domingo, 2 de dezembro de 2007

Festa da solidariedade dos afectados pelo HIV/Sida em Mangunde

Começamos o último mês do ano! E ontem, dia 1º de dezembro, aqui em Mangunde começamos com festa. Foi para comemorar o dia mundial de luta contra o HIV/Sida e de solidariedade com os soropositivos. O dia celebrativo foi animado pela equipe de ativistas do Hospital ‘Centro Dia’ que, já pelo 2º ano consecutivo, ajuda no controle e combate dessa verdadeira pandemia em Moçambique. Presentes também muitos familiares dos soropositivos em tratamento. Às 11 horas, na igreja matriz, o padre Ottorino Poletto presidiu uma pequena celebração litúrgica, seguida da apresentação de mensagens alusivas à data e de algumas instruções como se portar para evitar a doença. Pelas 13h30 foi servido almoço aos presentes, seguido de algumas encenações teatrais. Para culminar o encontro, todos os presentes vibraram ao poderem se ver retratados no filme que o médico austríaco Mainhard Knittel, responsável pelo Centro Dia, gravou das atividades do dia e mostrou no datashow.
Dos vários cartazes espalhados na igreja, um me chamou particularmente a atenção, embora já caído no chão pela ação do vento:
"Vamos substituir a dinâmica da Sida pela dinâmica da Vida. Tira o S e põe o V".
Não me tinha dado conta que apenas uma letra faz tanta diferença! Quantas vezes na vida, um pequeno detalhe que esquecemos faz a diferença... para o melhor ou para o pior...
Valeu, ativistas do HIV/Sida de Mangunde!!!

Nenhum comentário: