar atenção de algum colega que, por distração, as machucar.
O respeito à Natureza e às plantas começa em nossa casa e continua na escola. Por isso, o compromisso é de cada pessoa e de todos nós, alunos, professores, funcionários e freqüentado-res do espaço físico da Escola João 23.”
Por hoje era isso. Abraços e beijinhos a todas as amigas e amigos!

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC
Jornalista: Reg. 4065 DRT-RS
E-mail: hbmom47@gmail.com
Blog: http://www.hbmom47.blogspot.com
Orkut: irmao.hugo.mombach
Google Talk: hbmom
Yahoo Messenger: hmombach
MSN: hbmom47@hotmail.com

Nenhum comentário: