terça-feira, 22 de dezembro de 2009

boletim nº 46 - Cinquentenário das Irmãs Mercedárias em Moçambique

Comunicando de Moçambique / 46

Manga Chingussura, Cidade da Beira, aos 12 de Dezembro de 2009.

Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures! Nesse dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, volto a comunicar-me para informar da festa jubilar das Irmãs Mercedárias, realizada domingo passado aqui na Cidade da Beira.

Mercedárias festejam 50 anos de presença em Moçambique

Domingo passado, 6 de Dezembro, as Irmãs Missionárias Mercedárias, congregação de origem espanhola, festejaram o jubileu de ouro da sua presença e atuação missionária em terras moçambicanas. Na mesma celebração, 3 irmãs mercedárias moçambicanas emitiram os seus votos perpétuos. Trata-se das irmãs Elisabete Abrão, Marquinha Contente e Virgínia Marques.

A missa de ação de graças foi na igreja paroquial do Macúti, 1º bairro da Cidade da Beira, e o almoço de convívio foi servido no salão paroquial da Paróquia São Batista de Matacuane, 7º bairro da Beira. E tudo de acordo com o já tradicional horário moçambicano, ou seja, com considerável atraso: a missa, marcada para as 9 horas, iniciou meia hora depois, tendo finalizado às 13h30; e o almoço, programado para as 13 horas, começou a ser servido só às 15 horas. Irmãos Ivo Pavan e eu participamos da missa na igreja paroquial do Macúti, mas no almoço apenas eu representei os lassalistas em Moçambique.

Apesar de longa, a missa decorreu com toda a devoção e liturgia moçambicana, animada pelo coral paroquial, muito bem ensaiado e afinado. Antes da homilia do arcebispo dom Jaime Pedro Gonçalves, as três neoprofessas foram apresentadas à comunidade presente. E depois da homilia e da profissão de fé, elas emitiram os seus votos perpétuos diante do senhor arcebispo e da superiora geral da congregação.

A igreja paroquial do Macúti estava muito bem ornamentada, com várias frases alusivas ao jubileu de ouro das Mercedárias no grande painel do presbitério, que fiz questão de anotar:

· ANUNCIAR E LIBERTAR COM TERNURA E MISERICÓRDIA

· 50 ANOS COMO MULHERES DE MERCÊ ENTRE NOSSOS IRMÃOS MOÇAMBICANOS

· OBRIGADO, GRACIAS, TAKUTA, KANIMAMBO PELOS 50 ANOS DE PRESENÇA MISSIONÁRIA EM MOÇAMBIQUE.

Já no salão paroquial de Matacuane, anotei as seguintes frases dos vários cartazes fixados nas paredes:

· 50 ANOS DE ANÚNCIO E LIBERTAÇÃO DE MOÇAMBIQUE.

· MARIA MERCÊ, MISERICÓRDIA E TERNURA DE DEUS, INSTA-NOS AO ANÚNCIO PROFÉTICO E SERVIÇO AOS MARGINALIZADOS.

· MOÇAMBIQUE AGRADECE AS PIONEIRAS MERCEDÁRIAS ANUNICAÇÃO PALÁCIOS, MARIA ABELLA, FELISA MARTIN E INÊS ORENACHEA.

Um pouco depois do corte do bolo, quando já passavam das 17 horas, me retirei do convívio, que ainda prosseguiu com a abertura de algumas garrafas de champanhe e de diversas apresentações artísticas, que só terminaram depois do sol posto.

Moçambicanos homenageiam missionários brasileiros

Nos arredores da Missão de Mangunde nasceu poucas semanas atrás o 1º Roberto Carlos. Dando esse nome ao seu filho, seus pais quiseram homenagear o Irmão Roberto Carlos Ramos, que atua nessa missão desde fevereiro de 2007.

Já aqui na Cidade da Beira, na zona do Chimpaca do 16º Bairro da Manga Chingussura há um menino de quase um ano de idade chamado Hugo, com o qual a mãe quis recordar o meu nome e minhas freqüentes visitas às crianças dessa zona nos últimos dois anos.

Há mais de 10 anos atrás, a última irmãzinha do ex-irmão António Domingos Braço recebeu o nome de Elzi, em homenagem à Irmã Elzi Bittencourt, das Salvatorianas de Chimoio. Na época outra mana do então irmão Braço era postulante e noviça dessa congregação.

É uma bonita forma dessas famílias moçambicanas recordar os missionários que marcam ou marcaram as suas vidas!

Por hoje é tudo. Na próxima semana espero voltar a comunicar-me para informar sobre a graduação dos professores da UMC-Esmabama-La Salle, programada para o próximo sábado, 19 de dezembro.

Boa continuação nos preparativos do Natal! E grande abraço às amigas e aos amigos, de longe e de perto!

Fraternalmente,

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC

Jornalista: Reg. 4065 DRT-RS / E-mail pessoal: hbmom47@gmail.com

E-mail corportativo: hugo.mombach@lasalle.edu.org / Blog pessoal: http://www.hbmom47.blogspot.com

Nenhum comentário: