quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Boletim 45, de 27 de novembro 2009

Comunicando de Moçambique / 45
Manga Chingussura, Cidade da Beira, aos 27 de Novembro de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures! Faltando hoje apenas um mês para minha volta à pátria, venho com algumas boas notícias sobre nosso trabalho educativo e missionário em terra moçambicana nesta virada do ano.
Exames de 2ª época na próxima semana
Segunda-feira próxima, dia 30 de Novembro, começam os exames de 2ª época para os alunos que ainda não conseguiram aprovação em alguma disciplina nos exames de 1ª época, realizados no começo do mês. Para os alunos da Primária (5ª e 7ª classes), esses exames já terminam no dia 2 de Dezembro; mas para os da Secundária (10ª e 12ª classes), eles se estendem até 4, sexta-feira.
Comunidade lassalista em Nampula já em 2010
Domingo e segunda-feira passada os irmãos Felipe Angst e Roberto Carlos Ramos estiveram de novo em Nampula para dar continuidade aos encaminhamentos já feitos em vista da nova comunidade e futura escola naquela província nortenha de Moçambique. Além da audiência e almoço com o arcebispo dom Tomé Makhweliha, os dois Irmãos foram conhecer o Centro Catequético Anchilo e o futuro terreno a ser adquirido para a AMEL. Em Anchilo escolheram duas casas para servir de residência provisória para os Irmãos já no próximo ano, até que seja construída a residência definitiva. Para integrar essa nova comunidade em Nampula o Irmão Jardelino Menegat, novo provincial eleito, destacou os Irmãos Felipe Angst (diretor), Gildo Caguinoniua Alfândega e Venâncio Bernardino Malôa. Nos dias 19 a 22 de dezembro o irmão Jardelino estará de novo visitando os Irmãos daqui, para os necessários encaminhamentos e orientações.
Demais comunidades lassalistas em Moçambique para 2010
Com a decisão da vinda de mais dois Irmãos brasileiros no final de janeiro próximo, em 2010 serão 11 Irmãos lassalistas a trabalhar em Moçambique. Trata-se dos Irmãos Silésio Luís Follmann e Raimundo da Silva Aguiar, este da Província Lassalista de São Paulo. Irmão Silésio já trabalhou aqui em 2001 e 2002 como formador e diretor pedagógico da EJ23; além de ser o novo diretor da Comunidade La Salle Beira, foi também escolhido para ser o representante ou delegado do Irmão Provincial, função exercida nos últimos 3 anos pelo Irmão Henrique José Longo, que voltou a Porto Alegre no começo do mês. Já o Irmão Raimundo será uma força jovem vinda da província coirmã de São Paulo, que nos últimos dois anos estava sem algum de seus membros em terra moçambicana.
No e-mail enviado de Porto Alegre dia 24, terça-feira, o Irmão Jardelino deu a conhecer também os integrantes das comunidades da Beira e Mangunde para o próximo ano. Aqui na Beira ficarão 5 Irmãos: Silésio Luís Follmann, Raimundo da Silva Aguiar, Armando Manuel como diretor da EJ23, Domingos Faz-Ver e Ivo Pavan como formadores dos pré-Postulantes. Em Mangunde vão atuar os Irmãos Lúcio Pauli como diretor da comunidade religiosa, António Luís Rosa como diretor geral da escola e Roberto Carlos Ramos como diretor pedagógico.

Retiro dos Irmãos moçambicanos no começo de Janeiro
Logo depois do Ano Novo, nos dias 3 a 8 de Janeiro os Irmãos Lassalistas em Moçambique farão o seu retiro anual, de novo em Marera, como no final de 2007. Como naquela época ainda não terão a presença do novo diretor, foi escolhido o Irmão Domingos Pedro Zina Faz-Ver para coordenar esse retiro. O tema será o mesmo de Porto Alegre – Seguir Jesus, uma vida religiosa místico-profética a serviço da vida –, mas também assuntos da realidade moçambicana estarão na pauta das reflexões e orações daqueles dias. Como se faz necessário algum dos Irmãos estar na casa, o Irmão Ivo Pavan se ofereceu para dar o necessário atendimento na EJ23 nos dias em que os demais Irmãos estarão ausentes; por isso ele fará seu retiro antes, nos dias 16 a 21 de dezembro, no Centro de Nazaré, local onde há 12 anos atrás ele iniciava o Noviciado lassalista para os 3 primeiros postulantes moçambicanos.

Volto pela 5ª vez a Cerro Largo
Num 2º e-mail desta terça-feira, o novo provincial Irmão Jardelino me informou o local onde vou morar e trabalhar na animação vocacional a partir do começo do próximo ano. Volto pela 5ª vez à Comunidade La Salle de Cerro Largo, na diocese missioneira de Santo Ângelo. Mas antes vou precisar de algum tempo para revisão da saúde e visita a alguns dos meus familiares e parentes mais próximos. Para o retiro anual estou inscrito no grupo 5, em Criúva, entre os dias 17 a 23 de janeiro, sob a coordenação do Irmão Olavo José Dalvit, novo ecônomo provincial nomeado.
Por hoje é tudo. Se houver alguma notícia importante, volto a comunicar-me em dezembro. Bom término do ano letivo para quem estuda ou trabalha em escola! Grande abraço às amigas e aos amigos, de longe e de perto!
Fraternalmente,

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC
Jornalista: Reg. 4065 DRT-RS / E-mail pessoal: hbmom47@gmail.com
E-mail corportativo: hugo.mombach@lasalle.edu.org / Blog pessoal: http://www.hbmom47.blogspot.com

Nenhum comentário: