domingo, 16 de agosto de 2009

Boletim 37 de 16 de Agosto de 2009

Comunicando de Moçambique / 37
Manga Chingussura, aos 16 de Agosto de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Já na metade de Agosto – mês vocacional aí no Brasil –, venho com novo boletim de notícias para informar sobre
Alguns melhoramentos em Mangunde
Nos dias 27 e 28 de Julho estive de visita aos Coirmãos da Comunidade La Salle de Mangunde, depois de pouco mais de meio ano desde minha última estada naquela Missão. Além de reencontrar alunos, professores e funcionários, com alegria e admiração pude observar diversas melhorias na escola e na missão, implementadas por iniciativa dos três jovens Irmãos daquela Comunidade.

Desporto: Além do campo de futebol sete que já havia ao lado da escola, agora também há duas quadras de vôlei, outra de basquete e um outro campo com míni-balisa e ainda, entre as árvores, um ‘chute ao pneu’. De segunda a sexta-feira, esses locais de desporto estão ocupados pelos professores de Educação Física da escola. Um deles é o Irmão Felipe André Angst, diretor da Equipe de Desporto da Missão de Mangunde e coordenador do projeto “Chuta o Sida”, em parceria entre Associação Esmabama, AMEL (Associação Moçambicana de Educadores Lassalistas) e UCM (Universidade Católica de Moçambique). Esta financiou a aquisição do material desportivo que antes não havia, como bolas, tabelas de basquete, redes, apitos e bombas de encher de bola. Os Irmãos também estão acompanhando as 3 salas anexas à Escola São Francisco de Assis, distantes duas horas de caminhada (duas delas precisam atravessando o rio Búzi), onde ajudam na formação dos professores de Educação Física e organizam momentos recreativos com as crianças.

Informática: Com acesso à Internet via wireless, o “Centro de Conhecimento sobre HIV/SIDA”, que funciona numa das salas do novo prédio construído nos últimos dois anos, aos poucos está sendo implantado. Também é um projeto coordenado e implementado pelos Irmãos de Mangunde, com apoio financeiro da Universidade de Pittsburg, através do dr. Aurélio Gomes, médico moçambicano ligado à Faculdade de Medicina da UCM. Até o momento já está com 7 computadores em funcionamento, mas o plano é de instalar 30. Diferentes grupos de alunos usam esse Centro de Conhecimento para pesquisar na net para realizar seus trabalhos escolares. São 13 grupos de alunos que fazem o curso de digitação.

Mural: Os alunos que fazem parte dos jornais 'Tiri Tesse' e 'Week Up' (em inglês) também pesquisam na net do Centro de Conhecimento as notícias para a edição de cada terça-feira. Além disso, os dois jornais receberam um espaço bonito e agradável (mural protegido do sol e da chuva), onde podem ser lidos a qualquer momento do dia pelos alunos, professores e funcionários. Esse projeto de melhoria foi financiado pelo Corpo da Paz, que há diversos anos mantém dois jovens americanos como colaboradores da Missão de Mangunde.

Biblioteca: Na penúltima semana de julho, junto com os Irmãos Henrique Longo e Ivo Pavan, os Irmãos Felipe Angst e Roberto Carlos Ramos viajaram até Maputo, onde adquiriram material desportivo e uns 500 novos livros para as bibliotecas da Escola São Francisco de Assis e da Escola Familiar Rural de Mangunde. Essa importante melhoria para Mangunde, como também na biblioteca da Escola João 23 da Beira, conta com o apoio financeiro da Universidade de Pittsburg, através do dr. Aurélio Gomes, médico moçambicano ligado à UCM. Os livros pedagógicos e de formação dos professores ficarão na biblioteca da Comunidade La Salle Mangunde.

Escola Familiar Rural: Esse é um projeto do governo moçambicano, executado em parceria com a Associação Esmabama nas suas 4 escolas (Estaquinha, Machanga, Barada e Mangunde). Já no 3º ano de seu funcionamento, conta ela com 41 alunos frequentando o programa de aprendizagem de técnicas agropecuárias. Além das salas de aula e de alojamento já em uso, está em fase final de construção um 3º bloco para cozinha e refeitório. As aulas funcionam em regime modular, em que os alunos passam duas semanas na escola e duas na casa dos familiares, para aplicar a teoria aprendida na prática. Irmão Felipe contribui com duas aulas semanais de Informática e de Educação Física nas três turmas.

E para concluir, transmito meus melhores cumprimentos, junto com meu fraternal abraço e votos de bom êxito em seus trabalhos de cada dia, apesar da gripe H1N1 Influenza!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-address: hbmom47@gmail.com – Blog: hbmom47.blogspot.com

Nenhum comentário: