segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

boletim 25

Comunicando de Moçambique / 25
Mangunde, 05 de fevereiro de 2008.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Como dito no boletim anterior, neste vou relatar diversos acontecimentos que estão a ocorrer por aqui neste início do novo ano letivo de 2008. Também será o último boletim que redijo aqui de Mangunde, visto que no próximo final de semana faço a minha mudança pra Comunidade La Salle Postulado Beira. Ali vou auxiliar o irmão Ivo Pavan no acompanhamento aos nossos Postulantes, além de alguns outros serviços pastorais que forem surgindo na paróquia e na arquidiocese.
Mais uma festa de votos perpétuos na paróquia São Benedito
A celebração litúrgica de domingo passado, dia 3 de Fevereiro, na paróquia São Benedito durou três horas e meia. A missa foi mais prolongada porque durante a mesma as Irmãs Laura Luís Mpare, Cristina Adélia Fernando e Júlia Dias emitiram publicamente os seus votos perpétuos na congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. Irmã Laura é natural da Beira, da paróquia São Benedito, e as Irmãs Cristina e Júlia são de Chimoio.A missa foi presidida pelo frei Lucas Francisco Gololonde, custódio dos Frades Franciscanos em Maputo,. Com ele concelebraram o pároco, padre José Domingos Frederico, e mais meia dúzia de padres, alguns vindos de Chimoio. E um grande número de religiosos, religiosas e povo tomou parte na celebração, muito bem animada pelo coral e dançarinas da paróquia São Benedito da Manga. Irmã Maria Celeste Manuel, superiora regional das Irmãs FNS em Moçambique, a 1ª de origem moçambicana, recebeu os votos perpétuos das três neo-professas em nome da congregação.
Terminada a celebração litúrgica na igreja, os familiares e convidados das três neo-professas foram recepcionados para almoço de confraternização no alpendre da Escola João 23, onde a festa prosseguiu até pelas 17 horas. Após o corte do bolo seguiu uma apresentação de danças e mensagens por parte das crianças, adolescentes e jovens da Paróquia São Benedito, bem como da delegação vinda do Chimoio, que alegrou e animou a todos os presentes.
Aulas do novo ano letivo já começaram
Aqui já estamos na 2ª semana de aulas, ainda em ritmo lento, devido às chuvas e muito matope (barro) e também às importantes visitas que recebemos na semana passada... Ontem foi feriado em todo o país, em homenagem ao dia dos heróis moçambicanos, transcorrido domingo, dia 3 de fevereiro. Por isso só voltamos aqui pra Mangunde ontem de tarde, e também porque só de meio-dia terminaram os trabalhos da assembléia da Esmabama. Aqui não se fala quase nada em Carnaval porque (ainda) não se costuma festejar.
Na Escola João 23, na Beira, os alunos matriculados já ultrapassam os 2.300, e aqui em Mangunde já são mais que no ano passado (1.513). O mesmo se verifica nas outras 3 Missões Esmabama. O aumento de alunos pode-se observar também nos lares masculino e feminino, onde todas as vagas estão ocupadas. As escolas ainda estão a receber matrículas ao longo desta e das próximas semanas.
Esmabama realizou sua 8ª assembléia anual
Ontem de meio-dia terminaram no Centro Nazaré, nos arredores da Beira, os trabalhos da 8ª assembléia da Esmabama, iniciada no sábado de manhã. Em pauta estiveram assuntos atinentes aos vários setores de atividades dessas 4 Missões católicas, como educação, internatos, saúde e agro-pecuária. Participaram desse encontro os diretores e responsáveis de cada um desses setores das 4 Missões. Irmão Domingos Faz-Ver fez palestra no domingo de manhã, sobre “que educação queremos e fazemos em Moçambique”, reflexão muito apreciada pelos presentes. Além dos relatórios apresentados, também foram dadas orientações práticas para a elaboração do plano e calendário de atividades para o novo ano letivo já iniciado. À tarde cada um dos participantes viajou de volta para sua Missão, para dar continuidade aos trabalhos já em andamento.
Troca de médicos em Mangunde
Sábado próximo o casal de médicos austríacos Mainhard Knittel e Angelika Franz estão saindo de Mangunde, após quase dois anos de trabalho incansável no Centro de Saúde local e no Hospital Dia para tratamento de aidéticos. Foram nossos bons parceiros ao longo de todo o ano passado, e mostraram-se muito atenciosos conosco nas vezes que apanhamos malária. Por isso, na quinta-feira de noite a despedida deles será em nossa casa, e na sexta-feira com o pessoal dos dois hospitais. No lugar deles vai continuar esse trabalho a médica italiana Maria Giovanna Atzeni, que já se encontra morando conosco desde o domingo passado, junto com seu marido Geanfranco Barra. Desejamos a eles as boas-vindas e que se habituem logo ao novo ambiente de trabalho profissional nessa importante área que é a medicina.
Novas Irmãs Combonianas chegam a Mangunde
Já desde o final do ano passado está havendo transferências de pessoal na comunidade das Irmãs Combonianas aqui de Mangunde. Em dezembro se despediram as Irmãs Milena Zanet, italiana que foi para Maputo, e Rosineide do Nascimento, piauiense que voltou ao Brasil. Para reforçar a comunidade vieram as Irmãs Adriana Vinco, italiana vinda de Nampula, Maria de Lozán Martinez, mexicana que vai atuar na pastoral das comunidades, e Maureen Mora Aguero, da Costa Rica, que vai trabalhar na Escola Agrária de Mangunde. E nos próximos dias retorna a Irmã Lígia , equatoriana, que volta a ajudar a Irmã Gabriela no hospital.
Missas marcam início do ano letivo e da Quaresma
Semana passada, a missa costumeira das 18 horas das quartas-feiras foi para assinalar a abertura do ano letivo de 2008 aqui na Missão São Francisco de Assis de Mangunde, oficiada pelo padre Ottorino Polletto, pároco e diretor da Associação Esmabama. E amanhã, no mesmo horário, outra missa marca o início da Quaresma, com a tradicional cerimônia da imposição das cinzas. Na ocasião também será anunciada a despedida do casal de médicos austríacos e a chegada da doutora Giovanna, que dará continuidade ao seu trabalho nos dois hospitais.
Para terminar...
... quero lembrar o apelo da Igreja para o tempo quaresmal que estamos a iniciar hoje, que nos prepara para a Páscoa, no dia 23 de Março próximo: oração, penitência e caridade. Com certeza, é um programa não apenas para esse tempo relativamente curto e rápido da Quaresma, mas para toda a nossa vida. Além do mais, são valores humanos e cristãos que nos distinguem da sociedade capitalista e consumista que nos rodeia. A sua vivência cotidiana e radical pode e deve constituir o diferencial que nos caracteriza como cristãos e religiosos.
Por isso, deixo os meus votos de um bom início do ano letivo e do tempo quaresmal... Um grande abraço e os melhores cumprimentos a todas/os!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.

Nenhum comentário: