terça-feira, 23 de junho de 2009

Boletim nº 35

Comunicando de Moçambique / 35
Manga Chingussura, Beira, 23 de Junho de 2009.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Às vésperas da festa da natividade de São João Batista, venho partilhar com vocês novo boletim de notícias, relatando alguns eventos nos quais nós Irmãos estivemos envolvidos.
Bispos moçambicanos lançam ano sacerdotal na Beira
Domingo último, dia 21 de junho, aconteceu aqui na Cidade da Beira o lançamento do ano sacerdotal em Moçambique. A igreja paroquial de São Benedito da Manga foi a escolhida para local deste evento. Às 9 horas da manhã teve início a celebração da missa, debaixo das mangueiras, na “catedral a céu aberto”, como ouvi alguém falar. Presentes os bispos das 12 dioceses de Moçambique, cerca de 50 padres e centenas de fieis das demais paróquias da cidade. A missa foi presidida pelo novo presidente da CEM (Conferência Episcopal de Moçambique), dom Lúcio Andrice Muandula. Tivemos a sorte de contar com um bonito domingo de sol, o que favoreceu muito a presença de tanto povo e a própria celebração litúrgica, muito bonita e bem animada, que terminou às 12h30. No final da missa nosso arcebispo da Beira, dom Jaime Pedro Gonçalves, fez a leitura do Comunicado da CEM redigido pelos bispos moçambicanos durante sua assembleia extraordinária aqui na Beira.
Após a missa, seguiu-se o almoço para os bispos e padres presentes, que foi servido no alpendre da Escola João 23 (EJ23). Nos dois dias anteriores, sexta e sábado, os bispos moçambicanos tiveram uma assembléia extraordinária no Centro de Formação Nazaré, a uns 15 km aqui da nossa casa e da EJ23, onde também ficaram hospedados.
Esta semana temos duas importantes visitas
Desde sexta-feira última estamos de novo com a visita do secretário para a formação da Região Lassalista Africana (RELAF), Irmão José Manuel Agirrezabalaga. Esta já é a 3ª vez que ele vem visitar os Irmãos de Moçambique. No sábado e domingo ele passou em Mangunde, em visita aos Irmãos Domingos Faz-Ver, Felipe Angst e Roberto Carlos Ramos. Ontem teve reunião com os três Irmãos aqui do Postulado La Salle, e nessa tarde se reuniu com os três Irmãos jovens, António Luís Rosa, Gildo Alfândega e Venâncio Malôa. Irmão José Manuel retorna a Roma no próximo sábado, dia 27.
E amanhã chega de Porto Alegre o ecônomo da Província, Irmão Jardelino Menegat. Como no ano passado, ele vem para ajudar na elaboração e encaminhamento de novos projetos para nossa obra aqui em Moçambique. E aproveita também para conversar individualmente e em grupo com os Irmãos. Vai aproveitar para conversar com o Irmão José Manuel sobre os futuros passos da formação de Irmãos moçambicanos em África. Além de muitas notícias do Brasil, ele traz também algumas encomendas, como erva-mate para nosso chimarrão e remédios para quem deles já precisa. Irmão Jardelino volta a Porto Alegre na outra semana, dia 29, segunda-feira.
Dia de La Salle foi bem festejado
No dia 15 de Maio, uma sexta-feira, os alunos e professores da EJ23 festejaram La Salle, o padroeiro universal dos educadores, com uma programação especial. Os alunos da manhã realizaram sessão cívica com apresentação de danças. E os pequenos da tarde também se reuniram no amplo pátio relvado (gramado) da escola para diversas brincadeiras, danças e música. O dia foi preparado com a “Semana de La Salle”, junto com uma campanha de limpeza e reciclagem do lixo. A semana foi também ocasião para vários Irmãos passarem nas salas de aula de diversas turmas para explicar quem foi La Salle e como é a vida dos Irmãos Lassalistas, continuadores da obra educativa iniciada por ele há mais de 300 anos, na França. La Salle, amigo das crianças e jovens, rogai por nós!
Dia da Criança moçambicana alegrou petizada
Dia 1º de Junho a EJ23 estava de festa para celebrar o dia da criança moçambicana. No período da manhã, com os alunos maiores, teve aula normal. Mas à tarde, para os pequenos, não houve aula, mas muitas brincadeiras, com comes e bebes que cada criança trouxe de casa. Alguns pais e familiares também se fizeram presentes, pra aumentar a alegria da petizada. O amplo pátio relvado (gramado) da escola serviu de local para essas brincadeiras. No final da tarde, os pequenos voltaram para suas casas contentes e felizes, porque na escola o seu dia foi bem festejado! Feliz a nação que sabe valorizar as suas crianças e oferecer-lhes oportunidades de crescerem com alegria e dignidade!
Rapidinhas
· Criança africana: Terça-feira da semana passada, 16 de junho, foi dia da criança africana. Mas foi um dia comum de trabalho e atividades normais nas escolas. Na EJ23 também não houve nada de especial, mas aula normal, tanto para os alunos grandes como para os pequenos, os ‘miúdos’, como se fala por aqui!
· Feriado: Nesta semana, depois de amanhã, vai ter novo feriado no país... Dia 25 de Junho Moçambique celebra a sua data magna, a independência de Portugal, ocorrida em 1975! As festividades acontecem um pouco por todo o país, nas cidades e distritos maiores.
· Graduação: Dia 30 de Maio se graduaram bacharéis em Filosofia os jovens Irmãos António Luís Rosa e Gildo Alfândega, na Universidade Pedagógica (UP) da Beira. Mas ambos continuam a freqüentar as aulas até o final do ano, para obtenção do grau de licenciatura, em dezembro ou primeiros meses do próximo ano.
· Mestrado: desde meados de Maio passado os Irmãos Armando Manuel e Domingos Faz-Ver estão a freqüentar o mestrado em direção e gestão educacional na Universidade Católica de Moçambique (UCM). As aulas funcionam à tarde e à noite, nas terças, quintas e sextas-feiras, aqui na Beira. A duração do curso tem uma previsão de dois anos, com a apresentação da dissertação.
· Orkut: em meados de abril criei no Orkut a comunidade “Amigos da Escola João 23 Beira”. Podem fazer parte dela professores e alunos interessados do Brasil e de Moçambique. Para acessar a página, é preciso que você tenha conta, ou seja, página sua no Orkut. Se não conseguir entrar, basta copiar o endereço http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=56072936 e colocá-lo direto no navegador.
Terminando, transmito meus melhores cumprimentos, junto com meu fraternal abraço e votos de bom êxito em suas atividades de cada dia!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-address: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.
Amigos da EJ23: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=56072936

Nenhum comentário: