segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Boletins de notícias "Comunicando de Moçambique"

A seguir posto os 21 boletins de notícias já editados este ano aqui de Mangunde e da Beira, Moçambique. Visando facilitar a leitura cronológica, a postagem segue do mais recente ao mais antigo, em ordem inversa ao envio, ou seja, do nº 21 (de 9 de novembro) ao nº 1 (de 28 de janeiro).
Boa memória!


Comunicando de Moçambique / 21
Mangunde, 9 de novembro de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Já na 2ª semana do penúltimo mês deste ano da graça de 2007, volto a comunicar-me com vocês com boas notícias de Mangunde, em meio ao forte calor e freqüentes ventanias, próprias desta época do ano.
Mais da metade dos alunos já está de férias
Como em todas as escolas do país, as aulas aqui em Mangunde já terminaram há três semanas, e os exames nacionais estão quase no fim, restando apenas os trabalhos de correção por parte dos professores. Semana próxima acontecem os exames de 1ª época dos alunos da 5ª e 7ª classes. E quem ‘chumbou’, ou seja, não conseguiu aprovação, vai aos exames de 2ª época, marcados para a 1ª semana de dezembro. Desde a 4ª semana de outubro, mais da metade dos alunos das escolas moçambicanas já está de férias. Trata-se dos alunos que não precisam prestar o exame nacional, a saber: 1ª à 4ª classes, 6ª, 8ª e 9ª e 11ª classes. Já os alunos da 5ª e 7ª classes (ensino primário) e da 10ª e 12ª classes (ensino secundário) prestam os chamados “exames nacionais” em todas as disciplinas nas quais não conseguiram média 14 (a avaliação escolar em Moçambique é sobre 20). Os alunos da 10ª e 12ª classes que não alcançaram nota 12 no exame escrito de Português, Inglês e Francês precisam ainda passar pelo exame oral.
Aulas de Informática andam a todo vapor em Mangunde
Como já informei na edição anterior, as actividades da Informática iniciaram aqui em Mangunde no dia 14 de Outubro, com o curso de Datilografia. Como o ano letivo já vai indo pro seu final, foi dada oportunidade de participar do curso de digitação apenas a dois grupos de professores. Mas como mais da metade ficou de fora e eles insistiram para serem também incluídos, decidimos formar mais dois grupos de 8 alunos cada. Assim, cada grupo tem três aulas por semana: os grupos 1 e 2 nas segundas, quartas e sextas-feiras, e os grupos 3 e 4 nas terças, quintas e sábados. As aulas funcionam todas as noites, das 18h15 às 20h30, com uma hora de exercício para cada grupo. Assim, temos 32 professores alunos no curso, e vamos com as aulas até meados de dezembro, quando começam as férias também para os professores.
Domingo realizamos ‘capítulo de votos' na Beira
Na manhã deste 1º domingo de novembro, nós Irmãos de Moçambique estivemos reunidos na Beira para o chamado ‘capítulo de votos’. É uma reunião em que os Irmãos professos de votos perpétuos analisam o pedido dos Irmãos mais jovens para renovarem seus votos temporários ou emitir os perpétuos. No final da reunião, os Irmãos de votos perpétuos votam pela aprovação ou não do pedido desses jovens Irmãos. Para nós aqui é o caso dos Irmãos António Rosa, Gildo Alfândega e Roberto Carlos Ramos, candidatos à renovação dos votos por mais um ano, e dos Irmãos Domingos Faz-Ver e Vanderlei Miguel Kraemer, que estão pedindo e se preparando para os votos perpétuos. Da mesma forma também o Irmão Armando Manuel, mas este já passou pelo capítulo de votos, feito em junho passado na sua comunidade do Colégio La Salle de Brasília, onde concluiu o seu curso universitário iniciado em 2003.
Irmão Vanderlei viajou esta semana ao Brasil
Na manhã desta quinta-feira, dia 8, o irmão Vanderlei Kraemer viajou de Maputo a Johannesburgo e de lá a São Paulo, rumo a Porto Alegre, acompanhado do jovem voluntário Cleber Catapan. No Brasil, além duma revisão de saúde, irmão Vander, como é mais conhecido entre nós, vai visitar seus familiares no oeste catarinense e participar do retiro preparatório aos votos perpétuos na Guatemala, de 1º a 18 de janeiro. O seu retorno a Beira está programado para depois do Dia da Província, 20 de janeiro de 2008.
No final de janeiro próximo vai ter festa lassalista na Beira
Os irmãos Armando Manuel e Domingos Faz-Ver estão dispostos e preparados para emitir os seus votos perpétuos no Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Serão os dois primeiros moçambicanos a dar esse passo. E já tem data marcada. Será no dia 27 de janeiro de 2008, com a possível presença dos dois Provinciais do Brasil, irmão Marcos Corbellini, de Porto Alegre, e irmão Paulo Petry, de São Paulo. A missa campal será do lado de fora da igreja São Benedito, presidida pelo arcebispo dom Jaime Pedro Gonçalves.
Você pode ter seu blogspot na Internet
Nos próximos dias pretendo inaugurar meu blogspot na Internet. Já faz mais tempo que venho pensando nessa idéia. E o exemplo dos Irmãos Moacir Paulo Orth e Aloir Dietz, ambos meus bons recrutas de Santo Cristo, me animou pra começar a executá-la. O blogspot do Moa http://moaorth.blogspot.com/ chama-se “razões para crer e esperar” e o do Aloir (CIL) pode ser visitado em http://aloirmd.blogspot.com/. Agradeço as dicas do noviço José Heber Aguiar, cujo blogspot chama-se “jardim de pessoalidades”, e pode ser acessado em www.joseheber.blogspot.com.
Assim vou finalizando por hoje, com meus os melhores cumprimentos a todas/os!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 20
Mangunde, 12 de outubro de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
No dia dos professores aqui em Moçambique e dia das crianças aí no Brasil, volto a comunicar-me com vocês aqui de Mangunde, após quase um mês desde o último boletim enviado. O calor forte já chegou e também os dias de muita ventania, que levanta aquela poeira! A seguir, as notícias das muitas atividades desenvolvidas pelos Irmãos, professores e alunos aqui nos últimos dias; algumas das notícias foram publicadas na última edição do jornal ‘Tiri Tesse’ desta semana, saída ontem na vitrine.
Uma semana inteira de festividades
Desde a passada quinta-feira dia 4, até ontem dia 10, participamos com alunos e professores de três importantes festividades: a do padroeiro da Missão, paróquia e escola de Mangunde, São Francisco de Assis, no seu dia; domingo da festa dos casais, que renovaram os seus compromissos matrimoniais, junto com o casamento dos professores Alberto Armando e Eva Pinto Soares dos Santos e do batismo dos seus dois filhos pequenos (Aderson e Aninha); e na quarta-feira de noite, 10 de outubro, da missa e jantar em comemoração a São Daniel Comboni, fundador das/dos Missionárias/os Combonianas/os. Da vizinha paróquia de Muxungue vieram 5 padres combonianos para prestigiar a celebração, animada pelos cantores e dançarinas do passado domingo.
A festa do Padroeiro são Francisco de Assis
O relato é do jornalista do ‘Tiri Tesse’ Almeida Fernando, da 11ª B: “Na passada quinta-feira, dia 4 de Outubro, aconteceu em Mangunde a festa do padroeiro da Missão, da Escola e da Paróquia, são Francisco de Assis. Referida festa coincidiu com a festa da paz em Moçambique, visto que em 2007 transcorrem os 15 anos da assinatura do Acordo Geral de Paz entre Frelimo e Renamo.
Cá em Mangunde a efeméride foi marcada com grandes momentos religiosos e culturais. A missa única do dia iniciou por volta das 9 horas, presidida pelo padre Ottorino Poletto, acompanhado dos padres Jacob Sidoken e Luís Enrique, congolês e mexicano, respectivamente, vindos da vizinha Paróquia de Muxungue. Na sua fala durante a missa, padre Ottorino enalteceu o empenho de São Francisco de Assis em ajudar as pessoas pobres, sobretudo as mais desprezadas, como os leprosos, que na época eram separadas do meio onde viviam e alojadas longe das populações sãs. E Francisco fez isso de livre vontade, contrariando a vontade de seu pai, um rico comerciante em Assis, quando o jovem Francisco decidiu abandonar os planos de seu pai para servir ao Senhor.
Padre Ottorino acrescentou que “os franciscanos chegaram a Moçambique no ano de 1944, e no distrito de Chibabava construíram 55 Missões com igreja, escola e hospital, da qual Mangunde é um dos exemplos. A Missão de Mangunde foi iniciada nos idos de 1944-45 pelos freis Franciscanos, que por essa época começaram também as Missões de Machanga (Santa Teresinha do Menino Jesus) e Barada (Santo António de Lisboa).
À tarde teve lugar também no recinto da igreja um momento recreativo cultural, com apresentação de poesias, músicas e encenações sobre a paz em Moçambique e a vida do padroeiro são Francisco de Assis. Em forma de concurso artístico, inscreveram-se para participar 10 grupos e duas individualidades, com direito a prémios para os três primeiros colocados, entregues no final da tarde”.
Afinal padre Ottorino fala da história da Paz
Segundo ainda relato do aluno Almeida Fernando para a última edição do jornal ‘Tiri Tesse’ desta semana, padre Ottorino Poletto contou um pouco da história da assinatura do Acordo Geral de Paz em Moçambique, ocorrido há 15 anos atrás. Segundo ele, quando estava entrando em Mangunde pela primeira vez, vindo de Estaquinha, em março de 1992, foi emboscado e capturado pelos agentes da Renamo, partido da oposição. Teve então que pernoitar guardado por agentes renamistas na casa dum catequista de nome Domingos, suspeito de ser espião, visto esta zona de Mangunde ser dominada pela Renamo. De acordo com o relato do padre Ottorino, naquela época, no interior do país a vida era muito difícil, pois não havia alimentos nem vestuário suficientes para as populações. Já no ano anterior tinham iniciado os primeiros encontros pacifistas, com alguns mediadores como dom Jaime Pedro Gonçalves (arcebispo da Beira), Armando Guebuza (atual presidente da República), Raul Domingos (na época membro sénior do partido da oposição e atualmente presidente do PDD), entre outras personalidades.
No dia da assinatura do Acordo Geral de Paz em Roma, padre Ottorino contou que ele se encontrava no distrito da Vila do Búzi. E naquele dia 4 de Outubro de 1992 toda a gente estava colada ao rádio. Como a comunicação na época era muito difícil – ainda não havia televisão e no Búzi ninguém tinha televisor –, a informação da assinatura do acordo geral de paz, que ocorreu em Roma de manhã, só chegou ao interior de Moçambique à tarde.
No final do sermão na missa cá em Mangunde na passada 5ª-feira, dia 4 de Outubro, padre Ottorino aproveitou para apelar a seus ouvintes que a paz deve ser preservada a todo custo, e que a preservação desta paz depende de todos os moçambicanos, povo e governantes.
Finalmente a Informática chega a Mangunde
A informação é do diretor do jornal semanal ‘Tiri Tesse’, Amós Fernando Zacarias, também da 11ª B: “Depois de tanto tempo de espera, finalmente os computadores chegaram a Mangunde. As referidas máquinas já se encontram montadas na Sala de Informática, que funcionará provisoriamente ao lado da cozinha da casa de hóspedes da Missão. As actividades da Informática iniciarão em Mangunde na próxima segunda-feira, dia 14 de Outubro, com o curso de Datilografia. Segundo o irmão Hugo Mombach, que vai orientar o curso de digitação, “numa primeira fase serão abrangidos apenas alguns professores interessados, e somente no começo do próximo ano os alunos. Para esses professores serão oportunizados dois horários por noite para 7 pessoas, pois a sala só contém 7 computadores. O 1º grupo vai trabalhar das 18h15 às 19h15, e o 2º das 19h30 às 20h30, portando com uma hora de exercício para cada grupo”.
Jornal ‘Tiri Tesse’ é sucesso
Conforme o aluno Armando Maverengue Luís, da 12ª A e secretário do jornal escolar da Escola São Francisco, “alguns alunos entrevistados pelo ‘Tiri Tesse’ afirmaram ser o jornal um grande sucesso para a vida diária da Missão, assim como para a vida estudantil”. O semanário, editado às terças-feiras, tem marcado muitas diferenças nos últimos tempos. A publicação “tira casos concretos, a realidade da escola, dos lares e de Mangunde em particular e do mundo em geral”, afirmaram os leitores entrevistados. Assim, o jornal proporciona a abertura de uma nova consciência sobre a realidade que cerca os alunos na Missão de Mangunde.
Apesar de haver muitas dificuldades do jornal para a cobertura de todos os eventos da Missão, seus leitores reconhecem o trabalho solidário dos agentes da comunicação social em Mangunde. “Eles gastam muito tempo na elaboração das notícias, às vezes trabalhos da escola e muito mais”, acrescentaram.
O secretário do jornal conclui seu relato com o apelo dos leitores ouvidos: “Os jornalistas do ‘Tiri Tesse’ (que em chindau significa “estamos juntos”) deviam continuar com esse modo de trabalhar, pois há algumas notícias que pode haver aqui e a gente não assistir de perto, mas com o ‘Tiri Tesse’ estaremos informados”.
Alunos finalistas visitarão Chinhamapere e Chicamba Real
Esta notícia veio de última hora, elaborada pelo jornalista Luís António André, da 12ª A: “Entre os dias 19 a 21 do corrente mês – no final da última semana de aulas nas escolas de todo o país – os alunos da 12ª classe farão uma viagem de investigação rumo ao monte Chinhamapere, na vizinha província de Manica. Segundo o prof. James Kostenblatt, organizador da viagem, o objetivo principal é o de apreciar as pinturas rupestres de Chinhamapere e conhecer a barragem de Chicamba Real, conhecimentos esses que facilitarão aos alunos na realização dos exames nacionais. João Marufo, um dos participantes de visita semelhante realizada no ano passado, explicou que no monte Chinhamapere há muitos mistérios, porque lá existem certas tradições invioláveis. Por isso os visitantes devem ter certo cuidado, porque caso contrário, pode acontecer algo de estranho e inesperado. São cerca de 30 pessoas, entre professores e alunos, que vão participar dessa viagem de estudos, entre eles os irmãos Domingos Faz-Ver e Roberto Carlos Ramos”.
Rapidinhas
· Semana passada o Irmão Vanderlei Kraemer passou nas 4 Missões Esmabama para instalar nas respectivas salas de Informática dessas escolas os computadores doados pela ONG espanhola Proyde. Na ida e volta a Machanga, Estaquinha e Barada, ele passou alguns dias em Mangunde, participando da nossa vida comunitária.
· Na tarde de ontem, quinta-feira foram encerradas as inscrições dos 14 professores para as aulas de Informática em Mangunde, distribuídos em dois grupos de 7 alunos cada um. Os encontros vão começar na noite da próxima segunda-feira, dia 15. Por ora eu serei o orientador de Informática, iniciando com o curso de Datilografia para esses professores que se dispuseram a aprender a lidar com essa moderna ferramenta de trabalho.
· Na manhã desta sexta-feira viajamos a Beira, para nos encontrar com os coirmãos da Comunidade La Salle. Esta noite participamos do jantar de confraternização dos professores da Escola João 23, realizado na área coberta. E amanhã, sábado, vamos passar juntos o dia na praia de Savane, um bonito lugar de turismo e passeio às margens do Oceano Índico, distante uns 60 km da Cidade da Beira.
Assim termino por hoje, com meus os melhores cumprimentos a todas/os! E os votos de boas festas às crianças e professores pelo seu dia! E que Nª Srª Aparecida proteja a todos nós!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 19
Manga-Chingussura, Beira, 19 de setembro de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Na véspera do dia do gaúcho aí no Rio Grande, estou voltando com notícias de Moçambique, após mais de um mês de ausência! Por aqui aos poucos vem chegando o calor, e já se pode dormir à noite sem coberta. E junto ao calor, quase todos os dias há períodos de forte ventania, que levanta muita poeira, fenômeno próprio desta época, ainda sem chuvas. A seguir, as notícias de diversas atividades desenvolvidas pelos Irmãos daqui nesse período.
Muitos visitantes em nossa Missão de Mangunde
Nos meses de agosto e setembro nossa Missão de Mangunde tem recebido algumas visitas de amigos e benfeitores. A destacar, nestes primeiros dias de setembro:
· Irmãos Armando Manuel e Vanderlei Kraemer, da Comunidade La Salle Beira. Irmão Armando é moçambicano do Chimoio, e esteve desde 2003 seguindo curso universitário em Brasília, capital do Brasil; tendo retornado a Moçambique no início de julho, está atuando na administração da Escola João 23, este ano com pouco mais de 2.800 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite. E Irmão Vanderlei veio a serviço para levantamento do material necessário para instalação dos computadores nas salas de Informática das 4 Missões Esmabama.
· Domingo último, Irmão Vanderlei retornou conosco da Beira a Mangunde para ver o andamento dos trabalhos de instalação elétrica na sala de Informática. Esteve acompanhado da voluntária portuguesa Célia Moreira, ligada à Sopro, uma ONG dos Irmãos Lassalistas de Barcelos, que se encontra por algumas semanas na Escola João 23, na Beira, para um levantamento de crianças carentes a serem apadrinhadas por essa ONG.
· Os pais da médica Angelika Franz, Alois e Tereza Franz, da Áustria. É a 1ª vez que o casal vem à África. Os dois chegaram a Mangunde para conhecer o local onde sua filha trabalha há mais de um ano, em Moçambique. Em conversa com o editor do semanário Tiri Tesse, o senhor Alois Franz se disse muito contente em ver que o dinheiro arrecadado entre seus amigos empresários na Áustria está sendo bem aplicado em Moçambique, de modo particular para ajudar no tratamento das pessoas portadoras do HIV/Sida aqui em Mangunde. Como o contrato da sua filha e do genro Mainard Knitel termina em janeiro próximo, de volta a seu país Alois vai tentar sensibilizar algum outro médico austríaco para vir a Mangunde dar continuidade ao intenso trabalho desenvolvido por Mainard e Angélika.
· Os médicos Aurélio Gomes e Idalina, que vieram dar continuidade a um projeto de assistência aos portadores do HIV/Sida aqui em Mangunde.
Dia do padroeiro será celebrado com festa
Além de padroeiro da ecologia, São Francisco de Assis o é também aqui da nossa Missão de Mangunde, iniciada nos idos de 1944-45 pelos freis Franciscanos, que por essa época começaram também as Missões de Machanga (Santa Teresinha do Menino Jesus) e Barada (santo António de Lisboa). Pelas previsões em andamento, a festa do padroeiro será celebrada no dia 4 de outubro, também 15º aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz. Com certeza haverá missa festiva com direito a dançarinas, batuque e muito canto. E ao meio-dia os alunos internos terão almoço reforçado, à base de carne de cabrito e outros pequenos animais.
Rapidinhas
· Desde final de agosto, os Irmãos Henrique Longo e Armando Manuel trabalham juntos na direção da Escola João 23. Irmão Armando disse estar muito satisfeito com esse novo trabalho, preparando-se assim para vôos maiores no começo do próximo ano.
· No sábado passado, dia 15 de setembro, nós os Irmãos de Moçambique estivemos de novo reunidos para convívio na Comunidade La Salle Beira. Também estiveram presentes no jantar alguns vizinhos especialmente convidados: o pároco de São Benedito da Manga, pe. José Domingos, três padres dos Sagrados Corações, as três irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e duas das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora que trabalham na Escola João 23.
· No próximo final de semana o Irmão Domingos Faz-Ver vai a Estaquinha e Machanga para um trabalho formativo com os jovens vocacionados daquelas duas Missões, além dos de Mangunde. Se tiver lugar na viatura, irei junto. Esse trabalho estava programado para fins de junho, mas teve que ser adiado por motivo do falecimento dum primo do irmão Domingos na Beira.
· Duas construções aqui na Missão de Mangunde estão à espera para serem inauguradas: a casa mortuária e a Escola Profissional Familiar Rural. E já vai para mais de um mês a construção do novo prédio para salas de aula, ao lado da atual biblioteca e laboratório de Física e Química; a previsão é de o mesmo entrar em funcionamento no próximo ano letivo, em fevereiro de 2008.
· Para a próxima semana está sendo aguardada a chegada dos computadores para as 4 Missões Esmabama. Pelas previsões, Mangunde vai ser contemplada com 7 computadores e uma impressora. A sala de Informática vai funcionar de forma provisória na sala ao lado da cozinha da casa de hóspedes, que está recebendo a fiação elétrica necessária. Depois só falta o Irmão Vanderlei vir de novo para instalar os equipamentos.
Assim vou finalizando por hoje, com meus melhores cumprimentos a todas/os! E os votos de boa continuação nas suas atividades de cada dia, com o sempre esperado êxito!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 18
Manga-Chingussura, Beira, 13 de agosto de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Até que enfim estou de volta com notícias de Moçambique, após mais de um mês de férias escolares! Como informei no boletim anterior, o período prolongado das férias de inverno deste ano em Moçambique deveu-se à realização do 3º censo geral da população e habitação, entre os dias 1º a 15 de agosto, no qual muitos professores e alunos finalistas estiveram envolvidos. A seguir, as notícias de diversas atividades desenvolvidas pelos Irmãos daqui nesse período.
Curso de Formadores teve mais de 70 participantes
Na semana de 23 a 25 de julho participei desse encontro, promovido pela Cirm-Conferemo (a CRB daqui), no centro catequético de Anchilo, em Nampula. Nos mesmos dias, os jovens Irmãos António Rosa e Gildo Alfândega tiveram contato com vários vocacionados lassalistas na cidade, e o Irmão Roberto Carlos Ramos fez um levantamento de dados sócio-educacionais em vista duma futura escola lassalista naquela arquidiocese. No curso dos formadores em Nampula, com 78 participantes de diversas congregações masculinas e femininas (entre os quais uma dezena de brasileiros), dois temas estiveram em destaque: o acompanhamento espiritual aos jovens nas várias etapas formativas e seu crescimento na maturidade e afetividade. Os temas foram explanados pelo padre Luís Picoli, salesiano brasileiro de São Paulo que já foi missionário em Angola e nos últimos anos em Maputo, Moçambique, e por duas irmãs moçambicanas. Entre uma palestra e outra, sempre havia trabalho de reflexão em grupos, com posterior plenário. No final, cada participante recebeu em CD o conteúdo das reflexões feitas e fotos.
‘A Bíblia Envenenada’, de Bárbara Kingsolver
Semana passada, enquanto os Irmãos Henrique Longo, Roberto Carlos Ramos e Vanderlei Kraemer estavam de passeio e trabalho em Maputo, estive ocupado aqui na Comunidade La Salle Beira com a leitura do romance acima, de 442 páginas. A ‘Bíblia envenenada’ é um romance composto por narrativas alternadas da esposa e das quatro filhas de Nathan Price, um pastor norte-americano meio fanático que, no final dos anos 50, leva a família para o então Congo Belga. Como informa a ‘orelha’ do livro, trata-se da “história comovente e de construção literária brilhante, através da qual o leitor acompanha a evolução e o amadurecimento de Rachel – uma egoísta e egocêntrica adolescente; de Leah e Adah – gêmeas sensíveis e perspicazes; de Ruth May – uma pequena vidente de cinco anos; e de Orleanna – uma mulher marcada pelas próprias perdas”. A 2ª ‘orelha’ do alentado romance informa ainda que “estas cinco mulheres, que chegam ao Congo carregadas de preconceitos raciais forjados em sua cidade natal no estado da Geórgia, serão modeladas, cada uma delas, de formas diferentes pelo convívio com a realidade da África, e buscarão seu próprio caminho para a salvação. Ao fundo vê-se a trágica história da luta do povo congolês por sua liberdade”. Leitura cativante, ajudou-me a entender um pouco mais muitos traços da cultura africana e da luta dos congoleses pela tão desejada independência.
Curso de Ensino à Distância forma 1ª turma
Na semana de 23 a 27 de julho, houve de novo aulas presenciais do curso de ‘Ensino à Distância’, promovido pela UCM em parceria com Esmabama, Escola João 23 e Comunidade La Salle Beira. Os Irmãos Henrique Longo e Vanderlei Kraemer estiveram envolvidos na realização do curso, nas dependências da EJ 23. A 1ª turma de alunos, em número de 75, vai festejar sua formatura no próximo dia 25 de agosto, em solenidade a ter lugar na Beira, no Centro Recreativo do Banco de Moçambique. Além desses, quase 50 alunos-professores estão refazendo seu trabalho final para graduação no final ano.
Rapidinhas
· A Comunidade La Salle Beira conta com nova viatura para uso dos Irmãos, no lugar do Fordinho e do Toyota Corola usados. Trata-se duma Mitsubishi Colt, ano 2004 em muito bom estado, adquirida em Maputo semana passada e trazida pra Beira no sábado, dia 11, pelos Irmãos Henrique, Roberto Carlos e Vander.
· Para o próximo final de semana esperamos o retorno do Irmão Ivo Pavan, que esteve quase um mês em POA para revisão da sua saúde e visita aos seus familiares, em Iporã, no oeste catarinense. Vai continuar na sua função de diretor do Postulado La Salle e de secretário-chefe da Escola João 23.
· Os Irmãos Armando Manuel e Domingos Faz-Ver terminam na próxima semana o seu curso-retiro em preparação aos votos perpétuos em Lomé, capital do Togo, promovido pela RELAF. O seu regresso a Beira está previsto para dia 23 de agosto. Não tivemos muitas notícias deles, por estarem sem acesso à net no local do curso.
· No próximo final de semana teremos novo encontro regional dos Irmãos do Setor Moçambique, na Beira. Desta vez se aproveitará o encontro para partilha de muitas informações dos vários encontros e viagens feitas pelos Irmãos nas férias escolares de inverno.
· Irmão Henrique Longo vai substituir até o final do ano o Irmão Jacir Chini na direção da Escola João 23 aqui na Beira. Após 4 anos de trabalho missionário em Moçambique, Irmão Jacir decidiu ficar no Brasil, já estando a trabalhar no Juvenato La Salle Fátima de Carazinho.
Assim vou finalizando por hoje, com meus melhores cumprimentos a todas/os! E os votos de boa continuação nas suas atividades de cada dia, com o esperado êxito!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fscJornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 17
Mangunde-Chibabava, 11 de julho de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Até que enfim estou de novo de volta a Moçambique e à bela Missão de Mangunde. Foi exatamente um mês de ausência, quando o planejado era de apenas duas semanas. Cheguei a Beira na tarde da quinta-feira passada, na companhia do Irmão Armando Manuel e do jovem voluntário Isaque Gomes Corrêa. E aqui a Mangunde ontem pela meia tarde, viajando de boleia com a nova viatura Toyota do padre Ottorino Poletto, que daqui foi hoje de manhã até as Missões de Machanga, Estaquinha e Barada.
“Como foi de viagem?”
Essa pergunta ouvi ontem e hoje de muitas pessoas que vieram me saudar e desejar boas-vindas de volta à Missão de Mangunde. Pois, a viagem foi boa, apesar de algumas peripécias. Pra começar, em Porto Alegre houve atraso de 2,5 horas no vôo JJ 3508 da TAM a São Paulo. Menos mal, pois não precisamos esperar tanto tempo no aeroporto de Guarulhos. Dali o avião da SAA (South African Airlines) também saiu com uma hora de atraso (às 19h em vez das 18h), rumo a Johanesburgo, aonde chegamos às 8h da manhã de quinta-feira (horário local), com muito frio. Dali me separei dos dois companheiros de viagem, que logo após o meio-dia viajaram direto a Beira, enquanto eu tinha passagem ainda de manhã à capital, Maputo, e dali a Beira. No aerroporto de Maputo, após passar pelo setor de Migração e me dirigir à esteira rolante pra retirar minhas duas malas, a grande surpresa: elas ficaram em Johanesburgo! Como houve mais uns 30 passageiros com o mesmo problema, fui com eles até o setor de “Lost and Found” (perdidos e achados) pra reclamar a bagagem. Com o papel em mãos e a promessa de que a enviariam a Beira, embarquei no avião da ‘Air Corridor’ às 13h30. Cheguei uma meia hora antes da avioneta da SAA que trouxe meus dois companheiros de viagem do Brasil. No aeroporto da Beira me esperava o Irmão Henrique Longo. À noite me ligaram de Maputo informando que minhas duas malas tinham chegado. Confirmei então o pedido de as enviarem no dia seguinte a Beira, onde também funciona alfândega. Mas isso não se verificou, pois elas me foram enviadas apenas domingo à tardinha. Finalmente, na segunda-feira de manhã, consegui reaver minhas esperadas malas, que felizmente chegaram intactas e com todas as encomendas trazidas de Porto Alegre. Assim, fiquei quase 4 dias apenas com as poucas coisas trazidas na malinha de mão, tendo que pedir roupa emprestada pra poder participar da convivência com os Irmãos na Comunidade La Salle Beira.
Férias de inverno nas escolas serão de 40 dias
Na sexta-feira passada ficamos sabendo pela imprensa local (Rádio e TV Moçambique) que o término do 2º trimestre letivo foi antecipado de uma semana, devendo as aulas terminar nesta próxima sexta-feira, dia 13, e não no dia 20, como programado desde o início do ano. Essa antecipação deve-se aos preparativos do 3º censo demográfico no país, a realizar-se na 1ª quinzena de agosto. Isso porque muitos alunos finalistas e professores estarão envolvidos na realização desse trabalho de contagem da população e habitações. Assim, as aulas do 3º trimestre só começarão no dia 20 de agosto, para terminar no final de outubro, pois novembro é mês dedicado às provas finais e exames das classes finais de ciclos (5ª, 7ª, 10ª e 12ª).
Programa de férias inclui visita a Nampula
Na manhã de sábado, antes do meio-dia, realizamos reunião comunitária conjunta das 3 comunidades lassalistas em Moçambique para programar as férias escolares de julho-agosto. Eis nosso programa de férias:
· Irmãos Jacir Chini e Ivo Pavan vão viajar de férias no Brasil na quarta-feira da próxima semana, dia 18. Vão aproveitar para revisão da sua saúde e visita a seus familiares, após bom tempo de ausência.
· Os Irmãos Armando Manuel e Domingos Faz-Ver viajam no dia seguinte rumo a Lomé, capital do Togo, onde vão participar até o dia 20 de agosto do retiro de preparação aos votos perpétuos.
· Os Irmãos António Rosa, Gildo Alfândega, Roberto Carlos Ramos e Hugo Mombach viajam no outro sábado, dia 21, em direção a Nampula. Irmão Rosa e eu vamos participar do encontro anual dos Formadores, programado pela Cirm-Conferemo (a CRB daqui). Os outros dois coirmãos vão pesquisar dados educacionais em vista duma possível abertura de escola lassalista naquela Arquidiocese, além de manter contato com alguns candidatos à vida religiosa lassalista naquela região.
· E os Irmãos Henrique Longo, Nelson Saggioratto e Vanderlei Kraemer ficarão em casa, ocupados na preparação da semana presencial do curso de ‘Ensino à Distância’, a realizar-se na última semana de julho, em parceria entre UCM, Esmabama, Escola João 23 e Comunidade La Salle Beira.
Boas férias pra quem as tiver! E boa continuação nas suas atividades de cada dia, com o esperado êxito!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 16
Porto Alegre, 27 de junho de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos do Brasil!
Desta vez, meu boletim de notícias vem de Porto Alegre. Como tenho informado no final do boletim anterior, encontro-me desde dia 8 em Porto Alegre, hospedado em nossa Residência Provincial La Salle da Rua Honório Silveira Dias, 636, no bairro São João. Já me encontrei com uma fiscal do INSS para provar que continuo vivo e, portanto, com direito a continuar recebendo de forma integral a minha aposentadoria, conquistada ao longo de quase 40 anos de trabalho educativo!
No domingo, dia 10 de junho, tive a alegria de rever muitos Irmãos que participaram do encontro na Quinta São José, em Nova Santa Rita. Na ocasião, refletimos juntos sobre as decisões do 44o Capítulo Geral, partilhadas pelo nosso Provincial, Irmão Marcos Corbellini.
Cuidando mais da saúde
Aproveitei essa viagem imprevista para uma revisão de minha saúde. Logo que cheguei a Porto Alegre, encaminhei essa avaliação com o dr. Sigfried Max Bettcher, médico que atende as consultas de saúde dos Irmãos da Província na Casa Na Sra da Estrela. Com ele marquei para sábado, dia 9, uma bateria de exames e para segunda-feira seguinte minha internação no Hospital Mãe de Deus para a cirurgia de próstata, adiada do ano passado. Antes disso, porém, precisei me submeter a vários outros exames clínicos especializados, adiando assim a cirurgia de uma semana. Esta ocorreu na segunda-feira passada, dia 18 de junho, sob a chefia do dr. Breno Knijnik Tessler, com fama de ser dos melhores urologistas da capital gaúcha. Na sexta-feira de manhã ele veio ao quarto 419 tirar a sonda implantada na bexiga, e à tarde já me liberou para continuar a recuperação em casa.
Experimentando a fragilidade humana
Os dias passados no Hospital Mãe de Deus foi para mim uma rica experiência humana e espiritual. Pude perceber mais de perto quanto é frágil nossa vida humana... O avançar da idade e a doença são indicativos muito claros dessa fragilidade. Como somos seres frágeis e limitados! A recuperação pós-operatória no hospital correu muito bem, com ótimo atendimento das equipes médica e de enfermagem, que primam pela cordialidade e prontidão. Aproveitei o tempo livre para ler, ver bons programas de TV, atender diversas chamadas telefônicas de familiares e rezar. Na quinta e sexta-feira de manhã fui brindado com a recepção da Eucaristia, trazida pela ministra da comunhão eucarística Dóris, uma senhora aposentada, muito atenciosa e simpática.
Irmão Henrique Longo visita professores do interior
Irmão Henrique Longo continua o seu trabalho de acompanhamento aos professores do interior da Província de Sofala. Na 2a semana de junho visitou os professores das escolas das 4 Missões Esmabama, Estaquinha, Barada, Machanga e Mangunde. E nos dias 19 a 21 deste mês de junho, junto com o Irmão Roberto Carlos Ramos, esteve em Gorongosa, Caia, Murraça, Chemba, Charre e Marromeu para recolher trabalhos dos discentes do Ensino à Distância, dar orientações sobre o próximo curso presencial (em janeiro de 2008), combinar bem a visita dos docentes da UCM para supervisão do estágio e outros esclarecimentos. Ontem e hoje, dias 26 e 27, os dois estão no norte da Província de Inhambane, nas Missões de Mapinhane e Vilanculos.
Com a ida de mais um jovem voluntário brasileiro a Beira agora no começo de julho, Irmão Vanderlei ficará mais liberado para, aos poucos, acompanhar o Irmão Henrique nessas visitas às escolas do interior. É de grande importância e necessidade esse acompanhamento pedagógico! Chegam a quase uma centena esses professores do curso de “Ensino à Distância”, realizado em tempo de férias, nos meses de janeiro e julho, pela Universidade Católica de Moçambique, em parceria com a Escola João 23 e Associação Esmabama.
Minha viagem de volta a Moçambique
A mesma está programada para dia 4 de julho, quarta-feira da próxima semana. Vou viajar em companhia do jovem Isaque Gomes Corrêa e do Irmão Armando Manuel, que terminou neste mês de junho a faculdade de Administração em Brasília. Na Cidade da Beira ele vai ajudar ao Irmão Nelson Saggioratto na administração da Escola João 23. E o jovem Isaque, como voluntário lassalista, vai ajudar no setor de Informática da mesma escola.
Sendo assim, a próxima edição deste boletim sairá na 2a semana de julho, após minha chegada a Beira e Mangunde.
Desejo, pois, a todas/os boa continuação e o esperado êxito nas suas atividades de cada dia!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 15
Mangunde-Chibabava, 1º de junho de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil!
Neste 1º dia de junho, volto a comunicar-me com vocês para informar com alguns detalhes como foi a bonita festa de Pentecostes domingo passado em nossa Missão de Mangunde. Quis ter enviado este noticiário no início da semana, mas as condições de saúde não me permitiram: na terça-feira passei de cama, com uma estranha alergia acompanhada de forte comichão por todo o corpo; e ontem, quinta-feira, também passei todo dia de cama, com malária de 3 cruzes, da qual estou me recuperando bem com os remédios receitados pelo amigo e médico austríaco dr. Meinhard Knitel. Hoje de manhã viajou com Irmão Domingos Faz-Ver a Beira o Irmão Roberto Carlos Ramos, para exames clínicos e tratamento da anemia que o atingiu logo após o tratamento antimalárico.
Festa de Pentecostes em Mangunde teve casamento e batizados
Como informei no final do boletim anterior, a festa de Pentecostes aqui em Mangunde foi solenizada com a celebração do casamento religioso do prof. Makenga e Mônica Mutombo, ambos congoleses, e o batismo de uns 20 jovens e adultos. E tudo isso na Missa única marcada para as 9h30 na igreja matriz, mas que iniciou apenas às 10 horas, devido a vários atrasos – e não só da noiva, que estava mesmo muito emocionada. Embora ainda inacabada, nossa igreja de Mangunde estava muito bem ornamentada, com flores e diversas faixas alusivas à celebração da festa do Espírito Santo. E cheia de povo, muita gente de pé ou sentada no chão, em esteiras, tanto dentro como fora, nas varandas. As equipes de Liturgia e do Coral estiveram afinadíssimas, e deram assim o toque místico à celebração, como é de hábito em quase todas as igrejas moçambicanas nestas ocasiões.
Como iniciou: Ainda antes de começar a missa, perto das 10h, o casal de noivos foi recebido pelo grupo de dançarinas na estrada de acesso até a igreja, acompanhado dos seus padrinhos e dos dois filhos maiores (Daniel, aluno na 1ª classe, e Marvele) servindo de ‘aios’. Chegados à entrada da igreja, os noivos ficaram à espera da procissão de entrada do padre acompanhado das dançarinas e catecúmenos. Chegados ao altar, desta vez o padre ficou no altar à espera da procissão de entrada dos noivos, novamente acompanhados pelas dançarinas, enquanto o coral entoava o 2º cântico de entrada da celebração.
Liturgia da Palavra: As leituras do dia foram muito bem proclamadas por leitores escolhidos entre os catecúmenos, a 1ª em português, e a 2ª em chindau. O salmo responsorial foi cantado por mim, assim como a seqüência, esta junto com uma aluna interna da 9ª classe. Seguiu-se a homilia do pe. Ottorino Poletto, pároco e oficiante da missa solene, 1º em português e depois em chindau.
Cerimônia do casamento: Terminada a homilia, iniciou o rito de casamento religioso do prof. Makenga e Mônica Mutombo. De pé em frente ao altar e ladeados por seus padrinhos e alguns familiares, responderam às tradicionais perguntas do oficiante, prometendo fidelidade um ao outro “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, respeitando-se mutuamente todos os dias da sua vida”. Em seguida passaram a assinar seu compromisso, enquanto o coral entoou um cântico festivo.
Cerimônia do batismo: Logo em seguida o oficiante passou a chamar os catecúmenos prontos e dispostos a receberem o batismo, quase todos jovens do internato da Missão. Os mais novos dos neo-batizandos foram o belo casalzinho de gêmeos com 15 meses de vida, Wendi e Passi Makenga, filhos mais novos dos noivos que minutos antes haviam regularizado sua situação matrimonial. Após o canto solene da ladainha de alguns Santos e feitas as promessas do batismo, um depois do outro os catecúmenos foi sendo batizado, enquanto o coral entoou dois cânticos festivos. Depois a missa prosseguiu com as preces espontâneas e o ofertório solene, com procissão das ofertas.
1ª Comunhão: No momento da comunhão eucarística, o oficiante deu a 1ª comunhão aos noivos e aos neo-batizandos, enquanto o ministro Aníbal Guerra foi distribuindo a comunhão aos demais participantes da missa. Após o momento de ação de graças, a missa terminou com a bênção solene e o cântico da procissão de saída do padre e acólitos. Já passavam das 12h30, seguindo-se então a...
Festa social: Esta foi realizada no refeitório do lar feminino, com almoço especial aos neo-batizandos e seus familiares e convidados. Depois das 16h30 iniciou o almoço-janta dos noivos e seus convidados, numa das salas de aula da escola, adornada para a ocasião, que só acabou depois das 8h da noite, com dança bem animada pela música ambiente do DJ da Missão, José Paulo Charenga entre os cerca de 50 convidados do casal recém-casado na igreja. Alguns jovens participantes no evento disseram ao diretor do jornal semanário Tiri Tesse que “o casamento do prof. Makenga com dona Mônica é um exemplo muito importante para os jovens, porque a juventude atual já não se preocupa muito em fundar um lar feliz. Muitos só se preocupam em satisfazer suas necessidades financeiras, e não conseguem assumir as responsabilidades que se seguem”.
Viagem urgente a Porto Alegre
Na quinta-feira à noite fiquei sabendo da ordem vinda do Irmão Jardelino Menegat, de viajar o mais breve possível a Porto Alegre... para comprovar diante dos fiscais do INSS que ainda continuo vivo e não perder 25% da minha aposentadoria. Assim, dia 5 de junho, terça-feira próxima, estarei cumprindo esta ordem um tanto intempestiva. Vou aproveitar para uma revisão médica, para retornar cá à Missão de Mangunde pelo dia 20 de junho próximo.
Sendo assim, a próxima edição deste boletim sairá mais pro final do mês, após meu retorno de Porto Alegre a Beira, isso se os fiscais do INSS não quiserem complicar ainda mais com minha vida missionária!
Desejo, pois, a todas/os uma boa continuação nas suas atividades de cada dia! Tiri tesse!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 14
Mangunde-Chibabava, 22 de maio de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil!
Neste dia da memória de santa Rita de Cássia, que “representa todas as esposas que sofrem pela ação desumana de maridos violentos” (cf. Liturgia Diária nº 185, Maio de 2007, da Paulus, pág. 73), canonizada junto com La Salle em 1900, estou voltando a comunicar-me com vocês daqui da bela Missão São Francisco de Assis de Mangunde, “um pedaço do paraíso”, para informar acontecimentos importantes dos últimos dias.
Aumentam casos de malária em Mangunde
Nas duas últimas semanas verificou-se sensível aumento de pessoas atacadas por doenças, sobretudo a malária. No começo da semana de La Salle e na seguinte, foi a vez dos Irmãos Domingos Faz-Ver e Roberto Carlos Ramos receberem o ‘batismo moçambicano’, com a 1ª malária de sua vida. A do Irmão Roberto Carlos foi bem mais forte, pois precisou de quase uma semana para se recuperar e voltar a suas ocupações normais na escola. Também entre os alunos houve vários casos, incluído um caso fatal. Jacob António Muzimbana, aluno da 8ª classe, faleceu no Centro de Saúde pelas 11 horas do dia 15 de maio, vítima de malária cerebral. Em sinal de luto não houve aulas naquela tarde e na quarta-feira, quando se realizou o funeral, na paróquia de Nhaapua, onde vive sua família. Um grupo integrado por professores e alunos, além do diretor da escola, António Mutombo, e dos Irmãos Domingos Faz-Ver e Hugo Mombach, acompanhou o funeral, levando a solidariedade da Escola aos familiares prematuramente enlutados.
Eleita 1ª Diretoria da AMEL na Beira
Como anunciado no boletim anterior, sábado, dia 12 de maio, nas dependências da Comunidade La Salle Beira, realizou-se a 1ª assembléia geral da Associação Moçambicana de Educadores Lassalistas (AMEL), para escolha do seu corpo diretivo, de acordo com o Estatuto aprovado. Os trabalhos foram conduzidos pelo Irmão Ivo Pavan, que por vários anos acompanhou os trâmites jurídicos para fundação da mantenedora dos Irmãos de La Salle em Moçambique. Também esteve presente o Irmão Jardelino Menegat, que estava iniciando a sua visita aos Irmãos do Setor Moçambique. Os nomes propostos foram aprovados por aclamação, ficando assim constituída a 1ª diretoria da mais nova mantenedora lassalista: diretor presidente, Irmão Henrique José Longo; diretor vice-presidente Irmão Ivo Pavan; diretor administrativo, Irmão Nelson Saggioratto; e diretor secretário, Irmão Hugo Bruno Mombach. Para o Conselho Fiscal foram eleitos os Irmãos Jacir Chini (presidente), Domingos Pedro Zina Faz-Ver (vice-presidente) e Vanderlei Miguel Kraemer (vogal). De acordo com o art. 14.1 da recém criada AMEL, os titulares dos órgãos associativos eleitos exercerão um mandato de três anos, sendo permitida a sua reeleição.
Algumas alterações na Comunidade La Salle Mangunde
Como resultado da visita provincial do Irmão Jardelino Menegat à Missão de Mangunde, no dia 14 de maio, fizemos algumas alterações nas funções dos Irmãos da Comunidade na Missão São Francisco de Assis. Assim, Irmão Hugo Mombach continua sendo diretor da Comunidade religiosa dos Irmãos, deixando de ser coordenador adjunto da Missão. Irmão Domingos Faz-Ver assume a coordenação da Catequese no lugar do Irmão Hugo, que passa a assumir a Liturgia da Paróquia. E Irmão Roberto Carlos Ramos vai pouco a pouco assumir a função de assessor da direção da Escola São Francisco de Assis, reforçando assim o trabalho dos três diretores pedagógicos, bem como nossa presença educativa na Missão.
Festa de Pentecostes em Mangunde terá casamento e batismo
No próximo domingo, festa de Pentecostes, na missa única às 9h30 na igreja matriz de Mangunde, haverá cerimônia de casamento e batismo de catecúmenos. O casório será do prof. Mackenga Mutombo e sua companheira Mônica Mutombo, já com dois filhos pequenos; ele é nascido no Congo e há alguns anos atua na ESFA como professor de Francês e Matemática. Logo após a cerimônia do casamento, cerca de 20 jovens e adultos que concluíram os 4 anos de preparação no catecumenato receberão o sacramento do Batismo. Após a missa haverá confraternização entre os familiares e convidados do casal e dos neo-batizandos.
Para terminar...
Termino o boletim desta semana com uma frase de santo Inácio de Loyola, fundador dos padres e irmãos Jesuítas: “A mais bela vitória que se pode alcançar é vencer a si mesmo”.
Até a próxima edição, quando voltarei a comunicar-me para informar mais eventos relevantes da nossa atividade educativa em Moçambique.
Desejo a todas/os boa preparação para a grande festa de Pentecostes, no próximo domingo! Tiri tesse!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 13
Mangunde-Chibabava, 08 de maio de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil!
Neste dia da festa de Nª Srª da Estrela, Rainha e Mãe das Escolas Cristãs e celeste padroeira do Instituto Lassalista, estou voltando a comunicar-me com vocês daqui da bela Missão São Francisco de Assis de Mangunde, “um pedaço do paraíso”, para informar alguns acontecimentos dos últimos dias.
Muitos visitantes vem conhecer e acompanhar nossa Missão
É raro se passar uma semana sem recebermos visitas de amigos e benfeitores da nossa bela Missão de Mangunde. Por vezes até chegam duas a três no mesmo dia, deixando a gestora da casa meio de cabelo em pé, porque algumas chegam sem aviso prévio, por desconhecerem nosso sistema de comunicação via rádio, telemóvel (ao menos mensagens passam) e Internet.
Entre as várias muitas recebidas na semana que passou, destaco três pela sua importância para nós:
a) a do benfeitor italiano Giovanni Gasparini, que passou três semanas de suas férias em Mangunde, e no sábado e domingo aproveitou boleia para conhecer também a Missão de Machanga;
b) a do trio espanhol formado por Julen Etxebeste (de Manos Unidas), Fabíola Sotelo e Marta Alvarez Garcia (ligadas ao governo de Galícia), que no dia 02 esteve aqui para verificar a aplicação da verba doada por essas entidades para instalação da Informática nas 4 Missões Esmabama; a previsão é cada uma receber de 8 a 10 computadores, com posterior acesso à Internet, como já acontece em Mangunde desde o ano passado;
c) e a do meu colega do Jardim da Imaculada Irmão Henrique José Longo, diretor da Comunidade La Salle Beira e representante do Irmão Provincial em Moçambique. Passou ele o sábado e domingo conosco ouvindo nossas preocupações, sobretudo no referente à boa comunicação e relacionamento entre nós, bem como com a Associação Esmabama e os vários setores da Missão. Obrigado, Longo, pela sua presença fraterna e pelo apoio à nossa missão educativa cã em Mangunde e volte sempre que quiser e puder!
Irmãos do Setor Moçambique se encontran na Beira
No próximo sábado e domingo, dias 12 e 13 de maio, nos encontraremos com os 7 Irmãos da Comunidade La Salle Beira, iniciando assim a visita provincial do Irmão Jardelino Menegat ao Setor Lassalista de Moçambique. Além dos vários encontros pessoais e em grupos programados, vamos realizar a 1ª assembléia geral da recém aprovada AMEL-Associação Moçambicana de Educadores Lassalistas, para escolha do seu corpo diretivo, de acordo com o Estatuto aprovado. Domingo à tarde Irmão Jardelino viaja conosco em nosso Toyotão da Beira até Mangunde. Ficará conosco na segunda e terça-feira, para diálogo com os Irmãos, professores e alunos da Escola São Francisco de Assis por grupos, e os coordenadores dos vários setores da Missão.
Estamos divulgando vida e obra de La Salle aos alunos da ESFA
Esta semana já começamos a divulgar entre os alunos da Escola Secundária São Francisco de Assis uma síntese da vida e obra de La Salle (1651-719). Como os alunos são muitos e alguns ainda nem são cristãos ou pertencem a outras religiões, escolhemos como alvo apenas os da 8ª classe em diante. Irmão Domingos Faz-Ver vai fazer essa divulgação nas suas aulas de História na 11ª B e 12ª B; o Irmão Roberto Carlos Ramos nas 8 turmas da 9ª e 10ª classes e ainda os da 11ª A e 12ª A, nas quais leciona; e eu já comecei a fazê-lo hoje nas 5 turmas da 8ª classe, nos períodos em que falta algum dos professores. Para ilustrar nossa fala, usamos um filminho de cinco minutos preparado pelo Irmão Roberto Carlos com fotos dos alunos de Mangunde. Concluiremos essa divulgação e homenagem ao nosso Fundador na próxima quarta-feira, dia 16. Na celebração da Palavra habitual das 18 horas, na igreja matriz de Mangunde, vamos honrar La Salle com os alunos internos, destacando os 15 anos de presença educativa lassalista em Moçambique e o Centenário Lassalista no Brasil.
Sintonizados com a Igreja do Brasil na visita do Papa e 5º Celam
Antes de terminar, referir a visita do papa Bento 16 ao Brasil, a iniciar-se amanhã, com término no próximo domingo. Para todos os brasileiros essa é uma data muito significativa: dia das mães e festa de Nª Srª de Fátima. E neste ano ela ficará marcada pela inauguração, pelo papa Bento 16, em Aparecida, da 5ª Conferência geral dos bispos latino-americanos, cercada de grandes expectativas.
Na noite do último domingo, em contato pelo Skype com Irmão Israel José Nery, na Sede Provincial em São Paulo, ele me informava que nas próximas duas semanas estará em Aparecida para assessorar, como teólogo e pastoralista, esse grande encontro pastoral dos nossos bispos. Disse-lhe que a escolha da sua pessoa certamente muito honra a Família Lassalista do Brasil, ao que acedeu acrescentando que significa também uma grande responsabilidade. Sem dúvida, caro Irmão Nery! Por isso rezaremos nos próximos dias também daqui pelo bom êxito desta importante reunião dos nossos pastores, a fim de que continuem firmes na sua opção bíblico-profética em favor dos nossos povos empobrecidos!
Até uma próxima oportunidade, quando voltarei a comunicar-me com mais eventos relevantes.
A todos desejo boa continuação nas suas atividades. E Boas Festas na semana e dia de La Salle, padroeiro universal dos educadores, na próxima terça-feira! Tiri tesse!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com



Comunicando de Moçambique / 12
Mangunde-Chibabava, 1º de maio de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil!
Neste dia mundial dos trabalhadores, volto a comunicar-me com vocês daqui da bela Missão São Francisco de Assis de Mangunde, “um pedaço do paraíso”, para informar dos últimos acontecimentos. Esta semana temos mais notícias, motivo pelo qual o boletim ficou mais extenso que das vezes anteriores.
Dia dos trabalhadores foi bem festejado
Como em muitos os países do mundo, aqui em Moçambique também foi feriado hoje. Como não houve aula, os alunos internos puderam levantar mais tarde que nos demais dias. Após o mata-bicho (café da manhã), iniciaram os preparativos da recreação comemorativa à data, na varanda do prédio central da Escola São Francisco de Assis. A programação, que era para iniciar pelas 9h, só iniciou umas duas horas depois, o que aqui poucas pessoas estranham, por fazer parte da cultura moçambicana. Um grupo de alunos ligados ao JOMA (Jovens para Mudança e Ação), desta vez assessorado pelo responsável do lar masculino, Elísio da Silva, apresentou aplaudida peça teatral mostrando o contraste da família moçambicana em que a mulher (e os filhos) precisam ser em tudo submissos ao marido e a outra em que a mulher já é tratada como colaboradora, tomandoparte nas decisões familiares em relação ao trabalho e sobretudo à educação dos filhos. Após o almoço, houve grande tarde desportiva, com dois jogos de futebol: um entre a equipa dos professores e seleção da 10ª Classe, com vitória dos mestres por 3x1, um dos tentos marcado pelo prof. Irmão Roberto Carlos Ramos. E à noite os professores se reuniram no seu centro social para confraternizar num jantar com porco assado ao forno.
Vocacionados de Mangunde realizaram encontro e festa
No sábado e domingo, os responsáveis pela animação vocacional reuniram mais de 30 vocacionados para refletirem sobre seu futuro vocacional. O ponto de partida foi a mensagem do papa para o 44º dia mundial de oração pelas vocações, intitulada “A vocação ao serviço da Igreja-comunhão”. O encontro culminou com um jantar na noite de domingo, numa das salas de aula da escola, com presença do padre Ottorino Poletto, diretor da Esmabama e diretor da Missão de Mangunde, da Irmã Milena, coordenadora da comunidade das Irmãs combonianas e dos Irmãos Domingos Faz-Ver e Roberto Carlos Ramos. A mite foi marcada por muita alegria, incluindo danças moçambicaqnas e moderna. Eu não pude me fazer presente porque estava “encomodado”, com ameaça de malária, que acabou não se confirmando até o momento.
Ladrão de galinhas apanhado e julgado pelo Régulo
Fato inusitado na Missão de Mangunde ocorreu na madrugada desta segunda-feira. Um morador fora da Missão foi apanhado pelas duas horas pelos guardas roubando galinhas nos arredores da casa das voluntárias Maria Palmira (enfermeira no Centro de Saúde) e Luigia Talamonti, professora de Biologia, e dos professores americanos James Kostenblat e Nathaniel Harth, do Corpo de Paz. O ladrão foi amarrado pelos dois guardas da Missão, para de manhã cedo ser conduzido ao régulo Mangunde para julgamento. Irmão Roberto Carlos e Luigia Talamonti o conduziram até lá, acompanhado das testemunhas e da ‘prova do crime’, uma galinha morta. Os dois foram os primeiros ‘musungos’ (estrangeiros brancos) a assistir tal julgamento, registrado por eles em foto digital. A sentença dada pelo régulo, após ouvir o indiciado, seus advogados e as testemunhas, foi que o ladrão devia indenizar os donos dos animais roubados naquela noite e em noites anteriores. Depois descobriu-se que o detido era guarda dum moinho do vizinho povoado Massane; para livrá-lo da prisão, seu patrão pagou fiança de 1.000,00 MT (U$ 40,00), a ser descontado do salário do larápio.


Recenseamento dos professores em meio a grande confusão
Na passada terça e quarta-feira as aulas aqui na Missão não puderam funcionar a contento, porque cerca de uma dezena de professores do Estado tiveram que se deslocar até a Vila do Búzi, distante cerca de 150km aqui de Mangunde. Embora tendo saído terça-feira de madrugada, em nossa viatura Toyota conduzida pelo Irmão Domingos, nem todos receberam seus documentos profissonais na Direção Distrital de Educação de Chibabava, decidindo então voltar pra casa (Mangunde), onde chegaram um pouco depois das 13 horas. Mas logo em seguida o diretor da ESAF recebeu mensagem via telemóvel para os professores se apresentarem ainda no mesmo dia no Búzi, onde chegaram pelas 18 horas. Ali não foram nada bem recebidos pela equipe do recenseamento, integrada por 3 pessoas, além de ficarem sem alimentação. Resultado: o recenseamento dos professores de Mangunde só acabou depois das 21 horas, quando então iniciaram a viagem de volta à Missão, onde chegaram pelas 2 horas da madrugada de quarta-feira, dia 28 de abril. Cerca de uma dezena deles apanharam muito vento frio e sereno na viatura de caixa aberta (tipo piq-up). Assim, alguns deles não tiveram condições de dar suas aulas naquela manhã, nem deixar trabalho para os alunos fazer em sala.
Teria sido muito mais prático e menos oneroso o trio do recenseamento se locomover até as escolas!... Lamentavelmente, tal solução continua fora de cogitação para as autoridades educacionais daqui!
Equipa Supervisora do Estágio visitou Mangunde
Nos dias 25 e 26 de abril, a equipa supervisora do Estágio esteve de visita à Escola São Francisco de Assis de Mangunde. Referida equipa era integrada por 5 professores do Centro de Ensino à Distância da UCM-Universidade Católica de Moçambique, coordenado pela profª Margarida Campos. Na quarta-feira de manhã cada supervisor foi assistir a aula do seu respectivo supervisionado, nas áreas de Português, Química e Biologia, História e Geografia, Matemática, Física e Desenho. E às 13h15 os 10 professores estagiários participaram duma rápida reunião de avaliação do trabalho. A coordenadora da equipa supervisora aproveitou também para algumas recomendações, sobretudo questões éticas como venda de notas para passagem de classe, assédio sexual às raparigas e consumo exagerado de álcool.
Para terminar...
Antes de terminar, dizer que nossa comunidade dos Irmãos aqui está muito unida em oração pelos 112 Irmãos do mundo lassalista reunidos em Roma para o 44º Capítulo Geral do Instituto iniciado por La Salle em 1680, na França. Todos os dias, na oração da manhã, esta é uma das intenções da nossa prece comunitária.
Até a próxima semana, quando voltarei a comunicar-me com mais eventos importantes que ocorrem cá em Mangunde e alhures... A todos desejo boa continuação nas suas atividades de cada dia! Tiri tesse!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com


Comunicando de Moçambique / 11
Mangunde-Chibabava, 23 de abril de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil!
Após pouco mais de uma semana de descanso, volto a comunicar-me com vocês daqui da bela Missão São Francisco de Assis de Mangunde, “um pedaço do paraíso”. Nesta semana nossas boas notícias se referem à ocupação desses 9 dias de descanso que tivemos entre o 1º e o 2º trimestre letivos.
Descanso merecido e bem aproveitado
Como informei no boletim anterior, este ano a tradicional interrupção das aulas do final do 1º trimestre aconteceu entre os dias 16 e 21 de abril. Segundo o planejado já duas semanas antes, a Comunidade La Salle Mangunde iniciou seu descanso já no sábado, dia 13. Um pouco depois das 8h saímos no “Toyotão La Salle” rumo à Comunidade dos Irmãos na Beira, levando na boléia mais de uma dezena de alunos internos.
Os Irmãos Domingos Faz-Ver e Roberto Carlos Ramos seguiram no domingo de manhã em ônibus da “Pantera Azul” rumo a Maputo, onde ficaram por alguns dias para passear e encaminhar documentação pessoal. Na capital do país, ambos ficaram hospedados na morada do ex-Irmão Jorge Evaristo Choma, professor na área de Filosofia em várias instituições universitárias da capital. Como o Irmão Roberto Carlos não conseguiu encaminhar a pretendida carta de condução e para aproveitar o tempo disponível, aceitou o convite do hospedeiro para acompanhá-lo em algumas turmas dos seus alunos universitários para falar-lhes sobre diversas questões que interessam ao Brasil e a Moçambique.
Eu fiquei na Beira até terça-feira, em companhia do Irmão Ivo Pavan e dos postulantes Aly Manuel Namuine e Silvério Américo Siqueira nos dois dias de retiro e descanso na praia do rio Savane, junto ao oceano Índico. De quarta a sexta-feira estive em Chimoio, Messica e Sussundenga, em visita a várias Irmãs missionárias brasileiras (Salvatorianas e de Notre Dame) conhecidas dos tempos da minha primeira estada em Moçambique, nos anos de 1996 a 2000. Em Messica conheci o centro organizado e dirigido pelas Irmãs Salvatorianas, com dois projetos de promoção humana para a população local e dos arredores: um é o Programa de Desenvolvimento Rural Agrícola Sustentável, e o outro o de Bio-Saúde. Na parte da tarde consegui entrar na bicha para uma consulta médica com a Irmã Gládis Lando e o padre jesuíta Renato Roque Barth, que há muitos anos se dedicam ao estudo e treinamento de pessoas na área da Bio-Saúde, também conhecida como Bio-energético. Estou começando a tomar os remédios indicados por eles e pretendo ajudar a divulgar esse método bio-energético de tratamentro natural, que já conheci e usei um pouco no Brasil.
E o jovem Cleber Catapan ficou descansando com os Irmãos da Beira até ontem, quando todos juntos retornamos em nosso Toyotão a Mangunde, lugar da nossa missão educativa este ano. Mas antes, no sábado, reunidos na Comunidade La Salle Beira, aproveitamos para uma celebração litúrgica antes do meio-dia, à tarde uma reunião de planejamento da Pastoral Vocacional e à noite um convívio fraternal, animado por boa música, bebidas e um churrasco preparado a capricho pelos Irmãos Roberto Carlos e Vanderlei Kraemer.
Retomando os trabalhos na Missão
Mas nem tudo parou aqui na Missão de Mangunde semana passada. Um grupo de 30 alunas e 50 alunos internos ficou aqui para trabalhos de limpeza e na machamba, como forma de pagamento das mensalidades escolares. E cerca de 15 pessoas que trabalham nas cozinhas das 4 Missões Esmabama estiveram aqui para um curso de formação humana e arte culinária, ministrado por uma equipe de 5 pessoas de Mangunde.
Hoje estamos retomando pouco a pouco as atividades na Missão, com o início das aulas do 2º trimestre letivo na Escola Secundária São Francisco de Assis, como de resto nas demais escolas do país, a encerrar-se em meados de julho. Nem todos os professores e alunos conseguiram chegar até esta manhã, devido à precariedade do transporte coletivo e a dificuldades financeiras. A ver se até quarta-feira todos chegam...
Aulas presenciais do Ensio à Distância
Como previsto no calendário do curso, nos dias 16 a 21 de abril aconteceu a 2ª etapa do programa de formação de professores, oferecido pela Esmabama e ministrado pelo Centro de Educação à Distância da Univerisdade Católica de Moçambique-UCM, com apoio da Comunidade La Salle Beira. As aulas presenciais tiveram lugar nas dependências da Escola João 23, com participação de 187 discentes, a grande maioria professores nas escolas das missões católicas do interior da Arquidiocese da Beira. A 3ª etapa do curso será no final de julho próximo, após o término das aulas do 2º trimestre letivo nas escolas.
Esses professores-alunos estão distribuídos em duas turmas: os da 1ª, mais adiantados, iniciaram o curso em 2003, e vão concluir o bacharelato em julho próximo (depois, com mais dois anos de estudo, poderão obter a licenciatura); e a 2ª turma iniciou o curso em 2005, para concluir a licenciatura em 2010.
Os Irmãos Henrique Longo e Vanderlei Kraemer colaboraram no apoio logístico nesta semana de aulas presenciais. Além disso, oferecem também o necessário acompanhamento pedagógico aos participantes do curso ao longo do ano, através de visitas aos docentes em suas respectivas escolas.
Até a próxima semana, quando voltarei a comunicar-me para contar mais boas notícias de eventos em Mangunde e alhures... A todos desejo boa continuação nas suas atividades de cada dia! Tiri tesse!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com

Nota: As edições de nº 10 a 01 seguem em outra postagem..

Nenhum comentário: