quarta-feira, 31 de março de 2010

Surpresa no meu aniversário

Hoje estou completando meus 63 anos de feliz vida idade!
Ao abrir minha caixa de e-mails, entre as dezenas de felicitações, me surpreendi alegremente com a do irmão Sérgio Luiz Silveira Dias, que continua esclaustrado da congregação para cuidar do seu pai idoso e doente.
Transcrevo-a no meu blog, para ficar registrada, com meus agradecimentos ao irmão Sérgio pela alegre surpresa que me proporcionou.

Estimado Irmão Hugo Bruno Mombach:

Saudações Lassalistas!

Irmão Hugo, como é do seu conhecimento, as grandes FESTAS da IGREJA começam a ser comemoradas na véspera. Esta é a razão de se rezar as VÉSPERAS, na noite que antecede uma grande festa litúrgica. Por isso, lembro de senhor, na noite que antecede o dia do seu aniversário. A data natalícia é dia de uma grande festa. É a FESTA do DOM da VIDA! E o que dizer de 63 anos de VIDA PLENA?

Receba os meus EFUSIVOS CUMPRIMENTOS no 63º aniversário do seu "dies natalis"! Muitas FELICIDADES! Muitos ANOS de VIDA! Desejo, ainda, muita PAZ, muito AMOR, muita FÉ NA CAUSA LASSALISTA... muita ESPERANÇA... muita SAÚDE... enfim, TUDO DE BOM!!!

AD MULTOS ANNOS!!!

Receba, mais uma vez, o meu fraternal abraço, com as bênçãos de Deus e De La Salle!

Irmão Sergio Dias, fsc

quarta-feira, 24 de março de 2010

Aprendendo com os erros

Lições dos erros

Dom Genival Saraiva, bispo de Palmares-PE

Os antigos latinos, em sua sabedoria, acumulada ao longo dos tempos, diziam: “Errando discitur” (“Aprende-se errando”). O povo continua reafirmando essa verdade: “É errando que se aprende”. Convém lembrar conhecidos provérbios, em relação ao comportamento animal - “Gato escaldado tem medo de água fria” - e às atitudes do ser humano, já no início de sua existência na terra: – “Quem não chora não mama”! Por sua vez, a pedagogia, a psicologia e a literatura identificam o caráter educativo dos “ensaios e acertos”, dos “acertos e erros” no processo de aprendizagem.

A natureza é muito sábia, por isso, apenas nascidos, alguns quadrúpedes já começam a dar os primeiros passos e em razão do instinto de conservação buscam o alimento, enquanto outros recebem o alimento; através do choro, as crianças recém-nascidas emitem seu desacordo e desconforto com a situação que experimentam no momento. Dessa maneira, ensaios, erros e acertos fazem parte da dinâmica da sobrevivência e da afirmação de todos os seres do “reino animal”. Notadamente, em se tratando do ser humano, esse fenômeno não se limita às primeiras descobertas da tenra idade, uma vez que, de fato, faz parte do processo de aprendizagem, em qualquer idade, independentemente do status social, da condição econômica e do nível intelectual das pessoas. Sabe-se que o fenômeno da aprendizagem se dá pelos caminhos da informalidade e pela via da educação formal porque, afinal, nada é indiferente e inconseqüente na vida e na convivência humanas. Assim sendo, é importante extrair lições das coisas boas que acontecem e é necessário tirar lições das coisas negativas que são registradas na história de cada um.

Jesus, que conhecia muito bem a psicologia humana e observava os comportamentos individuais e coletivos, extrai preciosas lições de vida, a partir de situações reais, haja vista o caso da oferta da viúva pobre (cf. Lc 21,1-4) e o enterro do jovem de Naim, filho único de uma viúva (cf. Lc 7,11-17), bem como de situações imagináveis, seguindo o gênero das parábolas que, todavia, retratavam situações conhecidas e vividas, como é o caso do “filho pródigo” (cf. Lc 15,11-32).

Essa parábola do “filho perdido e reencontrado” é um exemplo paradigmático da realidade dos “acertos e erros” na vida das pessoas. A Liturgia da Igreja a proclama no período da Quaresma, tempo de forte estímulo à conversão, na preparação dos fiéis para a Páscoa do Senhor, e o faz com o intuito de mostrar que a possibilidade de errar e a efetividade dos erros fazem parte da condição humana, mas também para mostrar que o reconhecimento dos erros e a retomada do caminho da volta estão ao alcance de todos que fizeram escolhas impróprias em sua história de vida. Na parábola, “o filho mais novo”, após constatar o erro de sua escolha, dele tirou lições, “caiu em si” e tomou a decisão de voltar ao aconchego do lar, mesmo considerando-se indigno de ser acolhido com filho. A parábola é muito rica em significado: “Mostrou-nos ainda a condescendência e bondade do pai que recebeu afetuosamente o filho pródigo que voltava arrependido, revestiu-o de novo com as insígnias de sua nobreza familiar e esqueceu todo o mal que fizera.”

Fonteweb: http://www.cnbbne2.org.br/artigos_2010/mar%E7o/03.htm

sexta-feira, 5 de março de 2010

Cerro Largo vai sediar universidade federal

Cerro Largo e região conquista universidade federal

Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC – animador vocacional lassalista na região missioneira

Nesta quarta-feira, 3 de março, passei o dia participando do 1º seminário de interação entre universidade e comunidade, realizado no cine-teatro Rex de Cerro Largo. O seminário contou com cerca de 400 participantes, vindos das 4 sub-regiões a serem beneficiadas com a criação da UFFS, universidade federal da fronteira sul. Eu pouco sabia da caminhada histórica desse novo centro de formação para nossa região. Isso porque estive 3 anos no exterior, trabalhando como missionário lassalista em Moçambique. Para minha surpresa, fui saber que os primeiros passos para a conquista deste novo centro de formação superior já foram dados dois anos antes de eu sair de Cerro Largo para voltar pela 2ª vez à Cidade da Beira, Moçambique.

Pela fala da profª Marlene Stochero, fui descobrir que desde fins de 2005 o comitê macromissioneiro pró-universidade federal coordenou o esforço de diversas lideranças das regiões missões, fronteira-noroeste, celeiro e noroeste colonial para conseguir este novo centro de ensino superior público. Assim, a UFFS se torna a 11ª universidade federal criada no atual governo Lula e a 1ª universidade federal inter-estadual, para atender jovens e adultos das 4 regiões dos estados do sul acima citadas que ainda não estavam contempladas com ensino superior público.

Além da direção local do campus missioneiro da UFFS, dezenas de lideranças das 4 micro-regiões se manifestaram para expressar as suas expectativas sobre a forma de atuar da nova universidade, ainda em fase de instalação no quase centenário Seminário São José. O diretor do campus de Cerro Largo, prof. Dr.r.prof. a ambiental. Cerro Largo destacou que a UFFS vai trabalhar basicamente em 3 soberanias: a alimentr, a energm fase de ins Antônio Inácio Andriolli, destacou que a UFFS vai trabalhar basicamente em 3 soberanias: a alimentar, a energética e a ambiental. O ex-reitor da Unijuí, dr. Walter Frantz, um dos apoiadores da nova UFFS, afirmou que “a universidade tem a sua razão de ser se tiver a vida como centro de suas atividades. Não há nenhuma outra razão para a ciência, se não for a vida”. Frantz aliás iniciou a sua fala dizendo que “o desafio dos seres humanos, nos dias de hoje, é substituir as relações instintivas de concorrência pelas relações de respeito, solidariedade e compreensão”.

O deputado estadual Elvino Bohn Gass, que representou a Assembléia Legislativa gaúcha, sugeriu a criação de um fórum regional unindo a UFFS, a UERGS e as demais universidades e faculdades da região para, juntas, discutirem os rumos do ensino superior para um sadio desenvolvimento regional. Na sua intervenção final no término do seminário, o diretor Andriolli informou que até meados deste ano deverá estar formatada a constituição do conselho comunitário da nova UFFS, que abrirá o ano letivo com as aulas no próximo dia 29 de março, uma segunda-feira.

“Longa vida para a UFFS”! – foi o desejo expresso por diversos dos oradores que desfilaram diante dos microfones durante o 1º seminário de interação entre universidade e comunidade. Esses são também os meus votos; e com certeza também da maioria dos professores, servidores, alunos da UFSS, como também das lideranças de nossas comunidades e dos Irmãos Lassalistas!

Cerro Largo, 5 de março de 2010.