terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Boas Notícias em 2009!

Desejo às amigas e aos amigos boas notícias em 2009!
E torço para que os fatos que marcarão a vida de cada um sejam motivo de manchetes duradouras!...
Se puderem, visitem meu blog Aprendendo Sempre e opinem: http://hbmom47.blogspot.com/
Abraços e beijinhos!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Comunicando de Moçambique / 31
Manga Chingussura, Beira, 24 de Dezembro de 2008.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Nesta véspera de Natal, aproveito para enviar-lhes meu último boletim de notícias deste ano de 2008, que está prestes a terminar. Voltarei a comunicar-me talvez em medos de fevereiro ou começo de março do próximo ano. Desta vez as notícias não são muitas, cabendo numa página.
Exames da 12ª Classe ainda em espera
Os alunos moçambicanos da 12ª classe que prestaram seu exame final de 1ª época no começo de novembro ainda não sabem o resultado. Houve problemas com o sistema de correção eletrônica, adotado pela primeira vez no país pelo Ministério da Educação. Cada aluno recebia um código na sua escola, o qual tinha que ser passado no cartão de respostas de cada exame. E muitos alunos ou escolas não conseguiram preencher corretamente esse código. Assim, ainda não se sabe quando e como serão feitos os exames de 2ª época para quem não conseguiu aprovação nos da 1ª época. Isso está trazendo sérios transtornos às escolas, aos professores e, sobretudo aos alunos que pretendiam inscrever-se nos exames de admissão à universidade. A ver se nos primeiros dias de janeiro próximo esses alunos conseguem fazer o seu exame de 2ª época!
Irmãos em Retiro anual na Beira
Amanhã à tardinha vamos começar nosso Retiro anual aqui em nossa casa, na Comunidade La Salle Beira. O mesmo vai até o dia 31 de dezembro ao meio-dia, portanto, uma semana. Seguiremos o tema e o roteiro enviado pela Direção Provincial de Porto Alegre, ligado ao Ano Paulino. Nosso coordenador será o Irmão Henrique José Longo, diretor da Comunidade La Salle Beira e representante do Irmão Provincial. O plano inicial era fazermos esse retiro em Marera, próximo a Chimoio, como no ano passado. No entanto, devido a algumas reformas em andamento na Escola João 23 e também a essa situação de indefinição dos exames de 2ª época dos alunos da 12ª classe, achamos melhor ficar em casa, para se poder atender a qualquer emergência que surgir. Para o próximo ano vamos marcar outra data para esse retiro, pois nos dias próximos ao Natal dificulta a presença dos Irmãos moçambicanos junto a seus familiares. De momento somos em 8 Irmãos – 4 moçambicanos e 4 brasileiros –, pois Irmão Domingos Faz-Ver está no CIL em Roma e Irmão Roberto Carlos Ramos está de férias no Brasil desde meados de novembro, onde já participou do retiro em Criúva.
Três rapidinhas
· Voltando aos pagos: Dia 12 de janeiro volta a Porto Alegre o Irmão Vanderlei Miguel Kraemer, após 3 anos de trabalho missionário aqui em Moçambique. Após um tempo de férias e revisão médica na Casa de Saúde, vai assumir a direção da Escola La Salle de Sapucaia do Sul. Neste ano o Irmão Vander integrou a Comunidade La Salle Mangunde, onde foi professor e auxiliar na coordenação pedagógica da Escola São Francisco de Assis. E como já informei no boletim nº 29 (10 de outubro), o voluntário lassalista Isaque Gomes Correa voltou a Porto Alegre na 1ª quinzena deste mês de dezembro, após um ano e meio de atividade na Escola João 23, onde atuou como responsável pelo Laboratório de Informática da Escola João 23.
· Chegando: Para a 2ª quinzena de Janeiro estamos aguardando a volta do Irmão Roberto Carlos Ramos e a vinda, com ele, do Irmão Felipe André Angst. O mais provável é que os dois vão trabalhar juntos na Missão de Mangunde, junto com Irmão Domingos, que volta de Roma em Abril ou Maio.
· Formadores: Foi muito bom e proveitoso o curso-encontro de formadores da Cirm-Conferemo, do qual participei na semana de 23 a 28 de novembro, no Seminário Santo Agostinho da Matola, em Maputo. Houve mais de 100 participantes vindos de todas as Províncias do país, dos quais cerca de 30 brasileiros. Os temas de estudo foram muito bem apresentados e refletidos em pequenos grupos: crenças tradicionais e valores culturais na formação para a Vida Religiosa, com assessoria da Irmã Esther Lucas, das Filhas da Caridade, e afetividade e inteligência emocional, com assessoria da Irmã Evelyn Aponte, das Mercedárias e diretora do ISMMA (Instituto Superior Maria Mãe de África).
Terminando, transmito a todas/os meus melhores cumprimentos, junto com meu fraternal abraço e votos de Feliz Natal e venturo Ano novo de 2009!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-address: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.

Jesus Cristo é o aniversariante no Natal

Ontem encontrei na catolicanet interessante artigo do confrade Irmão Nery nos lembrando que no Natal o aniversariante é Jesus Cristo... portanto, nada de papai ou mamãe noel (ou pai e mãe natal como falam aqui em Moçambique e em Portugal)!
No Natal o aniversariante do dia é Jesus Cristo
Irmão Nery fsc – 22/12/2008
Renovar o ato de fé
Frei Raniero Cantalamessa, OFMcap, nos dá um depoimento que pode nos ajudar na preparação da festa cristã do Natal: “Em um dos últimos Natais, participava da Missa de meia-noite, presidida pelo Papa na Basílica São Pedro, em Roma. Quando chegou o momento do canto que apresenta o calendário cristão para situar a magna data, a letra, dessa vez me chamou mais a atenção:
«Muitos séculos depois da criação do mundo... Treze séculos após a caminhada do povo de Deus na saída do Egito... No ano 752 da fundação de Roma... No ano 42 do império de César Augusto, Jesus Cristo, Deus eterno e Filho do eterno Pai, havendo sido concebido por obra do Espírito Santo, passados os nove meses, em Belém da Judéia, nasceu da Virgem Maria, feito homem».
Ao ouvir estas últimas palavras experimentei o que se chama «a unção da fé»: uma repentina clareza interior pela qual se diz a si mesmo: «É verdade! É tudo verdade! Não são só palavras. Deus veio verdadeiramente à nossa terra». E uma comoção inesperada me atravessou por completo, e eu só podia dizer: «Obrigado, Santíssima Trindade! E obrigado também a ti, Santa Mãe de Deus!»
Celebrar o aniversário de Jesus
A cada ano temos o privilégio de celebrar o milagre maior de termos nascido e de estar vivos para agradecer um ano que findou e dar início a uma nova etapa de nossa vida. Com alegria, junto a parentes e amigos, cantamos o “Parabéns a você” e, orando, acrescentamos esta letra: “Com imensa alegria, suplicamos aos Céus, proteção de Maria, e as bênçãos de Deus!” Afinal desejamos que Deus nos abençoe ao longo do novo ano, que nos dá a graça de começar.
Nós, cristãos, celebramos todos os anos o aniversário de Jesus de Nazaré, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, que nasceu de Maria, viveu e testemunhou na pobreza e com os pobres, ensinou o que de melhor se tem como mensagem de vida neste mundo, não foi aceito por alguns e aceito por outros, morreu de modo cruel, mas ressuscitou e foi glorificado.
Natal é primeiramente o dia do aniversariante, Jesus Cristo, que acreditamos estar vivo e no meio de nós. É oportunidade de experimentar o frêmito da renovação da fé, o sentimento de gratidão e de reiterar nosso compromisso a favor da vida, vida de qualidade para todos os seres deste planeta, principalmente do ser humano, que precisa ter vida plena, biológica, afetiva, intelectiva, social, ecológica, espiritual.
Natal, festa de família
Um tom específico da celebração de aniversário é a atenção à importância do milagre da vida, do amor conjugal, da união familiar e da generosidade do casal em gerar e educar filhos. Hoje, o comércio, de modo extraordinariamente astuto e criativo, explora as datas cristãs, e o Natal é uma das principais para mobilizar a sociedade do consumo.
Cabe a nós, discípulos missionários do Senhor, evangelizar, propor criativamente a Boa Notícia de Jesus, também levando em consideração tudo o que o comércio coloca de visual, gustativo e auditivo a partir do Natal. Muitos símbolos usados são cristãos e podemos propor outros, que comento no livro “Natal, teologia, tradição e símbolos” da Editora Santuário.
Parabéns, Jesus! Obrigado, Maria! Obrigado, Senhor, pelo dom da vida e da fé!
Extraído do jornal O Lutador , de Belo Horizonte (MG)

Natal feliz!

Faço minha a mensagem natalina que recebi ontem da minha ex-aluna Fátima Ali, no Colégio Medianeira de Cerro Largo, atualmente morando e trabalhando em Criciúma-SC.

Feliz Natal 2008!
Natal é um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele Menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações, trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo. E espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro do seu coração.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transfor-mem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida que, de fato, queremos ser plenamente felizes.
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!
São os votos de Irmão Hugo Bruno Mombach, FSC
Manga-Chingussura, Cidade da Beira, Moçambique, 24 de Dezembro de 2008.

sábado, 20 de dezembro de 2008

anedota de portugês inteligente

PREGOS GARCIA
O Joaquim era dono de uma fábrica de pregos em Uberaba, uma cidade de Minas Gerais, Brasil. Decidiu que devia fazer publicidade por conta própria, de modo a economizar em tempos bicudos...
No dia seguinte estavam espalhados outdoors por toda Uberaba, com a imagem de Cristo crucificado e, embaixo, o slogan: PREGOS GARCIA. 2000 MIL ANOS DE GARANTIA!
Foi a maior revolta na católica Uberaba. Muitos amigos pediram para o Joaquim mudar o outdoor, para ele dar uma maneirada...
Pouco tempo depois, outros outdoors foram espalhados pela cidade. Desta feita, Cristo estava semicrucificado; um braço estava solto, ao lado do seu corpo. E embaixo o slogan: COM PREGOS GARCIA ISTO NÃO ACONTECIA!
Não houve quem não protestasse, quase lincharam o portuga...
Depois de muitas ameaças, o lusitano mudou a propaganda. Nos novos outdoors só se via a imagem da cruz, sem o Cristo, e embaixo o slogan: COM PREGOS GARCIA O GAJO NÃO FUGIA!

algumas perguntas que fazem pensar

Perguntas intrigantes
Olha essa, pessoal! Show de bola, he he he he!
1. Por que laranja chama laranja e limão não chama verde?
2. Por que lojas abertas 24 horas possuem fechadura?
3. O que as ovelhas contam para dormir? Homens pulando cerca?
4. Por que quem trabalha no mar se chama marujo? Então, quem trabalha no ar deveria ser Araújo, OK?
5. Por que "separado" se escreve tudo junto e "tudo junto" se escreve separado?
6. Por que os kamikazes usavam capacete? (Boa!)
7. Por que se deve usar agulha esterilizada para injeção letal em um condenado à morte?
8. Como os cegos sabem quando terminaram de se limpar quando estão no banheiro? (Essa é fantástica!)
9. Para que serve o bolso em um pijama? (Muito boa!)
10. Por que os aviões não são fabricados com o mesmo material usado nas suas caixas pretas?
11. ADÃO TINHA UMBIGO?
12. Por que o Pato Donald, depois do banho, sai com uma toalha em volta da cintura, se ele não usa short no desenho?
13. Se o super-homem é tão inteligente, porque usa a cueca por fora da calça?
14. O Pluto e o Pateta são cachorros, certo? Por que o Pateta fala e o Pluto não?
15. Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo?
16. Por que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo?
17. Por que os filmes de batalhas espaciais tem explosões tão barulhentas, se o som não se propaga no vácuo?
18. Por que aquele filme com Kevin Costner se chama "Dança com Lobos", se só aparece um único lobo durante toda a estória?
19. Por que as mulheres abrem a boca quando estão passando algum creme no rosto?
20. Como é que a gente sabe que a carne de chester é de chester, se nunca ninguém viu um chester?
21. Se o vinho é líquido, como pode ser seco?
22. Como se escreve zero em algarismos romanos?
23. Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca?
24. Por que pais e mães são geneticamente programados para odiar som alto? Especialmente se for Rock?
25. O instituto que emite os certificados de qualidade ISO 900 tem qualidade certificada por quem?
26. Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para poder acertá-lo?
27. Se a ciência consegue desvendar até os mistérios do DNA, por que ninguém descobriu ainda a fórmula da Coca-Cola?
28. Por que quando você pára no sinal vermelho, tem sempre alguém no carro do lado com o dedo no nariz?
29. Se depois do banho estamos limpos, porque lavamos a toalha?
30. Como foi que a placa "Proibido pisar na grama" foi colocada lá?
E por último, mas não menos importante:
31. Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto?!?!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A tecnologia do abraço segundo o mineirin
Das invenção dos hómi a que mais tem sintido é o abraço.
O abraço num tem jeito dum só apruveitá! Tudo quanto é gente, no abraço, participa duma beradinha... O abraço é mió qui quarque raiz ou ramo qui o Raizêro possa cunhecê...
Quandu ocê ta danado de sordade, o abraço de arguém ti alivia...
Quandu ocê ta danado de reiva, vem um, te abraça e ocê fica até sem graça de continuá cum reiva...
Si ocê ta filiz e abraça arguém, esse arguém pega um poquim de sua alegria...
Si arguém ta duente, quandu ocê abraça ele, ele começa a miorá... I ocê miora junto tamém...
Muita gente importante e letrada já tentô dá um jeito de sabê pruquê quié qui o abraço tem tanta tequilonogia... Mas ninguém inda discubriu... Mas, iêu sei...
Foi um isprito bão de Deus qui mi contô... Iêu vinha andano... pensano na vida, quandirrepênti vi um tatuzim pertim do mato...
Vi ele cum esses meus zói qui a terra um dia há de cumê...
I ele falô cumigo... Falô com a fala quié a merma fala qui ocês cunhece iquiêu tô falano proceis agora.
Iêu vô conta proceis uqui foi qui ele mi falô:
- O abraço é bão prucausa do coração... Quandu ocê abraça arguém, fais massage no coração!...
I o coração do ôtro é massagiado tamém! Mas num é só isso, não.
Aqui ta a chave do maió segredo de tudo: É qui, quandu abraçamo arguém, nóis fiquemo tudo é com dois coração no peito.
Abração intão.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Deus fala direito

A crônica que segue é um texto reflexivo do meu colega Irmão Ivo Pavan, diretor do Postulado La Salle Beira e chefe da secretaria da Escola João 23. A reflexão dele parte dum acontecimento de um mês atrás aqui na Beira, que quase custou a vida do mais jovem Irmão lassalista moçambicano... Vale a pena conferir!

Deus escreve direito em linhas tortas

Irmão Ivo Pavan

Uma tentativa de interpretar um acontecimento à luz desse provérbio, a partir de um ponto-de-vista. Primeiro, descrever o que aconteceu objetivamente. Em seguida, quais são as ‘linhas tortas’ e por fim o que saiu direito.
1. O acontecimento
O jovem Irmão, que há alguns meses estava recebendo aulas de condução, pediu ao Irmão diretor as chaves do carro para fazer um treino, no sábado à tarde, dia 1 de novembro. Ao dar a chave, foi insistido de que fosse devagar e de que não saísse para longe.
Passados uns trinta minutos, os Irmãos são informados, por telefone, de que houve um acidente e que os ocupantes do carro estavam sendo atendidos no Hospital Central. Felizmente, não houve nenhum ferimento grave no Irmão condutor, nem nos dois professores acompanhantes e nem atropelamentos de terceiros. Apenas que o carro ficou destruído e foi parqueado e de que houve pequenas avarias no caminhão no qual bateu.
Feitos os devidos exames médicos, os acidentados foram liberados. Os dois professores voltaram para suas casas enquanto que o condutor foi conduzido pela polícia à prisão por ter sido apanhado em flagrante delito ao conduzir sem estar habilitado.
Conseqüências: o Irmão passou o fim de semana na cadeia enquanto que os demais coirmãos trataram de todos os trâmites para que ele pudesse ser solto, encaminhar os papéis para liberar o carro e negociar com o dono do caminhão o valor do conserto. Em uma semana, tudo foi concluído. Resultado: um carro a menos na comunidade (vantagem ou desvantagem?), 11.500,00 Meticais em acertos judiciais, 7.250,00 em taxas de trânsito e assistência médica, 73.500,00 no conserto do caminhão. Em torno de 5 mil dólares. (‘Quem vai pagara conta?’ , foi a primeira reação espontânea do Irmão Provincial, ao ser informado do acidente).
2. As linhas tortas
São várias. Umas evidentes. Outras devem ser intuídas num contexto mais amplo.
Antes de citá-las convém definir o que é entendido por “torto”. É tudo o que está em desarmonia com o todo autentica e genuinamente organizado. O mundo é cosmos (organização), não caos. A sociedade, a instituição, o Instituto FSC, a SPC, a comunidade religiosa e educativa, a família... são organismos, constituídos por pessoas livres e comprometidas que criam laços e interagem em busca de determinados fins comuns que garantem a sobrevivência, o desenvolvimento e a identidade da própria entidade ao longo dos tempos. Portanto, é torto, doentio, num organismo, aquilo que diminui sua vitalidade e coloca em risco os seus objetivos.
Vamos citar algumas linhas tortas nas quais Deus escreve direito.
1. Conduzir, sem carta de condução. É crime definido por lei. Não foi o acaso, o destino ou um castigo de Deus que fez com que houvesse o acidente. Foi uma escolha livre, feita pelo condutor, a de conduzir sem estar habilitado e numa via pública movimentada. Sabendo da proibição, poderia evitar sua transgressão. Optou por agir, conscientemente ou sem consciência, contra a lei e as orientações dadas pelo coirmão.
2. Os jovens Irmãos tinham marcado para esse sábado saírem, junto com o seu responsável, para fazer um dia de formação. Dois dias antes do encontro, um dos Irmãos propôs adiar a saída para uma outra data, justificando ter que estudar no final de semana para as provas na Universidade. Assim a saída para o local do encontro não aconteceu. Estando em casa, no sábado à tarde, o Irmão aprendiz optou por sair de carro para treinar. Se os jovens Irmãos tivessem sido fiéis ao que definiram anteriormente, as situações teriam sido outras e este acidente certamente não teria ocorrido. Não foi obra do acaso, do destino ou castigo de Deus a criação dessas circunstâncias, mas foi uma escolha livre adiar o encontro de formação.
3. Há muito tempo estava marcado para este sábado à tarde o encontro de encerramento dos catequistas da paróquia. E o encontro aconteceu. Pena que o Irmão, que também é catequista, optou por sair com o carro para treinar, em vez de participar do encontro dos catequistas. Foi por acaso, por destino ou castigo de Deus esse acidente?
São estas apenas três pequenas escolhas, entre muitas outras, que traçaram as linhas tortas nas quais Deus escreve direito.
As pequenas escolhas do dia a dia traçam as linhas que tecem o pano de fundo onde se inscrevem os acontecimentos. Os acontecimentos não são obras do acaso, do destino ou castigo de Deus. Somos nós mesmos que criamos as condições que geram os acontecimentos. Não prevemos o que vai acontecer no futuro, mas passo a passo, de fidelidade em fidelidade, de compromisso em compromisso, de infidelidade em infidelidade... vamos traçando o nosso caminho e colhendo os seus frutos que podem ser doces ou amargos.
Não gostaria que isso fosse interpretado numa visão apenas moralista ou fundamentalista: “Você não escolheu isto (que é o certo) mas aquilo (que é errado) por isso aconteceu isto – o acidente”. (Deus não mata, mas castiga). Precisamos ir mais longe e buscar a raiz, a origem, o pecado original das pequenas escolhas viciadas.
Não seguir as orientações legais válidas para todos ou estabelecidas pela instituição a seus membros (proibição de conduzir sem carta de habilitação, alterar datas previstas, ausentar-se de atividades agendadas...) apontam para uma postura de independência e auto-suficiência que interferem no funcionamento saudável das instituições as quais pertencemos. Já não há outros referenciais do que os ditados pelos desejos do próprio eu e pelos estímulos imediatos do ambiente. Ou seja: eu decido consultando apenas as necessidades próprias e emergentes no aqui e agora. Compromissos comunitários, leis... são referências que já não pesam e nem orientam minhas escolhas. Exagerando um pouco, pode-se dizer: “Faço e desfaço a meu bel prazer e os outros... bem... que façam o mesmo”.
Este é o pecado original, - a pretensão de ser e agir como deus, de ter tudo à disposição e de não ser limitado por nada e por ninguém, por proibições, por horários comunitários, limites económicos e financeiros, orçamento mensal e compromissos agendados... “Sou adulto e sei o que faço da minha vida”. O caos que daí segue, as ‘torres de Babel’ que se constrói, em sonhos ou projetos, são decorrências dessa pretensão de sermos donos de nós mesmos, livres e independentes, como deuses. E como ficam os objetivos da instituição que nos acolhe, nos sustenta? Se já temos a faca e o queijo na mão, quem nos vai impedir...
Sim, somos chamados a ser como Deus, a participar da vida divina, a ser semelhantes a Deus, e ser filhos de Deus, mas através de um longo processo de fidelidade a alianças, de compromisso e comunhão com Deus, com os outros, com o universo, numa relação de interdependência, de respeito, veneração, admiração, solidariedade... até chegarmos ao ponto de poder dizer como São Paulo: “Já não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.
Adão quis ser como Deus, mas de forma imediata, num passe de mágica, sem contar com a participação de Deus e com as sábias leis universais, dando ouvidos a insinuações de desconfiança de que Deus, aproveitando-se de sua posição de criador, queria privar o ser humano do gozo das belezas e mistérios e poderes da vida... E Adão caiu. E nós caímos nas armadilhas e promessas do sistema liberal tentador que garante bem estar, comodidade, sucesso, poder, influência... pois não termos consciência da nossa condição ontológica de sermos criaturas livres, isto é, seres em construção, habitados por um sentimento de insuficiência, de carência, de um certo vazio e sede de perfeição. Caímos logo na tentação de querer preencher de imediato esse espaço vazio com os bens e com o poder que o liberalismo tecnológico coloca em nossas mãos, confundido assim a vocação de sermos filhos de Deus com a pretensão de sermos como deus e até de dispensá-lo de nossas vidas (para que ser fiel aos momentos diários de oração?).
3. Deus escreve direto – direito
(Ao digitar ‘direito’ saiu ‘direto’). Foi um lapso, mas caiu bem. Tão bem que já não é preciso detalhar o que Deus escreveu direito nessas linhas tortas, pois já está diretamente escrito na história da salvação. Não é preciso mandar Lázaro de volta para dizer aos irmãos do rico para mudarem de vida, pois os profetas já disseram isso. E se não acreditaram neles vão acreditar no pobre Lázaro? “Eles têm as leis e os profetas. Que os ouçam”. Temos o Evangelho, a Regra, as determinações do Capítulo Geral, o projeto comunitário, os apelos dos coirmãos... Não é por falta de referências que traçamos linhas tortas. A consciência dos próprios condicionamentos que contaminam nossas pequenas escolhas é o início da mudança e o começo da conversão.
O que saiu direito nessas linhas tortas é de que precisamos de uma ‘metanóia’, de uma mudança de atitude, de estilo de vida. Sair de uma pretensão de sermos independentes, auto-suficientes, donos de nossas vidas e projetos, para entrar mais em sintonia e comunhão com quem nos associamos e com a missão que juntos assumimos, com o modo de ser religioso lassalista. E perguntarmo-nos: Quais são os referenciais básicos que levamos em conta ao fazermos as pequenas escolhas do dia-a-dia?
4. Observação final
Faz hoje um mês que o acidente aconteceu.
Ficamos uns dias com apenas um carro e mais de três semanas sem nenhum.
É claro que sentimos a falta, mas vivemos bastante bem. Ficamos mais em casa, estivemos mais juntos... Certamente deixamos de alimentar alguns desejos e de atender alguns projetos pessoais por não ter carro à disposição. Mas os objetivos centrais de nossa missão não foram afetados.
Somos mais livres – já não precisamos tanto disso e daquilo...
“Os anjos são muito mais humildes que os humanos porque são muito mais inteligentes” (Jean Yves Leloup).

boletim

Comunicando de Moçambique / 30
Manga Chingussura, Beira, 22 de Novembro de 2008.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Volto a comunicar-me com vocês, desta vez para contar como foi o encontro em Nairobi, semana passada, além de algumas outras notícias curtas. Por aqui o calor já está muito forte, e a falta de chuva já começa a preocupar. Muitas plantas já secaram e até as árvores frutíferas já começam a murchar... Enquanto isso, em outras regiões do mundo há chuva demais, fazendo até estragos nas casas e infra-estruturas das populações.
Minha participação no Encontro da Relaf em Nairobi
· Viagem: ela decorreu bem, apesar dos atrasos e longas esperas nos aeroportos. Já na saída da Beira para Maputo, no sábado, dia 8, houve atraso de quase duas horas. Em Maputo estive hospedado na bela comunidade das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus; irmãs Alice e Noemi me buscaram no aeroporto, e na manhã de domingo me levaram de volta cedo para embarcar a Johannesburgo. Ali houve atraso de duas horas na saída prevista para Nairobi; no aeroporto de Johannesburgo encontrei duas moças que também viajaram a trabalho em Nairobi, e acabamos almoçando juntos num restaurante por conta da Kenya Airlines, a empresa que nos transportou. Na chegada, antes de sair do aeroporto, mais uma hora de espera até conseguir pagar o visto de entrada no país. Na viagem de volta, segunda-feira, dia 17, só precisei apanhar dois aviões, de Nairobi a Johannesburgo e desta cidade direto a Beira, mas nos dois aeroportos houve atraso de duas horas na partida dos aviões. Assim, cheguei a Beira já de noite, junto com um padre e duas leigas consagradas do Brasil que vinham a Chimoio, para ajudar o bispo local numa obra de atendimento a crianças de rua daquela diocese; os três tinham saído domingo de Milão rumo a Beira, passando por Londres e Johannesburgo, e aí perderam o vôo da manhã até Beira, por conta também doe atraso do avião vindo de Londres...
· Participantes: ao todo foram 27 Irmãos, incluídos o superior geral, o vigário geral e seus 8 conselheiros – os 4 de Roma e os 5 das responsáveis das regiões. Para mim foi uma bela surpresa encontrar meu primo Irmão Edgar Nicodem, conselheiro da América Latina, com residência em Bogotá, Colômbia.
· Experiência: o encontro marcou o término da visita do Irmão Superior Geral à RELAF, iniciada em março passado pelo Madagascar, África do Sul e Moçambique. Para mim foi uma experiência muito enriquecedora. Nunca tinha estado num encontro semelhante... reencontrar alguns conhecidos mais antigos e, sobretudo, conhecer gente nova com a mema missão de construir um mundo diferente através da educação humana e cristã. Por isso, agradeço aos coirmãos de Moçambique que me oportunizaram tal experiência!
· Local: o encontro foi nos dias 12 a 15 de novembro, na casa de retiros Savelberg Retreat Center, das Pequenas Irmãs de São José (Little Sisters of St. Joseph), a uns 10 km do De La Salle Center, onde funciona o Escolasticado do distrito Charles Lwanga, onde fiquei duas noites hospedado, na chegada e na saída. A casa é ótima para esse tipo de encontros, silenciosa e muito funcional.
· Línguas usadas na comunicação: inglês e francês, com tradução sequencial, ou seja: após uma ou duas frases, a pessoa tinha que esperar que outra fizesse a tradução; alguns Irmãos até conseguiam traduzir eles mesmos do inglês ao francês e vice-versa. Nas conversas informais pude falar ainda o português (com Irmão Edgar), espanhol (com os Irmãos espanhóis que trabalham na Guiné Equatorial) e alemão (com os Irmãos Edgar, o conselheiro Irmãos Claude Reinhardt e o ex-conselheiro Irmão Marc Hofer e atual coordenador da formação em Lwanga).
· Temas tratados: Análise do relatório do encontro anterior, em Douala, capital de Camarões, de 9 a 14 de maio de 2002: o que mudou desde então; política de gestão; seguridade social, propriedades, dívidas e relacionamento com os familiares dos Irmãos; avalilação da vida interior e da vida comunitária dos Irmãos; unidade da RELAF, associação e família lassalista na RELAF; e alguns questionamentos ao superior geral e seu conselho.
· Metodologia de trabalho: após a sessão de abertura, na terça-feira, dia 12, com duração apoximada de uma hora, houve trabalho em 4 pequenos grupos, seguida da apresentação do relato de cada grupo e posterior debate. Cada dia houve 4 sessões de trabalho, sendo duas de manhã (com início às 8h45 e término às 12h30, com intervalo de meia hora para lanche e conversa informal) e duas de tarde (início às 15h e término às 18h30, idem). Toda as manhãs tivemos missa na casa e à tarde, oração da noite pessoal. Ao chegarmos a Nairobi, fomos informados de que o conselheiro da Relaf, Irmão Gabriel Somé, estava hospitalizado há uma semana; e ele só teve alta na quinta-feira, e no dia seguinte veio participar do restante do encontro. Mas mesmo assim, a reunião foi exitosa, graças ao trabalho do secretário, Irmão Mário Mboya, auxiliado pelos Irmãos Roger, provincial do Congo, e Thomas Johnston, vigário geral.
· Turismo: Na quinta-feira de tarde realizamos um passeio, indo assistir uma apresentação de dança típica africana queniana com acrobacias. Depois visitamos o Tangaza College, uma instituição de nível superior mantida por 19 congregações religiosas, entre as quais os Lassalistas. Alguns Irmãos africanos frequentam cursos nessa institutição, como o Irmão Mário Mboya, congolês e secretário da RELAF, que ajudou a coordenar o encontro; ele acaba de concluir ali o seu curso universitário.
· Situação atual: a RELAF (Região Lassalista Africana) é constituída por duas sub-regiões, reunindo de um lado os setores e distritos de fala anglófona e, de outro, os de fala francófona. A sub-região anglófona se encontra reunida desde 1997 no Lwanga District, com sede em Nairobi, formado por 5 setores/países: Eritréia, Etiópia, Kenya, Nigeria e África do Sul. E a sub-região francófona reúne os distritos de África do Oeste, Antananarivo (Madagascar), Congo Kinshasa, Douala, Golfo de Benin, Guiné Equatorial e Rwanda; Moçambique quer pertencer a essa sub-região; daí a razão de os nossos formandos estarem aprendendo a língua francesa.
· Unidade da Relaf: a uma certa altura do encontro, tive a impressão que se caminharia para a criação de duas regiões lassalistas na África. Mas no final prevaleceu a idéia de manter uma só, com esforços em busca de sempre maior unidade. Nesse sentido, houve insistência dos participoantes em duas práticas já em andamento: a aprendizagem das línguas (inglês e francês) por parte dos jovens Irmãos, e troca de Irmãos entre as duas sub-regiões linguísticas.
Rapidinhas
· Exames e matrículas: Os exames da 1ª época nas escolas moçambicanas já terminaram. Agora os alunos que ainda não conseguiram aprovação total, aguardam os exames de 2ª época, no começo de dezembro. As matrículas para 2009 já começam na próxima semana. Irmão Ivo Pavan, diretor administrativo e chefe da secretaria da Escola João 23, diz que o número maior de matrículas acontece só em janeiro, porque agora o pessoal anda curto de dinheiro.
· Viagem: Irmão Roberto Carlos Ramos viajou na passada segunda-feira de Beira a Maputo e de lá a Johannesburgo rumo a São Paulo e Porto Alegre. Na próxima semana vai participar do retiro anual em Criúva. Depois tira um tempo de férias junto a seus familiares e amigos, além de fazer uma revisão médica. Nos dias 18 a 20 participa do dia da Província e da assembléia dos Irmãos, representando as comunidades lassalistas moçambicanas. E depois disso retorna a Moçambique, para mais um ano de trabalho missionário por aqui.
· Formadores: Amanhã de meio-dia volto a viajar de avião a Maputo, aonde vou toda a próxima semana vou participar do encontro anual de formadores da Cirm-Conferemo, a CRB daqui. Temas do encontro: valores culturais e crenças tradicionais na formação para a Vida Religiosa, com assessoria da Irmã Esther Lucas, das Filhas da Caridade, e afetividade, com assessora da Irmã Evelin, diretora do ISMMA (Instituto Superior Maria Mãe de África).
· Retiro: Como no final do ano passado, este ano vamos fazer de novo o nosso retiro anual logo depois do Natal, na casa de encontros da diocese de Chimoio, em Marera. Nosso coordenador será o Irmão Henrique Longo, diretor da Comunidade La Salle Beira e representante do Irmão Provincial.
Terminando, transmito a todas/os meus melhores cumprimentos, junto com meu fraternal abraço e votos de boas festas de final de ano!
Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-address: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.