segunda-feira, 23 de março de 2009

«Quaresma: Voltarmo-nos para Deus»

Do boletim mensal da Comunidade de Taizé, França:
Na edição de 27 de Fevereiro de 2009, o Jornal «La Croix» publicou uma meditação do irmão Alois, prior de Taizé, para o início da Quaresma.
«Antes de mais, a Quaresma orienta o nosso pensamento para a imagem do deserto, quer aquele onde Jesus viveu 40 dias de solidão, quer aquele que o povo de Deus atravessou, caminhando durante 40 anos. E, no entanto, quando chegavam estas semanas que precedem a Páscoa, o irmão Roger gostava de lembrar que esse não era um tempo de austeridade ou de tristeza, nem um período para alimentar a culpabilidade, mas sim um momento para cantar a alegria do perdão. Ele via a Quaresma como 40 dias para nos prepararmos para redescobrir pequenas primaveras nas nossas vidas.
No início do Evangelho de São Mateus, quando João Baptista proclama «arrependei-vos!», ele quer dizer «voltai-vos para Deus»! Sim, durante a Quaresma, gostaríamos de nos voltar para Deus para acolher o seu perdão. Cristo venceu o mal, e o seu perdão constante permite-nos renovar uma vida interior. É a uma conversão que somos chamados: não a voltarmo-nos para nós próprios numa introspecção ou num perfeccionismo individual, mas a procurar uma comunhão com Deus e também uma comunhão com os outros...»
Fonte: http://www.taize.fr/pt_article8214.html

Nenhum comentário: