sábado, 3 de maio de 2008

Voltando

Duas visitas importantes

Faz algumas semanas que não posto no meu blog... acho que foi por um pouco de disposição e outro pouco de preguiça...

Mas hoje resolvi escrever sobre duas visitas importantes feitas nesta semana:

Visita a Mangunde

No passado final de semana fui rever a Missão de Mangunde, onde vivi todo o ano passado. Saí da Beira no sábado bem cedo, com dona Alessandra Astuti, voluntária italiana que ajuda na administração da Associação Esmabama. Um pouco depois das 9h da manhã já estávamos chegando à Missão. Quase a metade dos 25km de terra da estrada de terra que dá acesso a Mangunde está terraplaneada... a ver se o restante fica pronto até final de julho próximo.

Chegando na Missão, logo reencontrei diversos professores e alunos conhecidos, que vieram me saudar. Os três Irmãos da Comunidade La Salle Mangunde estavam nas Missões de Estaquinha (Domingos Faz-Ver) e Barada (Roberto Carlos Ramos e Vanderlei Kraemer). À noitinha chegaram de volta a Mangunde, terminado o seu trabalho de assessoria pedagógica aos professores daquelas duas Missões.

No domingo de manhã cedo fui na Missa da igreja de Mangunde, onde reencontrei quase todos os alunos e professores da Missão. E assim, ao longo do dia, pouco a pouco fui reencontrando e conversando com outros. Ao meio-dia fizemos um almoço festivo, para comemorar os três meses de votos perpétuos dos Irmãos Domingos e Vanderlei.

Na segunda-feira de manhã reencontrei mais alguns professores e alunos na escola. Pela meia manhã, arrumada minha mochila, fui tomar um lanche reforçado, para iniciar a viagem de volta a Beira com o carro da saúde que ia levar sangue ao Hospital Central da Beira... mas chegou 11 horas... chegou meio-dia, e o carro acabou ficando para esperar outra viatura que vinha da Beira... então acabei voltando à casa dos Irmãos, onde encontrei outra boléia com o dr. Aurélio, com quem finalmente saí às 13h rumo a Beira, onde chegamos um pouco depois das 17 horas.

Gostei de rever muitos dos amigos deixados em Mangunde. Mas estranhei demais o clima de seca e poeira que já se verifica por lá... as plantações já precisam ser regadas, para garantir alguma colheita!

Visita a uma amiga brasileira na Beira

E ontem, sexta-feira de tarde, finalmente fui conhecer pessoalmente uma amiga do Brasil que mora aqui na Beira há três anos. Só nos conhecíamos pela Internet, no Orkut... há quase duas semanas atrás já tínhamos combinado de nos encontrar no restaurante do Bulha Shoping, o que acabou não sendo possível. Então ontem conseguimos matar nossa mútua curiosidade!

Chama-se Aline, como uma sobrinha minha, mas no Orkut ela aparece simplesmente “a mãe do Pedro Vicente”. Em nossa conversa acabei sabendo que ela também é gaúcha, nascida em Passo Fundo, mas criada na fronteira, tendo vivido em Alegrete, Uruguaiana e São Luiz Gonzaga, porque seu pai era bancário da Caixa Econômica Federal. Me contou que estudou em vários colégios, e acabou casando com um empresário português, cujos pais moravam em Maputo, capital de Moçambique, já antes da independência do país.

Mais pro final da nossa conversa, combinamos de nos encontrar mais vezes, num domingo, para eu conhecer o marido dela. Se for aqui em casa, vamos tomar juntos um bom chimarrão, com a erva Barão que eu trouxe em julho do ano passado de Porto Alegre!...

Um comentário:

José Heber de Souza Aguiar disse...

Olá, Irmão Hugo.
É bom tê-lo de volta.
Um grande abraço e sucesso.
Apareça para uma visita em meu Blog.
JH.