terça-feira, 10 de novembro de 2009

Boletim 44 de 10 nov 2009

Comunicando de Moçambique / 44
Manga Chingussura, Cidade da Beira, aos 10 de Novembro de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Exames nacionais em andamento em todo o país
Ontem, dia 9, terminaram os exames finais de 1ª época para os alunos da 10ª e 12ª classes, iniciados na terça-feira da semana passada, dia 3, em todo o país. De amanhã até sexta-feira será a vez dos alunos da 5ª e 7ª classes prestarem os exames finais de 1ª época em Português, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Sociais. Esses exames finais são obrigatórios para todos os alunos que concluem o ensino Primário, Secundário e Pré-universitário sem alcançar média 14; só ficam dispensados os poucos alunos que conseguem média 14 ou acima. De lembrar que em Moçambique a avaliação de toda e qualquer prova é sempre sobre 20 pontos.
E para quem não conseguiu aprovar em alguma disciplina na 1ª época, há nova chance, nos exames de 2ª época, marcados para dias 30 de novembro a 02 de dezembro (5ª e 7ª classes) e 04 de dezembro (10ª e 12ª classes). Para os alunos finalistas da 12ª classe, este foi a 2ª vez em que fizeram os exames no sistema de múltipla escolha, em que os alunos entregam apenas o cartão de respostas, para correção dos professores nas escolas.
Na Escola João 23 funcionaram de 6 a 9 júris, dependendo do número de alunos inscritos nas diversas disciplinas. Cada júri tinha de 25 a 30 alunos, com 2 professores vigilantes. Na 12ª classe foram mais de 250 alunos inscritos, e na 10ª chegaram a pouco mais de 150. Já na ESFA de Mangunde houve cerca de 200 alunos a prestar esses exames.
Em todo o país são cerca de 1,4 milhão de alunos a prestar esses exames finais, em 16.200 centros. Só na província de Sofala se inscreveram 28.244 alunos em 62 centros, sendo 18.681 da 10ª classe e 9.563 da 12ª (finalistas). Os exames são elaborados e impressos em Maputo, e depois distribuídos às direções provinciais de Educação das 10 províncias. Tal trabalho envolveu cerca de 800 mil funcionários do MEC (ministérios da educação e cultura), segundo informou à imprensa moçambicana o ministro Aires Ali.

Duas jovens entraram em trabalho de parto durante exames na escola

Essa notícia curiosa veio da BBC da passada sexta-feira, dia 6 de novembro. O fato ocorreu em Angola, um dos 5 países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP):
Duas adolescentes em Uganda entraram em trabalho de parto durante provas finais nas escolas onde estudavam, deram à luz e voltaram no mesmo dia para terminar os testes. O caso teve grande repercussão no país. Segundo o correspondente da BBC em Uganda, Joshua Mmali, muitos no país africano ficaram impressionados com a determinação das duas estudantes.
O primeiro caso ocorreu na área rural de Masindi, na segunda-feira. Fiona Bbaale, de 18 anos, começou a ficar inquieta durante a prova realizada na Escola Primária de Kiryandongo, chamando a atenção dos supervisores. Enquanto os colegas continuaram com a prova, Bbaale foi levada ao hospital local, onde deu à luz uma menina chamada Nambuuzo, que significa ‘nascida durante a prova’. Mãe e filha estavam bem, mas Bbaale não teve muito tempo para ficar com a recém-nascida. Ela voltou rapidamente para a escola e fez a prova de Inglês na mesma tarde. Médicos cuidaram da criança durante a ausência da mãe.
No dia seguinte uma outra aluna deu à luz um menino, em Kibaale, entre as provas de Matemática e Ciências. As duas jovens mães faziam os exames finais do ensino primário, que ocorrem nesta época do ano no país inteiro. No total, de acordo com o site www.allafrica.com, 516.890 alunos fizeram as provas finais do ensino primário no país. Segundo Mmali, nas áreas rurais de Uganda é comum meninas de até 18 anos frequentarem a escola primária.
Aniversário e despedida a festejar
Amanhã à tarde chegam outra vez a Beira os três coirmãos da Comunidade La Salle Mangunde. Isso porque na quinta-feira à noite vamos ter novo convívio entre todos os Irmãos do Setor Moçambique, com duas motivações importantes: celebrar o 29º aniversário natalício do jovem Irmão Roberto Carlos Ramos, que transcorre hoje; e celebrar a despedida do Irmão Henrique José Longo, que na sexta-feira à tarde viaja a Johannesburgo, e na manhã seguinte rumo a São Paulo e Porto Alegre. Já na próxima segunda-feira o Irmão Felipe Angst viaja de autocarro a Nampula, para dar continuidade aos encaminhamentos já feitos anteriormente pelo Irmão Henrique para a instalação de uma 4ª comunidade lassalista em Moçambique, provavelmente já no próximo ano.

Era tudo por hoje. Bom término do ano letivo para quem estuda ou trabalha em escola! Grande abraço às amigas e aos amigos, de longe e de perto! Fraternalmente,

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC
Jornalista: Reg. 4065 DRT-RS / E-mail: hbmom47@gmail.com
Blog: http://www.hbmom47.blogspot.com / Google Talk: hbmom / MSN: hbmom47

Nenhum comentário: