sábado, 28 de março de 2009

Momento de Reflexão

"A morte nos ensina a transitoriedade de todas as coisas" (Leo Buscaglia).
Sem deixar para amanhã
A vida sempre surpreende. Ou talvez se deva dizer que a morte surpreende a vida? Afinal, ela sempre aparece em momento inoportuno. Quando estamos para nos aposentar e gozar do que consideramos um merecido descanso. Ou quando estamos nos preparando para o casamento.
Ou, ainda, quando acabamos de passar por um concurso que nos garantiria uma carreira de sucesso. Por isso mesmo, nunca devemos deixar para amanhã as declarações de afeto. Por vezes, tivemos um professor que nos influenciou muito e realmente deu sentido, propósito e direção à nossa vida. Entretanto, nunca reservamos um tempo para lhe agradecer. De repente, ele morre e ficamos a pensar: "Meu Deus, ao menos eu deveria lhe ter escrito uma carta". De outras, brigamos com alguém e punimos a pessoa com nosso silêncio. Passam-se os dias, os meses, os anos. E continuamos com a punição. Aí a pessoa morre. O que acontece? Quase sempre o remorso nos alcança e começamos a cogitar: "Eu devia ter falado com ela." Para compensar a nossa culpa, vamos à floricultura e compramos muitas flores, para enfeitar o caixão, a sala mortuária, o túmulo.
Teria sido muito mais compensador ter comprado algumas flores antes, um pequeno ramalhete e ter tentado fazer as pazes. Reatar a afeição. É até possível que a pessoa rejeitasse as flores, as jogasse no chão. E nos desse as costas. Mas, então, o problema não seria mais nosso, mas exclusivamente dela. Um dos exemplos mais comoventes a respeito do arrependimento por deixar para depois, nos vem de uma carta escrita por uma jovem americana ao namorado. É mais ou menos assim: "Lembra-se do dia em que eu pedi emprestado seu carro novo e o amassei? Achei que você ia me matar, mas você não me matou. Lembra-se de quando eu o arrastei para ir à praia, e você disse que ia chover, e choveu? Pensei que você fosse dizer: ‘eu não a avisei?’, mas você não falou. Lembra-se da época em que eu paquerava todos os rapazes para lhe fazer ciúmes, e você ficava com ciúmes? Achei que você fosse me deixar, mas você não me deixou. E quando deixei cair torta de amora nas suas calças novas? Pensei que você nunca mais fosse olhar para mim, mas isso não aconteceu. E quando me esqueci de lhe dizer que o baile era a rigor, e você apareceu de jeans? Achei que você fosse me bater, mas você não me bateu. Havia tantas coisas que eu queria fazer para você quando você voltasse do Vietnã... Mas você não voltou..."
Não permitamos que a morte arrebate a chance de dizermos o quanto amamos as pessoas. O quanto elas são importantes para nós. Pode ser uma avó, um irmão, um amigo. Não necessariamente somente pessoas do círculo familiar. Aprendamos a esboçar gestos de amor e a dizer palavras que alimentam a alma do outro. Mesmo que um dia alguém nos tenha dito que não é bom o outro saber que o amamos, porque se aproveitará de nós. Mesmo que outro alguém tenha insinuado que parecemos tolos quando ficamos afirmando a intensidade do nosso amor, da nossa amizade e da nossa ternura.
O ser mais perfeito que andou pela Terra, o Mestre Galileu, não temeu demonstrar amor e dizer: "Amai-vos como eu vos amei".
Equipe de Redação do Momento Espírita com base no cap. 'O Casulo e a Borboleta', do livro O Túnel e a Luz, de Elisabeth Kübler-Ross, ed. Verus.

quinta-feira, 26 de março de 2009

aí vai o teste da banheira

No hospital psiquiátrico
Olhe, veja onde vc está e faça o teste...
Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao diretor:
- Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?
Respondeu o diretor:
- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde, e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.
- Entendi - disse o visitante - uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.
- Não - respondeu o diretor - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?
Dedicado a todos que escolheram o balde.
A vida tem muito mais opções!

terça-feira, 24 de março de 2009

Velhos jovens e jovens velhos

O amanhã do mundo depende do jovem de hoje
“O Segredo de ser jovem – mesmo quando os anos passam, deixando marcas no corpo – é ter uma causa a que dedicar sua vida.”
Assim falou Dom Helder, o arcebispo de Recife, homem que sonhava com um mundo fraterno e vivia para preparar uma terra sem males, pela paz na justiça.
Jovens sem sonhos são jovens velhos. Velhos sonhadores são velhos jovens.
E você, já descobriu alguma coisa que vale a pena dedicar sua vida? Uma causa? Uma pessoa, talvez? Será que ela merece?
Pense nisso e comece a agir!

Boas dicas de saúde

Vinte conselhos de Harvard para uma vida melhor
As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual. Conheça-os:
1. Tomar um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2. Salpicar canela no café. Mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.
3. Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral, que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que o pão branco.
4. Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo eles tem.
5. Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintes-tinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6. O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7. Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8. Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
9. Limpar sua escova dental e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10. Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.
11. Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois têm os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12. RIR. Uma boa gargalhada é um ‘mini-workout’, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13. Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14. Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15. Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16. Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.
17. Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18. Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
19. Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20. E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
· Comer chocolate: Duas barras por semana estendem um ano à vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
· Pensar positivamente: Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
· Ser sociável: Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
· Conhecer a si mesmo: Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o ‘ser’ sobre o ‘ter’ têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.
Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: ‘Escolha a melhor forma de viver... e o costume a tornará agradável’!

segunda-feira, 23 de março de 2009

«Quaresma: Voltarmo-nos para Deus»

Do boletim mensal da Comunidade de Taizé, França:
Na edição de 27 de Fevereiro de 2009, o Jornal «La Croix» publicou uma meditação do irmão Alois, prior de Taizé, para o início da Quaresma.
«Antes de mais, a Quaresma orienta o nosso pensamento para a imagem do deserto, quer aquele onde Jesus viveu 40 dias de solidão, quer aquele que o povo de Deus atravessou, caminhando durante 40 anos. E, no entanto, quando chegavam estas semanas que precedem a Páscoa, o irmão Roger gostava de lembrar que esse não era um tempo de austeridade ou de tristeza, nem um período para alimentar a culpabilidade, mas sim um momento para cantar a alegria do perdão. Ele via a Quaresma como 40 dias para nos prepararmos para redescobrir pequenas primaveras nas nossas vidas.
No início do Evangelho de São Mateus, quando João Baptista proclama «arrependei-vos!», ele quer dizer «voltai-vos para Deus»! Sim, durante a Quaresma, gostaríamos de nos voltar para Deus para acolher o seu perdão. Cristo venceu o mal, e o seu perdão constante permite-nos renovar uma vida interior. É a uma conversão que somos chamados: não a voltarmo-nos para nós próprios numa introspecção ou num perfeccionismo individual, mas a procurar uma comunhão com Deus e também uma comunhão com os outros...»
Fonte: http://www.taize.fr/pt_article8214.html

O caminhão de bombeirosw alemão

Faz tempo que não publico nenhuma anedota nesse blog.
Essa é verídica, ou seja, de fato aconteceu, lá pras bandas do Estado do Espírito Santo. E a recebi, por e-mail, do meu velho ex-colega Paulo Bernardi, de Florianópolis, transcrita do Jornal de Barra Velha, de 07/02/2009
Autor: Robervaldo Degudi
Vocês podem não acreditar, mas o Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha precisou aprender a falar alemão para dar maior segurança à comunidade!
Eu explico: quando se instalaram às margens da BR 101, os bombeiros estavam carentes de recursos para desempenharem sua função. Tinham, por exemplo, uma ambulância velha e decrépita, carinhosamente apelidada de “melancia”. Porque era vermelha e cheia de pontinhos pretos – ferrugem.
Imagine o alívio e alegria dos valentes soldados, quando chega a notícia que ganhariam um caminhão totalmente equipado – e novo! – para apagar o fogo. Uma doação da República Democrática da Alemanha.
Era realmente um caminhão impressionante. Com tudo o que seria necessário para enfrentar um incêndio.
Claro que foi feita uma cerimônia de entrega com todas as formalidades, discursos, aplausos, parabéns... até que o Prefeito solicitou ao comandante que fizesse uma pequena demonstração do equipamento. Pra quê! Os nomes escritos em todas as partes que poderiam ser manuseadas estavam em língua alemã!
Se o comandante não fosse um homem forte, teria desmaiado ali mesmo, ao confessar sua ignorância quanto ao funcionamento do caminhão. E, por força do contrato de doação, estava proibido fazer qualquer alteração no veículo por um período de 2 anos. Teriam que deixar aqueles escritos, do jeito que estavam, sem apagar, sem acrescentar absolutamente nada...
O comandante ficou uns três dias olhando o caminhão, folheando o manual, sem entender nadinha do que estava escrito. Desgostoso, foi até a margem da BR-101 e olhando para o outro lado, achou a solução! Lá estava o galpão onde seu Rupert, um alemão “legítimo” (veio de Munique) mantinha uma estrebaria para cavalos de passeio e charretes. Seu Rupert prontificou-se a ajudar.
- Teicha comigo, nóis quebrrra essa! – prontificou-se o Rupert, já absorvendo um pouco da nossa gíria.
Por uma questão de segurança, optaram então por usar os controles com seus nomes originais, em alemão mesmo, para evitar enganos graves. Após muitos meses de treinos, os soldados estavam prontos para a ação. Até com sotaque cheio de “erres”.
Vocês nem imaginam como foi a primeira vez que foram chamados para a ação. Foi na praia do Grant, onde um barco que estava na areia para reparos, pegou fogo.
Foi coisa de cinema. Aquele baita caminhão vermelho-sangue, impontente, descendo o morro, com a soldadesca uniformizada, agarrada nas grades laterais, as luzes piscando, a sirene berrando a todo volume: ihú, ihú, ihú...
Já era início de verão e a praia estava já com muitos veranistas, além do pessoal nativo, pescadores principalmente.
O comandante, majestoso, o capacete brilhando, desceu do caminhão e começou a dar as ordens, para estupefação geral dos presentes:
- Zezinho – iniciou ele – pegue a erster Zwischenschlauch. Beto, puxe a zweiten com o Wasserspritze. Franco, engate na Ausgangventil links, shnell! Schnell!
- Cacau, acione a Druckpumpe assim que eu der o sinal!
- Batista, ajude o Vardo com com a dritte Zwischenschlauch, a gente vai precisar.
- Cacau, agora acione a Hilfspumpe; achtung, cuidado com o vento!
-Franco,não esqueça da Ventil der Druckregulierung; - aumente o Spritze.
- Batista, volte e suba para ver como está o Wasserkapazitätsmesser!
Como bom comandante que era, ele ia junto com seus comandados até onde estava o fogo.
- O incêndio é de óleo diesel, pessoal! – disse ele. – Batista, ligue a Ventil des Schaumgummigenerators e cuidado para não fechar a Ventil der Luftgegenkraft.
- Beto, mude o Spritze pro Breitstrahl, o Wasserwand não é mais necessário. Feche a Ausgangsventil.
E assim debelaram o fogo no barco do Zé Malavão.
Os aplausos foram ensurdecedores e muito merecidos, pela competência dos “homens do fogo”.
O Comandante então mandou enrolar as Schlaeuche, guardá-las no Schlauchspint e, emocionado, agradeceu as pessoas na praia: – Wir sind Dankbar, pessoal!
E, passando pelos seus comandados, disse com os olhos marejados de lágrimas:
- Um grande Dankbar para vocês também, rapaize.
Em posição de sentido, conta-se que os bombeiros responderam:
- Jawohl, Herr Comandant!
Dizem que teve gente que de emoção, até chorou em alemão!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Amigos da Escola João 23 beira no Orkut

Olá, amigas e amigos!
Sexta-feira da semana passada criei no Orkut a comunidade "Amigos da Escola João 23 Beira".
Destina-se para troca de ideias e informações entre alunos e professores dessa escola e de escolas brasileiras, sejam lassalistas ou não...
A ideia surgiu a partir da proposta do meu amigo e conterrâneo de Santo Cristo, prof. Airton da Silva Rodrigues, professor numa escola em Santa Rosa.
Se vc quer participar, precisa ter página no Orkut... caso ainda não a tiver, é fácil criá-la e inteiramente grátis!
Para acessar essa nova comunidade, siga o link abaixo:
Entre aí e divirta-se à vontade, conhecendo e fazendo novos amigos!
Grande abraço do longínquo Moçambique, agora muito mais perto graças à net!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc