quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Comunicando de Moçambique / 31
Manga Chingussura, Beira, 24 de Dezembro de 2008.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Nesta véspera de Natal, aproveito para enviar-lhes meu último boletim de notícias deste ano de 2008, que está prestes a terminar. Voltarei a comunicar-me talvez em medos de fevereiro ou começo de março do próximo ano. Desta vez as notícias não são muitas, cabendo numa página.
Exames da 12ª Classe ainda em espera
Os alunos moçambicanos da 12ª classe que prestaram seu exame final de 1ª época no começo de novembro ainda não sabem o resultado. Houve problemas com o sistema de correção eletrônica, adotado pela primeira vez no país pelo Ministério da Educação. Cada aluno recebia um código na sua escola, o qual tinha que ser passado no cartão de respostas de cada exame. E muitos alunos ou escolas não conseguiram preencher corretamente esse código. Assim, ainda não se sabe quando e como serão feitos os exames de 2ª época para quem não conseguiu aprovação nos da 1ª época. Isso está trazendo sérios transtornos às escolas, aos professores e, sobretudo aos alunos que pretendiam inscrever-se nos exames de admissão à universidade. A ver se nos primeiros dias de janeiro próximo esses alunos conseguem fazer o seu exame de 2ª época!
Irmãos em Retiro anual na Beira
Amanhã à tardinha vamos começar nosso Retiro anual aqui em nossa casa, na Comunidade La Salle Beira. O mesmo vai até o dia 31 de dezembro ao meio-dia, portanto, uma semana. Seguiremos o tema e o roteiro enviado pela Direção Provincial de Porto Alegre, ligado ao Ano Paulino. Nosso coordenador será o Irmão Henrique José Longo, diretor da Comunidade La Salle Beira e representante do Irmão Provincial. O plano inicial era fazermos esse retiro em Marera, próximo a Chimoio, como no ano passado. No entanto, devido a algumas reformas em andamento na Escola João 23 e também a essa situação de indefinição dos exames de 2ª época dos alunos da 12ª classe, achamos melhor ficar em casa, para se poder atender a qualquer emergência que surgir. Para o próximo ano vamos marcar outra data para esse retiro, pois nos dias próximos ao Natal dificulta a presença dos Irmãos moçambicanos junto a seus familiares. De momento somos em 8 Irmãos – 4 moçambicanos e 4 brasileiros –, pois Irmão Domingos Faz-Ver está no CIL em Roma e Irmão Roberto Carlos Ramos está de férias no Brasil desde meados de novembro, onde já participou do retiro em Criúva.
Três rapidinhas
· Voltando aos pagos: Dia 12 de janeiro volta a Porto Alegre o Irmão Vanderlei Miguel Kraemer, após 3 anos de trabalho missionário aqui em Moçambique. Após um tempo de férias e revisão médica na Casa de Saúde, vai assumir a direção da Escola La Salle de Sapucaia do Sul. Neste ano o Irmão Vander integrou a Comunidade La Salle Mangunde, onde foi professor e auxiliar na coordenação pedagógica da Escola São Francisco de Assis. E como já informei no boletim nº 29 (10 de outubro), o voluntário lassalista Isaque Gomes Correa voltou a Porto Alegre na 1ª quinzena deste mês de dezembro, após um ano e meio de atividade na Escola João 23, onde atuou como responsável pelo Laboratório de Informática da Escola João 23.
· Chegando: Para a 2ª quinzena de Janeiro estamos aguardando a volta do Irmão Roberto Carlos Ramos e a vinda, com ele, do Irmão Felipe André Angst. O mais provável é que os dois vão trabalhar juntos na Missão de Mangunde, junto com Irmão Domingos, que volta de Roma em Abril ou Maio.
· Formadores: Foi muito bom e proveitoso o curso-encontro de formadores da Cirm-Conferemo, do qual participei na semana de 23 a 28 de novembro, no Seminário Santo Agostinho da Matola, em Maputo. Houve mais de 100 participantes vindos de todas as Províncias do país, dos quais cerca de 30 brasileiros. Os temas de estudo foram muito bem apresentados e refletidos em pequenos grupos: crenças tradicionais e valores culturais na formação para a Vida Religiosa, com assessoria da Irmã Esther Lucas, das Filhas da Caridade, e afetividade e inteligência emocional, com assessoria da Irmã Evelyn Aponte, das Mercedárias e diretora do ISMMA (Instituto Superior Maria Mãe de África).
Terminando, transmito a todas/os meus melhores cumprimentos, junto com meu fraternal abraço e votos de Feliz Natal e venturo Ano novo de 2009!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-address: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.

Nenhum comentário: