terça-feira, 4 de março de 2008

Comunicando de Moçambique / 26
Mangunde, 05 de Março de 2008.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Por aqui já estamos na 6ª semana de aulas nas escolas, e cada vez mais próximos à festa da Páscoa. Neste novo boletim partilho alguns dos eventos das comunidades lassalistas moçambicanas ocorridos em fevereiro e a visita do superior geral agora na 2ª semana de março.
Núcleo da Cirm-Conferemo da Beira elegeu nova diretoria
A escolha aconteceu na tarde de domingo, dia 17 de Fevereiro, no Centro dom Sebastião, aqui na Beira. Participaram da reunião 28 religiosas/os, representando as 27 congregações presentes em nossa Arquidiocese. Cirm-Conferemo é a CRB daqui, entidade responsável pela animação da vida e atuação das/dos religiosas/os moçambicanas/os. Irmã Ana Fontana, das Irmãs Ursulinas e única integrante da diretoria cessante, coordenou a reunião. Após breve momento de reflexão e oração inicial, irmã Ana apresentou o relato escrito das atividades realizadas nos 3 últimos anos e orientou a escolha da nova diretoria. Irmão Henrique José Longo, da Comunidade La Salle Beira, passa a fazer parte da nova diretoria eleita como vice-presidente (adjunto). De referir que a Arquidiocese da Beira está enriquecida dos dons carismáticos de 27 congregações (18 femininas e 9 masculinas), as quais levam o desafio comum de cultivar “o rosto moçambicano da vida consagrada” e tentam detectar e responder com eficácia aos desafios da pobreza e exclusão. Para tal, são ativas cerca de 50 comunidades, espalhadas nesta parcela do povo de Deus. Professos/as de votos perpétuos são cerca de 125. Há uma boa presença de juniores moçambicanos (mais que 20). Temos três casas de noviciado (uma masculina e duas femininas) e 11 comunidades que acolhem aspirantes e postulantes.
Este ano contamos com mais alunos que em 2007
Já na 6ª semana de aulas, encerrou-se o período de matrículas nas escolas moçambicanas. Assim, a partir desta 1ª semana de março, alunos novos apenas serão aceitos como transferidos de outra escola. Na Escola São Francisco de Assis de Mangunde, como também na Escola João 23 cá na Beira, houve aumento no número de alunos matriculados em relação ao ano passado. Em Mangunde são ao todo 1.666 alunos, da 1ª à 12ª classes, dos quais 762 internos (495 rapazes e 267 raparigas). E na Escola João 23 as matrículas alcançaram até final de fevereiro 2.685 alunos, da 1ª à 12ª classes, nos três turnos (manhã, tarde e noite), atendidos por cerca de 90 professores e 40 funcionários.
Escola de Mangunde terá três jornais murais
Com a minha transferência para Beira no começo de Fevereiro, o Irmão Roberto Carlos Ramos me substitui em Mangunde na função de assessor do jornal semanal “Tiri Tesse”. Semana passada ele me informou que para este ano formarão uma equipe única, reunindo os membros de três jornais murais: além do ‘Tiri Tesse’ e do ‘Wakeup’ (em Inglês), foi criado mais um para os alunos da 6ª à 8ª classes. Outros dois professores vão ajudar ao Irmão Roberto na revisão dos artigos escritos pelos alunos, antes da sua publicação no respectivo jornal. Sem dúvida, esta é uma boa forma de incentivar nos alunos a expressão escrita e a exposição de suas opiniões para seus colegas e professores.
Comunidade formativa conta com três pré-postulantes
Em meados de fevereiro nossos dois postulantes do 2º ano, um da Beira e outro de Nampula, resolveram interromper a formação lassalista para iniciar curso universitário. Assim, ficamos apenas com os três novos formandos chegados no começo do mês, um da Beira e dois de Nampula. Eles estão no período que corresponde ao pré-Postulado. Nas terças e quintas-feiras de manhã eles participam das aulas do Postulinter, mantido pelo núcleo local da Cirm-Conferemo e coordenado pelo Irmão Ivo Pavan. Em casa eles têm diversas aulas formativas ao longo da semana, nas quais colaboram todos os Irmãos da Comunidade La Salle Beira.
Superior Geral visita Irmãos em Moçambique
Neste próximo final de semana teremos a visita a Moçambique do nosso superior geral, Irmão Álvaro Rodriguez. Ele vem acompanhado do conselheiro geral para a RELAF, Irmão Gabriel Somé. Além duma conversa individual com cada Irmão, os dois superiores se reunirão com as comunidades dos Irmãos da Beira e de Mangunde e com os professores das Escolas João 23 e São Francisco de Assis. Mais informações darei no próximo boletim, após a Páscoa. De referir que os dois superiores estão visitando desde o dia 24 de fevereiro os Irmãos de alguns outros países africanos. Já passaram em Madagascar e esta semana estão na África do Sul. E de Moçambique seguem dia 11 de março para Guiné-Konacry, Costa do Marfim e Togo, retornando à Casa Geral em Roma na sexta-feira santa, dia 21 de março.
Finalizando, transmito meus melhores votos de uma boa semana santa e Boas Festas de Páscoa! Um grande abraço e os melhores cumprimentos a todas/os!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.

Nenhum comentário: