segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

boletim

Comunicando de Moçambique / 30
Manga Chingussura, Beira, 22 de Novembro de 2008.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Volto a comunicar-me com vocês, desta vez para contar como foi o encontro em Nairobi, semana passada, além de algumas outras notícias curtas. Por aqui o calor já está muito forte, e a falta de chuva já começa a preocupar. Muitas plantas já secaram e até as árvores frutíferas já começam a murchar... Enquanto isso, em outras regiões do mundo há chuva demais, fazendo até estragos nas casas e infra-estruturas das populações.
Minha participação no Encontro da Relaf em Nairobi
· Viagem: ela decorreu bem, apesar dos atrasos e longas esperas nos aeroportos. Já na saída da Beira para Maputo, no sábado, dia 8, houve atraso de quase duas horas. Em Maputo estive hospedado na bela comunidade das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus; irmãs Alice e Noemi me buscaram no aeroporto, e na manhã de domingo me levaram de volta cedo para embarcar a Johannesburgo. Ali houve atraso de duas horas na saída prevista para Nairobi; no aeroporto de Johannesburgo encontrei duas moças que também viajaram a trabalho em Nairobi, e acabamos almoçando juntos num restaurante por conta da Kenya Airlines, a empresa que nos transportou. Na chegada, antes de sair do aeroporto, mais uma hora de espera até conseguir pagar o visto de entrada no país. Na viagem de volta, segunda-feira, dia 17, só precisei apanhar dois aviões, de Nairobi a Johannesburgo e desta cidade direto a Beira, mas nos dois aeroportos houve atraso de duas horas na partida dos aviões. Assim, cheguei a Beira já de noite, junto com um padre e duas leigas consagradas do Brasil que vinham a Chimoio, para ajudar o bispo local numa obra de atendimento a crianças de rua daquela diocese; os três tinham saído domingo de Milão rumo a Beira, passando por Londres e Johannesburgo, e aí perderam o vôo da manhã até Beira, por conta também doe atraso do avião vindo de Londres...
· Participantes: ao todo foram 27 Irmãos, incluídos o superior geral, o vigário geral e seus 8 conselheiros – os 4 de Roma e os 5 das responsáveis das regiões. Para mim foi uma bela surpresa encontrar meu primo Irmão Edgar Nicodem, conselheiro da América Latina, com residência em Bogotá, Colômbia.
· Experiência: o encontro marcou o término da visita do Irmão Superior Geral à RELAF, iniciada em março passado pelo Madagascar, África do Sul e Moçambique. Para mim foi uma experiência muito enriquecedora. Nunca tinha estado num encontro semelhante... reencontrar alguns conhecidos mais antigos e, sobretudo, conhecer gente nova com a mema missão de construir um mundo diferente através da educação humana e cristã. Por isso, agradeço aos coirmãos de Moçambique que me oportunizaram tal experiência!
· Local: o encontro foi nos dias 12 a 15 de novembro, na casa de retiros Savelberg Retreat Center, das Pequenas Irmãs de São José (Little Sisters of St. Joseph), a uns 10 km do De La Salle Center, onde funciona o Escolasticado do distrito Charles Lwanga, onde fiquei duas noites hospedado, na chegada e na saída. A casa é ótima para esse tipo de encontros, silenciosa e muito funcional.
· Línguas usadas na comunicação: inglês e francês, com tradução sequencial, ou seja: após uma ou duas frases, a pessoa tinha que esperar que outra fizesse a tradução; alguns Irmãos até conseguiam traduzir eles mesmos do inglês ao francês e vice-versa. Nas conversas informais pude falar ainda o português (com Irmão Edgar), espanhol (com os Irmãos espanhóis que trabalham na Guiné Equatorial) e alemão (com os Irmãos Edgar, o conselheiro Irmãos Claude Reinhardt e o ex-conselheiro Irmão Marc Hofer e atual coordenador da formação em Lwanga).
· Temas tratados: Análise do relatório do encontro anterior, em Douala, capital de Camarões, de 9 a 14 de maio de 2002: o que mudou desde então; política de gestão; seguridade social, propriedades, dívidas e relacionamento com os familiares dos Irmãos; avalilação da vida interior e da vida comunitária dos Irmãos; unidade da RELAF, associação e família lassalista na RELAF; e alguns questionamentos ao superior geral e seu conselho.
· Metodologia de trabalho: após a sessão de abertura, na terça-feira, dia 12, com duração apoximada de uma hora, houve trabalho em 4 pequenos grupos, seguida da apresentação do relato de cada grupo e posterior debate. Cada dia houve 4 sessões de trabalho, sendo duas de manhã (com início às 8h45 e término às 12h30, com intervalo de meia hora para lanche e conversa informal) e duas de tarde (início às 15h e término às 18h30, idem). Toda as manhãs tivemos missa na casa e à tarde, oração da noite pessoal. Ao chegarmos a Nairobi, fomos informados de que o conselheiro da Relaf, Irmão Gabriel Somé, estava hospitalizado há uma semana; e ele só teve alta na quinta-feira, e no dia seguinte veio participar do restante do encontro. Mas mesmo assim, a reunião foi exitosa, graças ao trabalho do secretário, Irmão Mário Mboya, auxiliado pelos Irmãos Roger, provincial do Congo, e Thomas Johnston, vigário geral.
· Turismo: Na quinta-feira de tarde realizamos um passeio, indo assistir uma apresentação de dança típica africana queniana com acrobacias. Depois visitamos o Tangaza College, uma instituição de nível superior mantida por 19 congregações religiosas, entre as quais os Lassalistas. Alguns Irmãos africanos frequentam cursos nessa institutição, como o Irmão Mário Mboya, congolês e secretário da RELAF, que ajudou a coordenar o encontro; ele acaba de concluir ali o seu curso universitário.
· Situação atual: a RELAF (Região Lassalista Africana) é constituída por duas sub-regiões, reunindo de um lado os setores e distritos de fala anglófona e, de outro, os de fala francófona. A sub-região anglófona se encontra reunida desde 1997 no Lwanga District, com sede em Nairobi, formado por 5 setores/países: Eritréia, Etiópia, Kenya, Nigeria e África do Sul. E a sub-região francófona reúne os distritos de África do Oeste, Antananarivo (Madagascar), Congo Kinshasa, Douala, Golfo de Benin, Guiné Equatorial e Rwanda; Moçambique quer pertencer a essa sub-região; daí a razão de os nossos formandos estarem aprendendo a língua francesa.
· Unidade da Relaf: a uma certa altura do encontro, tive a impressão que se caminharia para a criação de duas regiões lassalistas na África. Mas no final prevaleceu a idéia de manter uma só, com esforços em busca de sempre maior unidade. Nesse sentido, houve insistência dos participoantes em duas práticas já em andamento: a aprendizagem das línguas (inglês e francês) por parte dos jovens Irmãos, e troca de Irmãos entre as duas sub-regiões linguísticas.
Rapidinhas
· Exames e matrículas: Os exames da 1ª época nas escolas moçambicanas já terminaram. Agora os alunos que ainda não conseguiram aprovação total, aguardam os exames de 2ª época, no começo de dezembro. As matrículas para 2009 já começam na próxima semana. Irmão Ivo Pavan, diretor administrativo e chefe da secretaria da Escola João 23, diz que o número maior de matrículas acontece só em janeiro, porque agora o pessoal anda curto de dinheiro.
· Viagem: Irmão Roberto Carlos Ramos viajou na passada segunda-feira de Beira a Maputo e de lá a Johannesburgo rumo a São Paulo e Porto Alegre. Na próxima semana vai participar do retiro anual em Criúva. Depois tira um tempo de férias junto a seus familiares e amigos, além de fazer uma revisão médica. Nos dias 18 a 20 participa do dia da Província e da assembléia dos Irmãos, representando as comunidades lassalistas moçambicanas. E depois disso retorna a Moçambique, para mais um ano de trabalho missionário por aqui.
· Formadores: Amanhã de meio-dia volto a viajar de avião a Maputo, aonde vou toda a próxima semana vou participar do encontro anual de formadores da Cirm-Conferemo, a CRB daqui. Temas do encontro: valores culturais e crenças tradicionais na formação para a Vida Religiosa, com assessoria da Irmã Esther Lucas, das Filhas da Caridade, e afetividade, com assessora da Irmã Evelin, diretora do ISMMA (Instituto Superior Maria Mãe de África).
· Retiro: Como no final do ano passado, este ano vamos fazer de novo o nosso retiro anual logo depois do Natal, na casa de encontros da diocese de Chimoio, em Marera. Nosso coordenador será o Irmão Henrique Longo, diretor da Comunidade La Salle Beira e representante do Irmão Provincial.
Terminando, transmito a todas/os meus melhores cumprimentos, junto com meu fraternal abraço e votos de boas festas de final de ano!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-address: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.

Nenhum comentário: