quarta-feira, 15 de julho de 2009

Boletim nº 36

Comunicando de Moçambique / 36
Manga Chingussura, Beira, 15 de Julho de 2009.
Olá, estimados Irmãos, familiares, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Já na metade do mês das férias escolares de inverno, vou chegando com novo boletim de notícias para informar algumas das nossas atividades nas quais estamos envolvidos na Missão Lassalista de Moçambique, na Beira, em Mangunde e futuramente em Nampula.
Encontro de vocacionados lassalistas na Beira e Nampula
Neste final de semana, sábado e domingo, dias 11 e 12, tivemos aqui na Beira um encontro de vocacionados lassalistas, coordenado pelos Irmãos Domingos Faz-Ver e Gildo Alfândega. Na segunda-feira os dois viajaram de carro a Nampula, junto com os Irmãos Venâncio Malôa e Felipe Angst para encontro igual com os candidatos de lá, realizado ontem, terça-feira. Na Beira eram esperados cerca de 20 candidatos convidados. Mas vieram participar efetivamente 12 jovens, a maioria do interior de 5 paróquias do interior da Arquidiocese da Beira (Estaquinha, Machanga, Barada, Mangunde e Chemba), que já concluíram ou estão concluindo a 12ª classe. Esses candidatos e mais os de Nampula formam um grupo de vocacionados que promete, donde será possível selecionar os mais motivados e preparados para ingressar em nosso centro de formação aqui na Beira no próximo ano e seguintes.
Formação em Moçambique apenas com pré-Postulado
Essa é uma ideia que foi bastante refletida durante a visita dos Irmãos Jardelino Menegat e José Manuel Agirrezabalaga (secretário da formação para a RELAF), no passado mês de Junho. A de que os futuros candidatos lassalistas moçambicanos façam meio ano ou um ano e meio de pré-Postulado na Beira, depois um ano de Postulado em Togoville, no Togo, para então seguirem para o Noviciado interprovincial da RELAF em Bobo Dioulasso, em Burkina Faso. Como esses dois países seguem o calendário escolar europeu, o início dessas etapas formativas para os candidatos moçambicanos será em Setembro, e não em Janeiro, como até agora aqui na Beira. Se a proposta for aprovada pelos superiores do Brasil, os primeiros candidatos moçambicanos seguiriam a Togoville possivelmente em finais de Agosto de 2010 ou 2011.
Como disse, essa possibilidade foi compartilhada em diversos momentos diferentes durante a visita dos Irmãos Jardelino Menegat e José Manuel. Tais conversas e reflexões ajudaram também a reforçar a tendência e orientação que já vem sendo ventilada há mais tempo: a de que os Irmãos moçambicanos integrem a Região Lassalista Africana francófona (RELAF) e aos poucos tomem as rédeas da implantação do Instituto no seu país, com a ajuda dos Irmãos vindos de fora, tanto brasileiros como de outros países.
No 2º semestre deste ano teremos apenas um pré-postulante aqui na Beira, o Francisco Luciano, pois o postulante Eurico Livinte foi aconselhado a voltar para sua família, em Nampula. Para 2010 existe a previsão de um número bem maior de pré-postulantes aqui na casa de formação La Salle da Beira, talvez uns 5 ou 6.
Mais viagens a serviço
Nessas duas semanas das férias escolares, além da viagem a Nampula, outras têm como destino Maputo. Assim, o diretor da Escola João 23, Irmão Armando Manuel, se encontra na capital do país para diversos encaminhamentos de projetos sociais desde terça-feira, com regresso previsto para amanhã. Amanhã de madrugada segue de novo a Maputo o Irmão António Luís Rosa, para dar continuidade ao encaminhamento da publicação dum livro manual de Filosofia, de sua autoria, para os alunos da 11ª e 12ª classes. E na próxima semana seguem de carro a Maputo os Irmãos Henrique Longo, Ivo Pavan, Felipe Angst e Roberto Carlos Ramos, para comprar e trazer livros e material de informática para a Escola João 23 e a de Mangunde. Esse material não se acha aqui na Beira, e faz parte de vários projetos sociais em benefício de professores, alunos e pais dessas duas escolas onde os Irmãos atuam.
Aulas presenciais do Ensino a Distância
Esta semana cerca de 80 professores das Missões católicas participam nas dependências da Escola João 23 das aulas presenciais do Centro de Ensino a Distância da Universidade Católica de Moçambique (UCM). Como já informei em boletins anteriores, esse programa da UCM é realizado em convênio com a Associação Esmabama e a Associação Moçambicana de Educadores Lassalistas (AMEL). Cerca da metade desses professores faz também as refeições e o pernoite no local. O atendimento logístico continua sendo coordenado pelo Irmão Henrique Longo, presidente da AMEL e diretor da Comunidade La Salle Beira. Os alunos concluintes nas várias disciplinas do curso estão a apresentar o seu trabalho de conclusão ante as bancas da UCM, para obtenção da licenciatura.

Para terminar, transmito meus melhores cumprimentos, junto com meu fraternal abraço e votos de bom êxito em seus trabalhos de cada dia!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-address: hbmom47@gmail.com

Nenhum comentário: