quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Boletim nº 40, de 17 Set 2009

Comunicando de Moçambique / 40
Manga Chingussura, aos 17 de Setembro de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Já na metade do mês da Bíblia e da Primavera, estou chegando com uma notícia nova e uma mais velha sobre nosso trabalho apostólico-educativo em terras moçambicanas.
Temos novo Provincial nomeado em Porto Alegre
“Olá, caro irmão Jardelino! Hoje madruguei de novo: acordei cedo e, como não consegui mais pegar no sono, levantei, me arrumei e vim ver alguma novidade na net... e encontrei a boa notícia há bom tempo esperada: a sua nomeação para nosso superior provincial de POA de janeiro de 2010 até a constituição da nova província unificando POA-SP-CH... Os meus melhores cumprimentos pela confiança dos nossos superiores e da maioria dos irmãos na sua pessoa! Logo mais, às 5h30, teremos missa em nossa capela da “casa generalícia” daqui, com padre Teodoro van Zoogel, dos Sagrados Corações... nela vamos ter como intenção maior louvar a Deus pela sua nomeação e suplicar por uma “boa governação”, como falam os moçambicanos! Bem haja! Grande abraço!”
Esse o teor do e-mail que enviei esta manhã ao Irmão Jardelino Menegat, cumprimentando-o pela nomeação como provincial da nossa Província Lassalista de Porto Alegre a partir de janeiro de 2010. Uns 15 minutos mais tarde, irmão Jardelino me respondeu pelo Skype nos seguintes termos:
“Bom dia para você! Para mim ainda é boa noite! Estou aqui em Manaus tentando adiantar compromissos pendentes. Agradeço seus votos e orações para que possa fazer um bom governo. (...) Na fé, que é nosso espírito, recebi a nomeação para Irmão Provincial da Província Lassalista de Porto Alegre como mais um sinal da vontade de Deus em minha vida, mais um desafio a enfrentar e um renovado convite para colocar-me a serviço dos irmãos, dos formandos e de nossos colaboradores lassalistas. Um abraço!”

Irmão Lúcio Pauli veio reforçar nosso “time missionário”
Desde quarta-feira da semana passada, dia 8 de setembro, o irmão Lúcio Pauli está de novo conosco nessa nossa missão lassalista em Moçambique. Ele veio acompanhado pelo irmão João Lando, secretário da Província, que assim aproveitou para rever a Escola João 23 e alguns professores do tempo em que atuou aqui (2000-01). Faz 10 anos que irmão Lúcio já tinha trabalhado aqui como ecônomo da EJ23 e morando na Comunidade do Noviciado, de 1997-99. De tarde e no dia seguinte o acompanhei na visita às dependências da EJ23, onde reencontrou ainda vários professores e funcionários do seu tempo. Também ficou muito admirado das melhorias introduzidas ao longo desse tempo. Nos dias seguintes já pegou da enxada e “se mandou” pra horta plantar as sementes de diversas verduras e frutas que trouxe do Brasil. E esta semana já começou a atender no “telônio” do irmão Ivo Pavan, diretor administrativo da EJ23, que esteve 4 dias em Maputo (voltou ontem de noite, de machimbombo) para renovar seu passaporte junto à embaixada brasileira. E nesse final de semana irmão Lúcio vai conhecer a bela Missão de Mangunde, a convite do seu grande amigo e companheiro de batalhas no norte do Brasil (Ananin), irmão Felipe Angst.
Pré-postulante faz estágio educativo-pastoral em Mangunde
Nosso pré-postulante Francisco Luciano está toda esta semana convivendo com os irmãos da Comunidade La Salle Mangunde. Além de conviver com os irmãos nos diversos momentos comunitários, ele passou em todas as turmas da 9ª à 12ª classes da Escola São Francisco de Assis para transmitir seu testemunho vocacional. Amanhã, sexta-feira, ele vai com os 3 Irmãos de Mangunde até a Missão de Machanga. Os irmãos de Mangunde vão encerrar o programa de formação continuada dos professores realizado ao longo do ano, e o Francisco terá contato com os alunos maiores da Escola Santa Teresinha.
Era para o Francisco ter ido a Mangunde em maio, com o seu colega de então, Eurico Livinte. Mas devido a uma pequena cirurgia de hérnia a que foi submetido uma semana antes, isso não foi possível. Com o desligamento do postulante Eurico, o Chico acabou ficando sozinho em nossa casa de formação.
Para o ano próximo temos esperança de termos até meia dúzia ou mais de novos pré-postulantes. E a previsão é de o Francisco seguir, no final de agosto de 2010, ao Togo, junto com mais alguns colegas, para o ano de Postulado em Togoville. E em 2011 seguirão para o Noviciado francófono em Bobo Diolasso, capital de Burkina Faso, com duração de dois anos.
Voluntárias portuguesas deixaram saudades e ótima impressão
Já faz duas semanas que as 3 voluntárias portuguesas voltaram para sua terra, Barcelos. Elas se despediram da Beira no dia 31 de agosto, segunda-feira, tendo viajado do aeroporto da Beira a Maputo pelas 20h30, de Maputo a Lisboa à meia-noite e meia, de Lisboa ao Porto às 13h30 de terça-feira, dia 1º de setembro, e de Porto a Barcelos via rodoviária às 15 horas.
As professoras Diana Ferreira, Joana Sousa Cunha e Paula Lopes passaram 3 semanas na Missão de Machanga, em contato com os professores e alunos da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus. Como informei no boletim nº 38 (dia 18/08), elas chegaram de Lisboa (Portugal) a Beira (Moçambique) no domingo, dia 26 de Julho. Além de professoras no Colégio La Salle de Barcelos, estão ligadas à SOPRO, uma ONGD (organização não-governamental para o desenvolvimento) portuguesa com sede em Barcelos e atuação em diversas partes do mundo.
A 1ª e a 5ª semana da sua estada elas passaram na Beira, onde mantiveram contato com grupos de alunos da EJ23, passeios pela cidade e bons momentos de convivência com os irmãos da casa central e do postulado. Em resposta a notícias da Beira que lhes enviei por e-mail anteontem, dia 15, a Joana escreveu, em nome da Comunidade DiJoPa (Diana, Joana e Paula), entre outras coisas:
“É simplesmente muito, mas mesmo muito bom ouvir notícias desse lado... Como certamente compreenderá, após a vivência de 5 semanas em Moçambique, o regresso a Portugal não é fácil. E não o é por várias razões: é o chegar e ter que “reaprender” o modo como as coisas funcionam em Portugal, um bocadinho diferente do que funcionam em Moçambique; é o contar das experiências vividas e sentidas, sendo sempre muito difícil verbalizar o muito que vivemos e sentimos; é o ter que entrar rapidamente no ritmo frenético que se vive em Portugal; é o relativizar muito daquilo que até aqui era importante e fundamental nas nossas vidas.
“Mas naturalmente que o voltar a Portugal também tem coisas muito boas. A viagem de regresso correu bem, apesar de o voo ter saído uma hora mais tarde do que o previsto de Maputo a Lisboa. A viagem correu bem, entre o dormir e o ver filmes... só a Diana é que não conseguiu dormir, e viu 4 ou 5 filmes seguidos... foi um luxo!
“E depois foi-se dando (e continua-se a dar) o reencontro com as famílias, os amigos, os colegas e com o ‘mundo em geral’. Entretanto, a vida comunitária a três vai continuando com episódios tipo: um chá para compilar as fotos que ainda faltavam; um testemunho junto de um grupo de escoteiros que parte estes dias por um período de uma semana para são Tomé; um jantar com os amigos para ver as fotos de Moçambique e partilhar / contar as experiências; e uma “tarde de Domingo com um passeio em Família. E hoje será noite cultural da comunidade missionária juntamente com mais alguns amigos.
“Esperamos sinceramente que tudo corra pelo melhor pela Beira e pelas Missões, e pedimos que envie beijinhos nossos a toda a comunidade dos Irmãos”.

Muito amor equivale a muito perdão
Para concluir esse meu boletim nº 40, deixo uma mensagem a partir do evangelho de hoje (Lc 7, 36-50): “A salvação está no perdão de Deus, perdão preparado pela fé, produzido pelo amor e confirmado na paz”.
Por hoje era isso. Talvez no final do mês ou início de outubro envio novas notícias. Abraços e beijinhos a todos os amigos e amigas!

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS

Nenhum comentário: