segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Aniversário lassalista significativo

A data de hoje é significativa para mim e meus três colegas que ainda continuamos no belo “Jardim da Imaculada”, os irmãos Antonio Cantelli, Henrique José Longo e Nelso Antonio Bordignon. Nessa data, há 42 anos atrás (1966), na capela do então Noviciado La Salle de Flores da Cunha-RS, fazíamos nossos primeiros votos religiosos.
E um dia antes, no ano anterior, recebemos o hábito lassalista. Exatamente há 43 anos atrás! Fomos a última turma de 30 noviços que teve mudado o seu nome de batismo por um nome religioso, como era costume na época em quase todas as congregações religiosas.
Assim, o Cantelli era o irmão Rui da Cruz; o Longo, irmão Henrique Afonso; eu, irmão Bruno Agostinho; e o Nelso já nem lembro... É também o único que ainda não conhece Moçambique; Irmão Henrique Longo e eu já estamos pela 2ª vez como missionários lassalistas em terras africanas; e o Irmão Cantelli trabalhou por aqui durante mais de 10 anos (de 1992 a 2003), como diretor da Escola João 23 e também da Comunidade La Salle Beira... na última semana de janeiro último andou por aqui alguns dias, matando saudades e reencontrando alguns amigos deixados ao longo de todo esse tempo!...
No ano passado até ontem estive na Missão São Francisco de Assis de Mangunde, na boa companhia dos irmãos Roberto Carlos Ramos e Domingos Pedro Zina Faz-Ver, este dos primeiros irmãos Lassalistas moçambicanos.
E a partir de hoje, transferido aqui pra Beira, vou ajudar ao Irmão Ivo Pavan na formação dos nossos 5 postulantes deste ano, na Comunidade La Salle Postulado.
A propósito, Irmão Ivo está completando hoje seus 40 anos como Irmão, pois fez os seus primeiros votos a 11 de Fevereiro de 1968, também em Flores da Cunha.
Junto com esses meus companheiros louvo a Deus por tantos anos de caminhada, na fidelidade criativa ao carisma lassaliano, ao mesmo tempo que peço ao bom Deus e a La Salle pela continuação dessa fidelidade, custe o que custar! Bem haja!

Nenhum comentário: