quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jesus Cristo é o aniversariante no Natal

Ontem encontrei na catolicanet interessante artigo do confrade Irmão Nery nos lembrando que no Natal o aniversariante é Jesus Cristo... portanto, nada de papai ou mamãe noel (ou pai e mãe natal como falam aqui em Moçambique e em Portugal)!
No Natal o aniversariante do dia é Jesus Cristo
Irmão Nery fsc – 22/12/2008
Renovar o ato de fé
Frei Raniero Cantalamessa, OFMcap, nos dá um depoimento que pode nos ajudar na preparação da festa cristã do Natal: “Em um dos últimos Natais, participava da Missa de meia-noite, presidida pelo Papa na Basílica São Pedro, em Roma. Quando chegou o momento do canto que apresenta o calendário cristão para situar a magna data, a letra, dessa vez me chamou mais a atenção:
«Muitos séculos depois da criação do mundo... Treze séculos após a caminhada do povo de Deus na saída do Egito... No ano 752 da fundação de Roma... No ano 42 do império de César Augusto, Jesus Cristo, Deus eterno e Filho do eterno Pai, havendo sido concebido por obra do Espírito Santo, passados os nove meses, em Belém da Judéia, nasceu da Virgem Maria, feito homem».
Ao ouvir estas últimas palavras experimentei o que se chama «a unção da fé»: uma repentina clareza interior pela qual se diz a si mesmo: «É verdade! É tudo verdade! Não são só palavras. Deus veio verdadeiramente à nossa terra». E uma comoção inesperada me atravessou por completo, e eu só podia dizer: «Obrigado, Santíssima Trindade! E obrigado também a ti, Santa Mãe de Deus!»
Celebrar o aniversário de Jesus
A cada ano temos o privilégio de celebrar o milagre maior de termos nascido e de estar vivos para agradecer um ano que findou e dar início a uma nova etapa de nossa vida. Com alegria, junto a parentes e amigos, cantamos o “Parabéns a você” e, orando, acrescentamos esta letra: “Com imensa alegria, suplicamos aos Céus, proteção de Maria, e as bênçãos de Deus!” Afinal desejamos que Deus nos abençoe ao longo do novo ano, que nos dá a graça de começar.
Nós, cristãos, celebramos todos os anos o aniversário de Jesus de Nazaré, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, que nasceu de Maria, viveu e testemunhou na pobreza e com os pobres, ensinou o que de melhor se tem como mensagem de vida neste mundo, não foi aceito por alguns e aceito por outros, morreu de modo cruel, mas ressuscitou e foi glorificado.
Natal é primeiramente o dia do aniversariante, Jesus Cristo, que acreditamos estar vivo e no meio de nós. É oportunidade de experimentar o frêmito da renovação da fé, o sentimento de gratidão e de reiterar nosso compromisso a favor da vida, vida de qualidade para todos os seres deste planeta, principalmente do ser humano, que precisa ter vida plena, biológica, afetiva, intelectiva, social, ecológica, espiritual.
Natal, festa de família
Um tom específico da celebração de aniversário é a atenção à importância do milagre da vida, do amor conjugal, da união familiar e da generosidade do casal em gerar e educar filhos. Hoje, o comércio, de modo extraordinariamente astuto e criativo, explora as datas cristãs, e o Natal é uma das principais para mobilizar a sociedade do consumo.
Cabe a nós, discípulos missionários do Senhor, evangelizar, propor criativamente a Boa Notícia de Jesus, também levando em consideração tudo o que o comércio coloca de visual, gustativo e auditivo a partir do Natal. Muitos símbolos usados são cristãos e podemos propor outros, que comento no livro “Natal, teologia, tradição e símbolos” da Editora Santuário.
Parabéns, Jesus! Obrigado, Maria! Obrigado, Senhor, pelo dom da vida e da fé!
Extraído do jornal O Lutador , de Belo Horizonte (MG)

2 comentários:

Sol Maria Rodrigues disse...

Olá irmão, paz e bem.
Não consegui abrir sua mensagem: Jesus é o aniversariante. Teria como enviar para mim por e-mail? solys2002@hotmail.com.
Gostei do seu espaço, virei visitar mais vezes. Vá no meu também: solipoesiaeprosa.blogspot.com
Um fraterno abraço
Solineide Maria
19/12/2009

Sol Maria Rodrigues disse...

Olá irmão, paz e bem.
Não consegui abrir sua mensagem: Jesus é o aniversariante. Teria como enviar para mim por e-mail? solys2002@hotmail.com.
Gostei do seu espaço, virei visitar mais vezes. Vá no meu também: solipoesiaeprosa.blogspot.com
Um fraterno abraço
Solineide Maria
19/12/2009