quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Festa Lassalista na Beira, Moçambique

Notícia enviada ontem ao jornal local "Diário de Moçambique", aqui na Cidade da Beira, e que o jornal divulgou em parte na sua edição de hoje, 24 de janeiro de 2008, na última página, na coluna "a encerrar":
Próximo domingo haverá festa lassalista na Beira
Já vão adiantados os preparativos para a grande festa lassalista, programada para dia 27 de janeiro, próximo domingo, aqui na Paróquia São Benedito da Manga. Nessa data os dois primeiros irmãos moçambicanos, Armando Manuel e Domingos Faz-Ver, vão emitir os seus votos perpétuos. Na mesma ocasião, também o jovem Irmão Venâncio Bernardino Maloa, natural de Nampula, emitirá os seus primeiros votos, ao término do seu noviciado, feito em 2006-07 em Porto Alegre, sul do Brasil.
A missa solene está programada para iniciar às 8h30, debaixo das mangueiras se não chover (se chover será dentro da igreja), a ser presidida pelo padre Timóteo Badjon, dos Missionários de África (padres brancos) de Burkina Faso, convidado dos professos, pois o arcebispo dom Jaime Gonçalves tem uma ordenação sacerdotal na mesma data em outra paróquia (Inhaminga). Ao meio-dia será servido almoço aos convidados e familiares dos três neo-professos no alpendre da Escola João 23.
Dados biográficos do Irmão Armando Manuel
Armando Manuel é filho de Manuel Castro e de Adélia Fazenda, nascido a 05 de Fevereiro de 1975, no distrito de Matore, província de Manica. É o último dos cinco filhos que constituem sua família.
Irmão Armando fez seus primeiros estudos na Escola Primária Sete de Abril em Chimoio. Concluída a 5ª classe, foi continuar seus estudos de EP2 no Songo, província de Tete. De volta à sua cidade natal, cursou a 8ª e 9ª classes. Tendo ingressado no Aspirantado dos Irmãos Lassalistas na Beira, concluiu o curso secundário na Escola João 23.
A sua vocação à vida religiosa despertou na paróquia do Soalpo, em Chimoio, onde foi batizado e crismado. Sentindo-se chamado por Cristo, foi procurar acompanhamento vocacional para fazer florescer e consolidar seu chamado. Assim, no ano de 1995 conheceu a congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, os quais o acompanharam, mostrando-lhe o estilo de vida dos Irmãos Lassalistas. Tendo-se encantado pelo modo de ser dos Irmãos e do seu carisma educativo, manifestou interesse em fazer parte da comunidade deles para partilhar este mesmo carisma da educação humana e cristã das crianças e jovens.
Deste modo, no ano de 1997, ingressou na casa de formação, o Aspirantado La Salle, situado junto à Escola João 23, na Beira. Após os dois anos do Aspirantado foi ao Postulado, também concluído em dois anos. Findo este período, foi admitido ao Noviciado. Após dois anos desta profunda experiência de vida religiosa, fez a sua primeira profissão a 03 de agosto de 2002 na Comunidade La Salle Beira. A sua primeira obediência como Irmão recaiu-lhe na Comunidade La Salle Postulado na Beira.
Em janeiro de 2003, Irmão Armando seguiu ao Brasil a fim de continuar, em simultâneo, a formação religiosa na etapa do Escolasticado e os estudos superiores. Em junho de 2007 licenciou-se em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília, nas faculdades de negócios e tecnologia da informação. Para além dos estudos e da formação religiosa, durante os 4,5 anos que permaneceu no Brasil assumiu diversas funções nas obras dos Irmãos em serviços correspondentes ao curso universitário que seguia. No começo de Julho de 2007 retornou a seu país de origem, tendo sido convidado a participar do retiro de preparação aos votos perpétuos em Lomé, capital de Togo, na África Ocidental, nos meses de julho e agosto do ano passado, junto com seu colega Irmão Domingos Faz-Ver.
Atualmente, como integrante da Comunidade La Salle Beira, Irmão Armando Manuel está assumindo as funções de diretor da Escola João XXIII e membro da comissão de projectos para a consolidação do Instituto Lassalista em Moçambique.

Dados biográficos do Irmão Domingos Zina Faz-Ver
Domingos Pedro Zina Faz-Ver, filho de Pedro Zina Faz-Ver e de Ana Chico, nasceu no dia 5 de Maio de 1976, na zona de Nazaré-Inhamízua, distrito da Beira, província de Sofala. É o segundo dos sete filhos do seu pai casado com sua mãe. Nasceu e cresceu num ambiente religioso, pois seus pais eram membros ativos da comunidade paroquial de Inhamizua, tendo sido batizado e crismado na Paróquia Nossa Senhora da Paz. A sua vocação nasceu mesmo no seio da família, através do modelo da família e de parentes próximos que abraçaram a causa do Reino de Deus.
Domingos fez os seus estudos primários na Escola Primária de Inhamízua e na Escola Primária da Cerâmica. Após o ensino primário, prosseguiu seus estudos na Escola Secundária da Manga, na Escola Secundária do Dondo, na Escola João XXIII e na Escola Samora Machel, onde concluiu o ensino médio.
Já desde 1993 foi sendo acompanhado pelos Irmãos Lassalistas nos encontros vocacionais, os quais convidaram-no para fazer experiência com eles em sua residência como candidato no Aspirantado La Salle . Sendo assim, em 1994 ingressou como aspirante na casa de formação dos Irmãos das Escolas Cristãs em Manga-Chingussura; seis meses depois foi admitido a ingressar no Postulado também em Chingussura, e em 1998 ingressou no Noviciado na Zona Verde-Chamba. Depois de dois anos de experiência profunda da vida dos Irmãos Lassalistas no Noviciado, foi aprovado para emitir seus primeiros votos, que veio a acontecer no dia 20 de Janeiro do ano 2000, na Paróquia São Benedito. Sua primeira experiência de vida apostólica foi na Comunidade La Salle Beira.
No começo do ano 2002 foi continuar sua formação como Escolástico no Brasil, e ao mesmo tempo cursar estudos universitários. Após três anos no Brasil, licenciou-se em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle de Canoas. Concluída sua graduação universitária, retornou para sua terra em Janeiro de 2005, passando a trabalhar na Escola João XXIII e morando na Comunidade do Postulado La Salle na Zona Verde Manga. Já no ano 2006 recebeu obediência para fundar a Comunidade La Salle Mangunde, a cuja comunidade pertence actualmente. Ali é professor e diretor pedagógico do ESG2 na Escola São Francisco de Assis, da Missão de Mangunde.
Convidado pelos seus superiores no Brasil e da RELAF (região lassalista da África), Irmão Domingos aceitou participar do retiro de preparação aos votos perpétuos em Lomé, capital de Togo, na África Ocidental, nos meses de Julho e Agosto do ano passado, junto com seu colega Irmão Armando Manuel.

Nenhum comentário: