quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Taizé
Taizé: Neste final de Verão ainda se ouvem na colina conversas em muitas línguas। Na oração comunitária podemos até reconhecer que uma das leituras é feita em chinês. E os cânticos em holandês anunciam já a realidade plurilinguística da cidade de Bruxelas, que acolherá no final do ano o próximo Encontro Europeu.Entre os alegres acontecimentos deste final de Verão, podemos destacar o compromisso para toda a vida do irmão Leandro, da Argentina, e a entrada na comunidade de um jovens basco. Para muitos dos participantes nos encontros, foi muito marcante acompanhar na oração comunitária estas decisões para toda a vida.Numa das suas meditações de quinta-feira à noite, o irmão Alois falou sobre este apoio mútuo na fé que podemos dar-nos uns aos outros: «Depois de uma passagem por Taizé, muitos jovens questionam-se sobre como aprofundar uma comunhão com Deus de regresso à vida quotidiana. Vemos que há cada vez mais jovens, particularmente na Europa, que têm a impressão de estar demasiado sozinhos na sua procura de Deus. Tenham coragem, mesmo entre amigos, de falar sobre a fé. Apoiar-nos mutuamente torna-se indispensável.»A preocupação da continuidade da experiência de Taizé ao regressar a casa, nas terras e paróquias de cada um, também foi um tema central no tempo de partilha com D. Claude Dagens, bispo de Angoulême. Ele foi um dos responsáveis da Igreja que passou nestes dias pela colina, tal como D. Jean-Pierre Bassene, de Kolda, no Senegal.- Nos encontros por paísesDurante este Verão, nos encontros que uma vez por semana reúnem todos os que vêm do mesmo país, os jovens da Sérvia partilharam sobre a sua experiência em Taizé. Entre outras questões, reflectiam sobre como poderá uma passagem pela colina ajudar a realizar de regresso a casa as suas expectativas. Eis a resposta de um jovem: «Viver sete dias com jovens de países e culturas diferentes, rezando, procurando a paz interior e partilhando, fortalece a nossa fé em Deus e também a confiança que temos em nós próprios. Assumir pequenas responsabilidades nas tarefas ligadas aos encontros ensina-nos a manter a paz interior, a ter paciência e amor, a ser solidários com os outros. A simplicidade e o desejo de viver de acordo com o Evangelho são características de Taizé que ajudam a descobrir as dimensões profundas da vida, em vez de pararmos à superfície das coisas e de apenas olharmos para os valores materiais. Uma passagem por Taizé dá-nos a possibilidade de olhar para o mundo de forma diferente, que nos dá coragem para enfrentarmos os problemas que vão surgindo».
- Uma semana com os 25-35 anosEm todas as semanas do Verão foram organizados grupos cujo tema se inspirou na Carta de Cochabamba, do irmão Alois. Uma jovem francesa, a Géraldine, participou num destes grupos, que reunia jovens dos 25 aos 35 anos: «Depois da introdução bíblica feita pelo irmão, reuníamo-nos em pequenos grupos. Mas, como sempre, fazer-nos compreender numa língua diferente da nossa foi um desafio... Por vezes surgia um leve sentimento de frustração quando nos faltavam as palavras. Mas graças à enorme paciência de uns e de outros, as ideias acabavam sempre por se conseguir expressar. E compreendíamos que, apesar das diferenças de origem, de crenças, de percursos de vida, encontramos sempre alguém com as mesmas perguntas que nós.A semana foi assim cheia de momentos de partilha, com as questões que eles levantam, e de tempos de oração. Sábado, dirigindo juntos um olhar sobre a semana, víamos o caminho que percorremos juntos, com Cristo. Tal como a imagem da luz partilhada na vigília de sábado à noite, eu regresso com vontade de transmitir o que recebi durante esta semana, empenhando-me para continuar a alimentar a minha relação com Deus.»«Ecos dos encontros de jovens»: http://www।taize.fr/pt_article7203.html। Domingo
7 de Setembro: a Eucaristia será transmitida pela televisão
No domingo 7 de Setembro de 2008, a Eucaristia na igreja da Reconciliação em Taizé será transmitida pela televisão, a partir das 10:55 (hora francesa): Le Jour du Seigneur/France 2।O irmão Alois fará a homilia, em forma de meditação.
हटp://www।lejourduseigneur।com/emissions/programme/messe_a_taize/emission

Nenhum comentário: