quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aluno judeu em escola católica

Compartilho essa anedota recebida do ex-colega lassalista Paulo Bernardi, de Florianópolis:

Aluno judeu em escola católica

Ainda bem que não foi numa escola lassalista!

Um pai judeu, com a melhor das intenções, enviou seu filho para o volégio mais caro da comunidade judaica.

Apesar das suas boas intenções, Samuel não ligava para as aulas.

Notas do primeiro mês:

Matemática: 2

Geografia: 3

História: 3

Literatura: 2

Comportamento: 0

Estas espantosas classificações repetiam-se mês a mês, até que o pai se cansou:

- Samuel, ouve bem o que te vou dizer, se no próximo mês as tuas notas e o teu comportamento não melhorarem, vou te mandar estudar num colégio católico.

No mês seguinte as notas do Samuel foram uma tragédia e o pai cumpriu com a sua palavra. Através de um rabino próximo da sua família, entrou em contato com um bispo que lhe recomendou um bom colégio franciscano para o qual Samuel foi enviado.

Notas do primeiro mês:

Matemática: 8

Geografia: 7

História: 7

Literatura: 8

Comportamento: 8

Notas do segundo mês:

Matemática: 10

Geografia: 8

História: 9

Literatura: 10

Comportamento: 10

Surpreso, o pai perguntou-lhe:

- Samuel, o que aconteceu para você ir tão bem na escola? Como é que se deu este milagre?

- Não sei, papai. Não sei, mesmo... Mas assim que cheguei no colégio, apresentaram-me todos os colegas e todos os professores, e mais tarde fomos obrigados a ir a uma igreja, lá dentro do colégio. Quando entrei, vi um homem crucificado, com pregos nas mãos e nos pés, cara de ter sofrido muito e todo ensangüentado. Fiquei muito impressionado! E perguntei:

- Quem é ele?

E respondeu-me um aluno do curso superior:

- Ele era um judeu como você.

Então, pensei:

PQP! Aqui não tem jeito, tenho mesmo que estudar, que os padres não estão para brincadeira!!!



segunda-feira, 3 de maio de 2010

Alma aberta e coração bondoso

Especial "Longe de Casa" em Moçambique
Sábado passado a RBS-TV, no programa "Longe de Casa", apresentou o trabalho voluntário da médica gaúcha Sílvia Kelbert em Maputo, Moçambique. Como não vi o programa, ontem à noite consegui vê-lo na página do clicrbs na internet. Gostei de rever as imagens da gente mais simples e pobre da capital moçambicana, muito parecida com a da Beira, onde trabalhei nos últimos 3 anos (2007 a 2009). Entre os depoimentos ouvidos quase no final do programa, chamou-me a atenção o testemunho do cicerone da médica Sílvia numa das casas de famílias doentes: "Os brasileiros são pessoas de alma aberta e de coração Bondoso"!
Tomara que haja muitos outros brasileiros de "alma aberta e coração bondoso" como a Sílvia Kelbert e dezenas de religiosas e religiosos que já atuam nas cidades e vilas de Moçambique! Há tantos moçambicanos à espera duma "alma aberta e coração bondoso" para levar-lhes assistência e educação em todos os níveis!
Para rever o programa com a Sílvia Kelbert em Maputo, capital de Moçambique, basta clicar em http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=112783&channel=45