sexta-feira, 5 de novembro de 2021

 

Educação popular para o bem-viver

Padre Sandoval Alves Rocha, SJ – Dia 22 de outubro de 2021

O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES – promoveu entre 15 e 17 de outubro um seminário sobre Educação Popular, visando contextualizar a pedagogia de Paulo Freire (1921 – 1997) no meio amazônico. Reconhecido mundialmente pela sua contribuição no entendimento da educação como instrumento de libertação e humanização, Freire é o Patrono da Educação Brasileira e inspira a muitos pedagogos, intelectuais e lideranças na busca de uma sociedade justa e solidária.

O seminário trouxe muitos ensinamentos do educador, renovando a esperança dos participantes neste tempo de pandemia em que os principais líderes políticos do Brasil se omitem diante da tragédia causada pela covid-19 e muitos outros ainda agem com irresponsabilidade perante a obrigação de cuidar da saúde do povo brasileiro. Nesse sentido os ensinamentos de Paulo Freire adquirem uma tônica de denúncia e ao mesmo tempo solidariedade.

No território amazônico em que é visível um contexto de pluralismo ético e cultural, o mencionado pensador instiga a atitude de respeito aos diferentes povos e culturas, sugerindo que a Educação deve estar sintonizada com a diversidade de valores, estilos de vida e compreensões da realidade numa permanente troca de experiências e conhecimentos.

O pensamento de Freire valoriza os conhecimentos da região amazônica, impulsionando a criação de redes de sustentabilidade entre os diversos atores locais que buscam manter a integridade do território e promover a dignidade dos povos e do meio ambiente. Nesse sentido é essencial que haja uma mudança na relação entre a sociedade e a natureza, visando uma atitude de cuidado e preservação.

Valorizando os conhecimentos nativos que foram gerados em forte interação com o meio ambiente, as elaborações do Patrono da Educação sugerem a ruptura da mentalidade colonialista que é imposta de cima para baixa e de fora para dentro causando a destruição da região e colocando em perigo a vida local e planetária. A pirataria de conhecimentos e da biodiversidade promovida por grandes empresas transnacionais é outro elemento que não tem espaço na educação popular, pois não traz nenhum beneficio para a população do lugar e a subordina a interesses alheios.

A educação popular promove o engajamento político da população, pois este é o espaço das decisões de grande repercussão e oportuniza o protagonismo da população na construção de uma sociedade justa e sustentável. Trata-se da boa política, que reforça a democracia e o poder popular, visando eliminar ações e atitudes autoritárias, genocidas e intolerantes. Tal modelo de educação resgata a importância das culturas indígenas criando emancipação e evidenciando modelos econômicos alternativos que respeitam o meio ambiente e dialogam com as reais necessidades das comunidades.

Para Freire, o pilar de todo processo educativo é o amor, pois ele abre o ser humano ao diálogo, à solidariedade para com os oprimidos, incentivando ações que promovem a vida, a transformação social, a dignidade e a autonomia dos sujeitos. Este amor se rebela contra a destruição e rechaça a mentira e a manipulação. Esse amor libertador ressalta que o homem é um ser social e ambiental.

Padre Sandoval Alves Rocha é doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Ciências Sociais pela Unisinos/RS, bacharel em Teologia e bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (MG). Membro da Companhia de Jesus (Jesuíta), atualmente é professor da Unisinos e colabora no Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), sediado em Manaus/AM.

Fonte web: https://amazonasatual.com.br/educacao-popular-para-o-bem-viver/

Nenhum comentário: