terça-feira, 22 de dezembro de 2009

boletim nº 47: graduação na UCM e visita do Ir. Jardelino a Beira

Comunicando de Moçambique / 47

Manga Chingussura, Cidade da Beira, aos 22 de Dezembro de 2009.

Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures! Já bem próximos do Natal, volto a comunicar-me para informar da festa de formatura da 1ª turma de licenciados em educação da UCM-La Salle-Esmabama, que aconteceu sábado passado aqui na Cidade da Beira, bem como da visita do novo provincial lassalista de Porto Alegre, Irmão Jardelino Menegat.

UCM graduou primeiros licenciados em Educação

Sábado passado, 19 de Dezembro, a Universidade Católica de Moçambique, em parceria com a Associação Moçambicana de Educadores Lassalistas (AMEL) e a Associação Esmabama, realizou a graduação do 1º grupo de professores licenciados em Educação. A cerimônia teve lugar no pátio interno do Centro Pastoral Dom Sebastião, ao lado do Paço Episcopal, onde funciona o Centro de Ensino à Distância (CED), criado na Beira no 2º semestre de 2003 pela Faculdade de Educação da UCM. Em dois painéis fixados acima da mesa do altar, os dizeres: “UCM na vanguarda da formação à distância” e “A prevenção do HIV/SIDA é uma responsabilidade de todos nós”. Segundo informações reveladas à imprensa da Beira pelo reitor da UCM, dr. padre Alberto Ferreira, atualmente o CED conta com cerca de 3.000 estudantes provenientes de todo o país, número que poderá crescer para 5.000 em 2010.

A festa de graduação teve início às 8h30 com uma missa de ação de graças, presidida pelo reitor do Seminário Bom Pastor da Beira, padre Luís Alberto, em representação do chanceler da UCM, dom Jaime Pedro Gonçalves. E pelas 10h30 iniciou a cerimônia de graduação, com a entrega dos diplomas, o juramento dos graduandos e a leitura de mensagens. Esse ato se estendeu até pelas 15 horas, terminando com o tradicional “copo d’água” (almoço de confraternização), servido em duas das salas de aula do Centro de Ensino à Distância.

No total, foram 80 os novos professores graduados em 7 diferentes disciplinas: 19 em Português, 12 em História, 14 em Geografia, 15 em Matemática, 7 em Física, 12 em Biologia e 1 em Química. Desses 80 novos professores licenciados, 9 lecionam na Escola João 23, 4 na Missão de Estaquinha, 3 em Machanga, 10 em Barada e 5 em Mangunde. Os demais atuam em outras escolas da Beira e em várias Missões do interior das províncias de Sofala e Inhambane. De referir ainda que houve dois graduandos não ligados à Esmabama, sendo uma professora de Química e um professor de Português.

Exitosa a visita do novo Provincial aos Irmãos em Moçambique

Irmão Jardelino Menegat terminou nesta manhã de terça-feira a sua ‘visita-relâmpago’ à Missão Lassalista de Moçambique, iniciada na tarde do sábado passado, dia 19 de Dezembro. Mesmo rápida, sua visita foi ótima! Porque agora tudo está mais claro e sereno para os Irmãos do Setor, tanto para os que voltam como para os que ficam e virão do Brasil em janeiro próximo. De esperar que esse clima de bom entendimento dure por longo tempo, ainda mais com o retiro que os Irmãos farão na próxima semana em Marera, interior de Chimoio.

Nos 2,5 dias de sua visita a Beira, o novo Provincial nomeado realizou 6 reuniões comunitárias com os 10 Irmãos de momento presentes na Missão de Moçambique. E os assuntos mais quentes foram a situação atual da Missão e os passos que se podem visualizar para o futuro. Nesta linha, estiveram em debate e foram dados os necessários encaminhamentos à abertura confirmada para janeiro da Comunidade La Salle em Nampula, o possível encerramento da Comunidade La Salle de Mangunde nos próximos anos e a organização das 3 comunidades lassalistas em Moçambique para 2010.

Momento significativo da visita do novo provincial foi a missa às 6 horas desta manhã, na capela da casa, presidida pelo padre Theo van Zoogel, dos Sagrados Corações, que foi nosso capelão no 2º semestre deste ano. No momento da ação de graças, Irmão Jardelino fez o envio dos Irmãos para suas novas funções e comunidades, mediante a entrega das nomeações e transferências para 2010. Assim, Irmão Armando Manuel, além de continuar diretor da Escola João 23, recebeu a nomeação para ser Vice Regional de Moçambique (o novo Regional será o Irmão Silésio Luís Follmann, que vem do Brasil a Beira no final de janeiro próximo); o Irmão Domingos Pedro Zina Faz-Ver recebeu a nomeação para diretor do Pré-Postulado na Beira; e os Irmãos Lúcio Pauli e Felipe André Angst para diretores das comunidades dos Irmãos de Mangunde e de Nampula, respectivamente. E os Irmãos Lúcio Pauli e António Luís Rosa receberam a transferência para Mangunde, Gildo Alfândega, Felipe Angst e Venâncio Malôa para Nampula, e Ivo Pavan para a Comunidade La Salle Beira. E o Irmão Roberto Carlos Ramos continua na Missão de Mangunde pelo 4º ano consecutivo.

Outro momento marcante foi o jantar de confraternização na noite de ontem, com a presença do padre Ottorino Poletto. Como já referi em boletins anteriores, padre Ottorino é o diretor geral da Associação Esmabama, com a qual os Irmãos de La Salle trabalham em parceria desde a sua fundação em Moçambique, ainda no final dos anos 1990. Já no final da janta, fiz questão de entregar ao padre Ottorino um leque moçambicano que usei algumas vezes nos dias de calor no Brasil, para amenizar o suor.

E esta manhã, após o matabicho, mais uma hora de encontro comunitário com Irmão Jardelino para os acertos e recomendações finais. Na ocasião o novo Provincial voltou a insistir na necessidade de sermos autênticos religiosos e não apenas bons profissionais e cultivar intensa vida de oração pessoal e comunitária e testemunho evangélico. Mencionou também o necessário cuidado a ter em nossa vida afetiva, na vida comunitária fraterna e na transparência em nossos relacionamentos e uso do dinheiro e bens materiais, que devem servir de suporte da nossa missão educativa lassalista.

Por hoje é tudo. Na próxima semana espero voltar a comunicar-me para informar sobre minha viagem de volta a Porto Alegre, no próximo domingo e segunda-feira.

Grande abraço às amigas e aos amigos de longe e de perto, acompanhados dos meus melhores votos de Boas Festas de Natal e Ano Novo! Fraternalmente,

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC

Jornalista: Reg. 4065 DRT-RS / E-mail pessoal: hbmom47@gmail.com

E-mail corportativo: hugo.mombach@lasalle.edu.org / Blog pessoal: http://www.hbmom47.blogspot.com

Nenhum comentário: