quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Zilda Arns: uma irmã universal

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los”.

Essa frase, do final do discurso que estava fazendo a religiosos e religiosas numa igreja de Porto Príncipe, capital do Haiti, na noite do dia 12 de janeiro passado, resume de maneira feliz os ideais que nortearam a vida e as lutas de nossa conterrânea catarinense, dra. Zilda Arns.

Abaixo, breve síntese da vida dessa missionária leiga, candidata ao Prêmio Nobel da Paz em 1986, do portal da Catolicanet de hoje. Seu exemplo de vida e dedicação às crianças e idosos fica para sempre!


A vida de uma guerreira

http://catolicanet.com/pub/fckeditor/Image/mariaregina2.jpg14/01/2010 – Forquilhinha (SC), 25 de agosto de 1934. Nasce uma guerreira, bem no Dia do Soldado. Recebe o nome de Zilda. É a décima segunda filha num total de treze. Mora na zona rural e em sua cidade não há médico nem polícia. Quando as crianças se machucam é a mãe mesmo quem precisa fazer curativos e cuidar dos filhos como se médica fosse. Nascer em meio a tantas crianças faz com que Zilda tenha por elas predileção. Chega mais cedo na missa somente para poder tomar conta delas e segurá-las em seu colo.

O tempo passa; Zilda necessita ser encaminhada para consulta médica na cidade de Criciúma, e fica impressionada com uma criança que chega cheia de feridas pelo corpo. Quer levá-la para casa de qualquer jeito, pois tem medo que não seja bem tratada. Esse episódio fica marcado em sua memória. A infância transcorre feliz, e Zilda descobre que cuidar de crianças é uma vocação que lhe parece bastante natural.

Aos quinze anos decide cursar medicina. A influência de um vídeo que assiste sobre crianças desnutridas no Rio de Janeiro é decisiva, e lhe desperta o desejo de ajudar os menos favorecidos. Quer ser médica missionária! A mãe fica feliz, enquanto o pai deseja que se torne professora. Zilda segue sua vocação e se forma em medicina. Torna-se médica pediatra e sanitarista. Casa-se e tem cinco filhos. Em 1978 fica viúva.

Num debate sobre a miséria em Genebra (Suíça), em 1.982, surge a idéia de levar a Igreja a assumir seu papel na luta contra a mortalidade infantil e a pobreza. Dom Paulo Evaristo Arns, irmão cardeal de Zilda, é procurado pelo então secretário executivo da UNICEF, James Grant, que lhe sugere a possibilidade de a Igreja, com toda a sua influência nas camadas mais pobres, reverter a situação da mortalidade infantil no Brasil. Dom Paulo recomenda a irmã para tal empreitada.

Pouco tempo depois, Zilda funda a Pastoral da Criança, a partir de um projeto feito com o apoio do próprio UNICEF. A primeira experiência, no município de Florestópolis (PR), aonde o índice de mortalidade chegava a 127 mortes para cada mil crianças nascidas vivas, apresenta excelente resultado. Após um ano de atividades na cidade, a mortalidade infantil se reduz a 28 por mil. Essa experiência é apresentada aos bispos do Brasil e, com o apoio deles, a Pastoral da Criança passa a funcionar como uma rede de solidariedade, formada por milhares de voluntários capacitados, trabalhando em todo o Brasil no combate à desnutrição e à mortalidade infantil, buscando uma melhor qualidade de vida para as crianças e suas famílias.

As participações de Zilda em eventos nacionais e internacionais são diversas. Ela leva a Pastoral da Criança para o mundo. Em janeiro de 2010 é convidada para mais uma dessas participações internacionais, no Haiti. Em meio a um forte terremoto que devasta um dos países mais pobres do mundo, a guerreira tomba. A Deus Zilda! Seu exemplo inspira e anima os brasileiros e todo o mundo. “Nunca se deve complicar o que pode ser feito de maneira simples”. Amamos muito você!

Dados biográficos da vida de Zilda Arns Neumann extraídos de entrevista concedida por ela mesma à Revista Mundo e Missão.

Fonteweb: http://catolicanet.com/?system=news&action=read&id=56372&eid=301#