segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Comunicando de Moçambique / 43
Manga Chingussura, Cidade da Beira, aos 9 de Novembro de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Domingo de Crismas na paróquia São Benedito da Manga
Ontem, o domingo ensolarado na Beira foi também um dia festivo para a Paróquia São Benedito da Manga. Isso por causa da Crisma de 154 jovens e adultos que se prepararam durante 3 longos anos de catequese para receber esse sacramento. De lamentar que a missa, programada para iniciar às 9h30, só começou perto das 11 horas, devido ao atraso do senhor arcebispo, vindo nessa mesma manhã de Maputo, onde esteve participando da Plenária da CEM (conferência episcopal de Moçambique). Assim mesmo, toda a gente ficou pacientemente à espera do grande momento em que um grupo tão grande e significativo de crismandos recebeu a imposição do óleo sagrado das mãos do bispo. A celebração decorreu muito animada, ao som dos cantos e batuques do coral paroquial. Já eram quase 15 horas quando a missa terminou, debaixo da sombra das muitas mangueiras e coqueiros ao lado da igreja paroquial. Seguiu-se então o almoço, trazido pelas famílias de suas casas, também debaixo das mangueiras. Quando as últimas pessoas se retiraram, já passavam das 17 horas. Pelas 16h30, ao dar uma volta pelos arredores da igreja, fui descobrir que entre os crismados estava também a senhora Berta Torrezão, veterana professora primária da Escola João 23.

Irmão Ivo Pavan viajou a Togo e Burkina Faso
No sábado, logo depois do meio-dia, o Irmão Ivo Pavan, que desde 1995 atua na formação dos candidatos moçambicanos a Irmão Lasslista, viajou da Beira a Johanesburgo. De lá seguiu à noite rumo a Acra, capital do Gana, de onde seguiu ontem de noite até Togoville, no Togo. E dali segue logo mais à tarde rumo a Bobodiolasso, em Burkina Faso, para participar do encontro de diretores de Postulado e responsáveis de postulantes na RELAF (região lassalista africana). O encontro começa dia 11, quarta-feira, e vai até dia 17, terça-feira da outra semana. Na agenda do referido encontro estarão os seguintes assuntos: itinerário seguido pelos candidatos para chegar ao Postulado, como os postulantes chegam ao Noviciado, maturidade humana dos postulantes e avaliação da vida de oração, da vida comunitária, do programa de formação e das atividades apostólicas no Postulado. Ainda: critérios de utilização das novas tecnologias de comunicação como celular, computador e internet, acompanhamento pessoal e comunitário dos postulantes a serviço do seu amadurecimento pessoal e do discernimento vocacional e recomendações para melhorar nossas estruturas do Postulado. Depois do encontro em Bobo Diolasso, Burkina, Irmão Ivo vai aproveitar para conhecer as instalações da casa do Postulado de Togoville. Isso porque é para ali que irão os próximos candidatos lassalistas moçambicanos para seguirem o ano de Postulado, para depois seguirem ao Noviciado francófono de Bobo Diolasso, em Burkina Faso. Irmão Ivo chegará de volta a Beira no sábado da próxima semana, dia 21 de novembro.

Mais algumas novidades de Mangunde
Excursão dos alunos finalistas a Chimoio
No passeio a Chimoio, nos dias 16 a 18 de Outubro, participaram os 36 alunos da 12ª classe da Escola São Francisco de Assis, os 3 Irmãos da Comunidade La Salle Mangunde e um professor. “Fomos até Machipanda, na fronteira com o Zimbábwè, visitamos a Missão de Jécua e a praça de Manica, e subimos a montanha Chimanimani para apreciar a arte rupestre lá existente”, relata o Irmão Felipe Angst, que pela primeira vez participou desse tipo de passeio em Moçambique. “No outro dia conhecemos a usinja hidrelétrica de Chicamba e a cidade de Chimoio. As noites foram regadas com danças, cantos, música e muita animação, num clima festivo”, conclui Irmão Felipe. Nos dois pernoites em Chimoio, ficaram hospedados na Escola Primária Rufaro, cuja direção está aos cuidados das Irmãs Salvatorianas, vindas do Brasil também em 1992, como os Lassalistas. O grupo voltou a Mangunde no domingo de manhã, satisfeitos e realizados com a convivência havida e os lugares e pessoas visitadas.
Chegou energia elétrica 24 x 24 horas
Agora a grande Missão de Mangunde conta com energia elétrica dia e noite. Na penúltima semana antes das eleições presidenciais, em 3-4 dias foram plantados os postes e estendida a fiação elétrica. A luz elétrica chegou a Mangunde ainda antes das eleições do dia 28 de outubro último. Agora os Irmãos estão a reivindicar geladeira e ventiladores para amainar o calor que já se faz sentir nessa época. Até o momento, energia elétrica só funcionava na Missão com gerador alimentado por gasóleo (óleo diesel) e placas de energia solar, mas esta apenas na casa das Irmãs e dos Irmãos.
Passeio à praia de Inhassoro
No último final de semana de outubro, os Irmãos de Mangunde foram descansar na vizinha província de Inhambane. Mais precisamente na praia de Inhassoro, uma estância turística muito procurada e apreciada na estação de mais calor. Irmão Felipe contou que o passeio “animou mesmo! E foi tão extraordinário este acontecimento que o dia foi atípico: choveu muito até em Mangunde”!
Dois falecimentos na EJ23
Em menos de um mês, tivemos dois falecimentos de pessoas ligadas à nossa Escola João 23. Na manhã do dia 18 de Outubro faleceu a jovem Beatriz Solange da Costa Pombo, em conseqüência de acidente de trânsito na tarde anterior; ela freqüentava a 11ª classe, turma 111, onde era muito estimada e querida, tanto por parte dos professores como dos colegas. E na terça-feira da semana passada, dia 3 de novembro, faleceu o senhor Alberto Mortar, dos mais antigos funcionários da escola, afeto ao setor de limpeza; embora funcionário do Estado, gostava muito do seu trabalho na Escola João 23, de onde planeava se “reformar” (aposentar) em breve.

Festa de formatura dos aluninhos do Pré
No sábado retrasado, 31 de outubro, aconteceu a 2ª festa de formatura de alunos do Pré da Escola João 23, aprovados para se matricular no próximo ano na 1ª classe. Apesar da chuva que veio de surpresa já de madrugada, a festa não perdeu seu encanto, sobretudo para os orgulhosos pais que viram seus filhos aptos a ingressar no ensino primário. A cerimônia iniciou um pouco depois das 9 horas da manhã, com a entrega do diploma pelo diretor da escola, irmão Armando Manuel a cada um dos 110 pequenos formandos. Após algumas apresentações artísticas, seguiu o almoço de confraternização, que se prolongou até quase à noite, com música e danças típicas.

Para finalizar, breve mensagem para pensar e agir
A frase é do grande escritor latino-americano Gabriel Garcia Márquez: “É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver”.

Por hoje era isso. Para amanhã estou preparando novo boletim, com algumas notícias novas e outras mais antigas. Bom término do ano letivo para quem estuda ou trabalha em escola! Grande abraço a todas as amigas e amigos, de longe e de perto! Fraternalmente,

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC
Jornalista: Reg. 4065 DRT-RS / E-mail: hbmom47@gmail.com
Blog: http://www.hbmom47.blogspot.com / Google Talk: hbmom / MSN: hbmom47

Nenhum comentário: