terça-feira, 18 de agosto de 2009

Boletim nº 38 - Visitantes portugueses e italianos

Comunicando de Moçambique / 38
Manga Chingussura, aos 18 de Agosto de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Estou chegando de novo para repassar duas boas notícias da nossa escola cá na Beira.
Visitantes ilustres de Portugal e Itália
Na última semana de Julho a Escola João 23 da Beira recebeu a visita de dois grupos de visitantes europeus. São jovens estudantes universitários que aproveitam suas férias de verão para tomar contato com situações de pessoas carentes à espera duma ajuda de fora.
O primeiro grupo chegou domingo, dia 26, de Lisboa, formado por 3 professoras ligadas à SOPRO, uma ONGD (organização não-governamental para o desenvolvimento) portuguesa com sede no Colégio La Salle de Barcelos. O segundo grupo chegou quarta-feira de meio-dia, 29 de julho, integrado por 6 jovens italianos (um rapaz e 5 moças), liderados pelo irmão Gianluigi Osnato (Giangi); essa equipe maior está ligada à ANPIL (amigos na promoção internacional lassalista), com sede no Instituto Gonzaga de Milano (Milão), norte da Itália.
As duas entidades são grandes benfeitores dos alunos mais carentes da EJ23 desde o ano de 1996, quando pela primeira vez vieram a Beira. Já são, portanto, mais de 10 anos nesse afã de auxiliar a alunos mais empobrecidos dos arredores da EJ23, através de bolsas de estudo. Os dois grupos de visitantes procedem à atualização dos dados cadastrais dos alunos beneficiados com seu auxílio, tanto da Escola João 23 como nas escolas da Associação Esmabama de Mangunde e Machanga.
Os visitantes italianos já terminaram o seu trabalho, e amanhã viajam de regresso a seu país. E as 3 professoras portuguesas ficam até o final de Agosto, quando terminam o seu trabalho com os alunos da escola de Machanga.
Boa estada a esses queridos visitantes em nossa terra moçambicana! E voltem quando puderem!
EJ23 presente na inauguração da ponte do rio Zambeze
Dia 1º de Agosto foi uma data que ficará na história de Moçambique: a inauguração oficial e solene da ponte sobre o rio Zambeze, obra monumental que levou pouco mais de 4 anos para ser erguida! A nova ponte tem grande importância econômica e política para Moçambique, pois une via rodoviário o Sul (Maputo) ao Norte (Pemba), através da Estrada Nacional nº 1 (EN1). Assim, o verso “Povo unido do Rovuma ao Maputo” do Hino Nacional moçambicano se torna uma realidade mais palpável!
Cerca de 50 mil pessoas estiveram reunidas nas duas margens do grande rio, tanto do lado de Caia (província de Sofala) como de Chimuara (província da Zambézia), para testemunhar esse ato histórico, presidido pelo presidente moçambicano Armando Emílio Guebuza...
Uma delegação de professores e funcionários da Escola João 23 da Beira, acompanhada do seu diretor, Irmão Armando Manuel, viajou na sexta-feira à tarde até Caia para assistir a cerimônia, tendo regressado a Beira na tarde de sábado. Percorreram cerca de 800 km ida e volta, no mínibus (carrinha) usada pela escola no transporte diário de alunos e professores.
“Povo unido do Rovuma ao Maputo / colhe os frutos do combate pela Paz... Cresce o sonho ondulando na Bandeira / e vai lavrando na certeza do amanhã”! (2ª estrofe do hino nacional ‘Pátria Amada’).

Concluindo, ficam meus melhores cumprimentos, junto com meu fraternal abraço e votos de bom êxito nos trabalhos de cada dia, apesar da gripe H1N1 Influenza!

Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS / E-address: hbmom47@gmail.com / Blog: www.hbmom47.blogspot.com

Nenhum comentário: