segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

boletim nº 24

Comunicando de Moçambique / २४
Cidade da Beira, 04 de fevereiro de 2008.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Este é o 2º boletim de notícias deste novo ano de 2008. Como desta vez as notícias são muitas e variadas, vou reparti-las em dois boletins diferentes. Neste de nº 24 vou relatar dois acontecimentos importantes para nossa Missão Lassalista cá em Moçambique: a festa dos votos perpétuos dos irmãos Armando Manuel e Domingos Faz-Ver no dia 27 de janeiro, e a visita dos dois Provinciais do Brasil. E no seguinte relato outras notícias menores e mais breves.
Festa da profissão religiosa foi simples e bonita
Tanto a festa social como a religiosa do dia 27 de janeiro foi longamente preparada. Sobretudo pelo coral e dançarinas da paróquia são Benedito da Manga, que se esmeraram na animação da missa, que durou exatamente 4 horas, pois iniciou às 8h30 e terminou às 12h30. Mesmo já tendo chovido muito nos dias anteriores, a chuva na manhã do último domingo de janeiro começou antes da missa e só terminou meia hora depois de ela acabar. Ouvi várias pessoas comentar que a chuva incessante era sinal de bênção divina. Então, bem haja!
A missa foi presidida pelo pe. Timóteo Badjon, dos Missionários de África, também conhecidos como padres brancos. Padre Timóteo é de Burkina Faso e há vários anos está em Moçambique, sendo atualmente pároco de Sussundenga, na vizinha diocese de Chimoio. Ele foi muito feliz na sua homilia, ao explicar de forma envolvente o significado dos votos que os dois primeiros irmãos lassalistas moçambicanos estavam a fazer “para toda a vida”. Como referiu a reportagem do jornal ‘Diário de Moçambique’ na sua edição de segunda-feira, dia 28 de Janeiro, padre Timóteo “chamou a atenção dos novos lassalistas para observarem regras de boa conduta no seu trabalho e relacionamento com as comunidades, e dedicar-se com afinco à oração como forma de estarem concentrados e em sintonia com Deus e livrarem-se das tentações terrenas”.
Após a homilia e antes do ofertório, o coral invocou com toda a assembléia litúrgica a proteção e intercessão dos antepassados, com o canto da ladainha dos santos. Depois seguiu-se a cerimônia da emissão dos votos religiosos dos três neo-professos: irmão Venâncio Bernardino Malôa pronunciou pela primeira vez os votos religiosos, e os irmãos Armando Manuel e Domingos Faz-Ver os votos perpétuos. No término da celebração receberam os cumprimentos dos seus familiares e amigos presentes, alguns deles fazendo entrega de mimos, entre os quais um casal de pombas e uma cabra.
Após a missa, os familiares e convidados dos três neo-professos foram recepcionados no alpendre da Escola João 23 para aperitivo, seguido do almoço e alegre convívio, que durou toda a tarde, com apresentação de danças e muita música moçambicana e africana. Pelas 21 horas tudo estava limpo e no seu lugar, para a abertura do ano letivo de 2008 no dia seguinte.
Visita dos nossos superiores do Brasil foi bem fraternal
Os Irmãos Marcos Corbellini e Paulo Petry, respectivamente provinciais de Porto Alegre e de São Paulo, estiveram conosco na semana de 26 de janeiro a 2 de fevereiro. Junto com eles veio também o irmão Antonio Cantelli, diretor do Unilasalle de Manaus-AM, para descansar e rever alguns dos amigos que fez nos mais de 10 anos que atuou na Comunidade La Salle Beira; ele retornou ao Brasil já no dia 31 à tarde.
O primeiro compromisso maior dos nossos dois superiores foi receber os votos dos neo-professos no dia seguinte, domingo, como relatado acima. Nos outros dias mantiveram contato com alunos e professores da Escola João 23, visitaram a Missão de Mangunde nos dias 29 e 30, e conversaram com os 4 postulantes que estão sendo acompanhados pelo irmão Ivo Pavan. Em Mangunde, como na Beira, conversaram individualmente com cada um dos Irmãos e outras pessoas ligadas às escolas João 23 e São Francisco de Assis. E na tarde de sexta-feira, dia 1º de fevereiro, se reuniram com os 10 irmãos do Setor Moçambique na Beira, para reunião geral e encaminhamentos diversos, tais como a consolidação da AMEL (associação moçambicana de educadores lassalistas), aprovada no ano passado, e a possível abertura duma futura escola lassalista fora da Arquidiocese da Beira. Também a minha transferência de Mangunde para Beira, para auxiliar o irmão Ivo na formação dos postulantes; em meu lugar em Mangunde vai daqui o irmão Vanderlei Kraemer. No final, os dois Provinciais fizeram questão de cumprimentar os Irmãos das 3 comunidades de Moçambique pelo clima de liberdade e fraternidade que encontraram, instando-nos a continuar assim, para sermos ainda mais eficazes na missão apostólica que nos cabe levar avante. E em forma de despedida, confraternizamos num alegre jantar, com assado de porco trazido pelos Irmãos de Mangunde.
Finalizando, transmito os melhores cumprimentos a todas/os e desejo bom início de ano letivo de 2008 e da Quaresma, que nos prepara para a Páscoa do Senhor, este ano bem mais cedo que nos outros anos!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.

Nenhum comentário: