sexta-feira, 18 de julho de 2008

aos amigos agricultores

Como homenagem aos irmãos agricultores, que na próxima sexta-feira celebram o seu dia, a postagem é da mensagem do bispo de Santa Cruz do Sul, também ele, como eu, filho de agricultores que desde cedo aprenderam a cultivar a terra...
A espiritualidade do agricultor
Dom Sinésio Bohn, bispo de Santa Cruz do Sul – 18/07/2008
Celebramos na segunda metade de Julho o Dia do Colono ou do Agricultor. Desejo que nosso povo do campo seja feliz. Daí as considerações sobre a espiritualidade do agricultor.
O monge Marcelo de Barros e o jesuíta José Caravias escreveram uma bela obra sobre a “Teologia da Terra”. Inspiro-me nela.
A raiz da espiritualidade está em nossa relação com Deus. Brota da fé em Deus, se alimenta da leitura da Palavra de Deus, da participação da liturgia qual fonte de graça, da oração pessoal e comunitária. Quando as pessoas se desumanizam, destilam mau humor e amargura, perdem a esperança e a coragem de lutar. Entre as causas está a falta de oração. A oração unifica nosso ser, dá unidade interior. Em síntese: A fé não vive sem oração.
Há cristãos de espiritualidade puramente individual e intimista, feita de sentimento do coração, sem compromisso com a vida, sem vínculo de solidariedade com o povo lavrador. É uma espiritualidade manca, de muletas.
A fé adulta é comunitária, militante, de braços dados com as organizações de classe, como os sindicatos, com a defesa dos direitos humanos, inclusive econômicos e políticos. A fé adulta é participativa e solidária.
A falta de espiritualidade torna a pessoa insensível e selvagem na sua relação com a terra. Visa unicamente o lucro, destruindo a vida com veneno, queimadas, etc.
A pessoa com espiritualidade humaniza a relação com a terra, a trata como mãe da vida, merecedora de cuidado, mesmo de carinho.
João Paulo II resumiu assim a espiritualidade dos agricultores: “Vós sois chamados a prestar um serviço aos homens-irmãos, em contato com a natureza, colaborando diretamente com Deus, Criador e Pai, para que nosso planeta – a Terra – seja cada vez mais conforme aos seus desígnios, o ambiente desejado para todas as formas de vida: a vida das plantas, a vida dos animais e sobretudo, a vida dos homens’’.
O povo das cidades espera dos agricultores alimentos sadios e abundantes. Por sua vez, a população urbana é chamada a reconhecer a dignidade dos trabalhadores rurais. É ainda de João Paulo II o alerta na ONU (02/10/1970): “Urge traduzir a parábola do rico malvado em termos econômicos e políticos”. Seria assim: o rico malvado e o pobre agricultor.
Espiritualidade é abertura para o amor. Obrigado, povo rural, que alimenta a população e preserva a nossa mãe terra. Deus o proteja, renove sua esperança e o abençoe.
Fonte: http://catolicanet.com/?system=news&action=read&id=49040&eid=301

quinta-feira, 17 de julho de 2008

boletim

Comunicando de Moçambique / 28
Mangunde, 16 de Julho de 2008.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures!
Já passados mais de três meses desde o envio do último boletim, está mais que na hora de voltar a comunicar-me com vocês para relatar alguns dos fatos marcantes em nosso trabalho educativo cá na Beira e Mangunde durante o 2º trimestre de aulas।
Férias de inverno vão até dia 27 de Julho
Concluído o 2º trimestre letivo, estamos nas férias escolares de inverno desde a passada sexta-feira, dia 11 de Julho, como todas as escolas do Ensino Primário e Secundário. Assim, os alunos voltam à escola somente no próximo dia 28 de Julho, para dar o ar da sua graça nas ruas e praças das cidades, vilas e distritos. Então terá início o 3º e último trimestre letivo, cujas aulas terminarão no final de Outubro próximo.
Nossos três pré-Postulantes já foram em visita de férias a seus familiares no dia 9, para retornarem à casa do Postulado no dia 3 de Agosto। Os Irmãos Roberto Carlos Ramos e Vanderlei Kraemer se encontram desde domingo passado até o final de Julho em Johanesburgo, a fim de melhorarem a aprendizagem do seu Inglês com os Irmãos daquela comunidade. E os Irmãos Domingos Faz-Ver, Armando Manuel e Ivo Pavan viajaram domingo de carro a Nampula, de onde voltam amanhã, para contatar os formandos e vocacionados de lá e pesquisar terreno para uma futura escola lassalista na região norte do país nos próximos anos.
Aulas presenciais do Centro de Ensino à Distância
Aproveitando o período de interrupção das aulas nas escolas, nesta semana estão funcionando novamente as aulas presenciais para os professores das escolas das Missões que participam do curso de Ensino à Distância da UCM, Universidade Católica de Moçambique। São cerca de 170 professores a preparar sua licenciatura nas disciplinas que lecionam em suas respectivas escolas: Português, História, Geografia, Matemática, Biologia, Física, Química e Desenho. Como das outras vezes, as aulas se realizam nas dependências da Escola João 23, onde também fazem as refeições (almoço e janta) e alguns pernoitam. O atendimento é feito por uma equipe especial, coordenada pelo Irmão Henrique José Longo, diretor da Comunidade La Salle Beira e presidente da AMEL, Associação Moçambicana de Educadores Lassalistas.
Visitas recebidas e a receber
Este ano estamos recebendo muitas e agradáveis visitas. No final de Janeiro vieram nos ver os dois Provinciais do Brasil, Irmãos Marcos Corbellini (Porto Alegre) e Paulo Petry (São Paulo). Depois, na 1ª quinzena de Março foi a vez do nosso superior geral, Irmão Álvaro Rodriguez, nos visitar, acompanhado do conselheiro geral para a África (RELAF), Irmão Gabriel Somé. Na 2ª quinzena de Junho recebemos novamente visita do Irmão Jardelino Menegat, ecônomo da Província Lassalista de Porto Alegre, e logo em seguida do Irmão José Manuel Agirrezabalaga, secretário da formação inicial para a África francófona.
Irmão Jardelino, que esteve em Moçambique em Maio do ano passado, desta vez veio para nos ajudar a elaborar cinco projetos de ajuda financeira para beneficiar alunos e professores da Escola João 23 e das 4 escolas da Associação Esmabama; aproveitou também para falar individualmente com cada Irmão, além de se reunir com as comunidades da Beira e de Mangunde, com nossos três pré-Postulantes e com os professores da Escola João 23. E o Irmão José Manuel manteve contato com nossos formandos e os Irmãos formadores; em companhia do Irmão Henrique Longo visitou também os Irmãos de Mangunde; dia 29 de Junho, domingo de tarde, reuniu-se com os Irmãos da Beira para tratar dos próximos passos da formação dos futuros Irmãos moçambicanos.
Semana próxima receberemos novos visitantes de Portugal (Sopro), Espanha e Brasil (três professores do Unilasalle de Canoas)। Em sua maioria trata-se de leigos voluntários que vem prestar algum serviço às nossas escolas da Beira e de Mangunde.
Novas ordenações diaconais e sacerdotais na Beira
Nossa Arquidiocese da Beira está recebendo vários novos ministros ordenados para o atendimento pastoral do povo। No domingo dia 22 de Junho, no pátio da Catedral da Beira, foram ordenados por dom Jaime Gonçalves três frades franciscanos moçambicanos– um diácono e dois padres – um dos quais é da paróquia São Benedito da Manga, onde celebrou sua ‘missa nova’ no domingo seguinte, dia 29, debaixo das mangueiras. Domingo próximo, dia 20 de Julho, na Vila do Búzi, será ordenado diácono o minorista Zacarias Macobo, que desde o começo do ano está fazendo seu estágio pastoral como minorista aqui na paróquia São Benedito da Manga. E nos dois primeiros domingos de Agosto serão ordenados mais dois padres diocesanos pertencentes ao clero da Arquidiocese da Beira.
Em Agosto receberemos três novos Postulantes
Nossos três pré-Postulantes aproveitaram a viagem do Irmão Jardelino de volta ao Brasil para enviaram seu pedido ao Irmão Provincial para serem admitidos ao Postulado। Se forem aceitos, o seu ingresso será no próximo dia 16 de Agosto, véspera da festa da Assunção de Nossa Senhora. Se continuarem firmes em sua caminhada vocacional como até agora, os três serão o primeiro grupo moçambicano a fazer o Noviciado em Burkina Faso, e não mais no Brasil. Assim se cumprirá decisão do Conselho Provincial de Porto Alegre em sua reunião de Junho passado, quando aprovou a proposta de os próximos candidatos lassalistas moçambicanos seguirem o Noviciado francófono de Bobo Diolasso. Assim, os Irmãos moçambicanos irão pouco a pouco sendo integrados à RELAF, Região Lassalista Africana.
Rapidinhas
  • Transporte escolar: no começo de Maio passado o diretor da Escola João 23, Irmão Armando Manuel, esteve uma semana em Maputo para encaminhar diversos assuntos administrativos। Uma das providências foi a aquisição dum novo mínibus de 20 lugares, da marca Mitsubishi, para transporte dos nossos alunos. Encaminhada toda a documentação junto às autoridades de trânsito, o novo micro-ônibus começou a funcionar no início de Junho.
  • Dia de La Salle: em preparação a essa data, no dia 15 de Maio, nossos três pré-Postulantes e o Irmão Venâncio Malôa realizaram visita aos alunos da 5ª e 6ª classes da Escola João 23 para falar sobre a vida do nosso Fundador e dos Irmãos em Moçambique। Tanto eles como os alunos apreciaram muito essa atividade educativa.
  • 1º aniversário: dia 5 de Julho passado o voluntário brasileiro Isaque Gomes Correa completou um ano de presença e atuação na Escola João 23, onde é responsável pelo Laboratório de Informática। Além disso, também colabora com nossos formandos com duas aulas semanais de violão. A previsão é de continuar conosco até Dezembro próximo.
  • Congresso de Educação: aconteceu na semana passada no Centro de Formação Nazaré, para celebrar os 40 anos da declaração Gravissimum Educationis Momento। Irmão Domingos Faz-Ver participou pelos Lassalistas, tendo feito inclusive palestra sobre esse documento do Vaticano II, a convite dos organizadores do congresso.
  • Hóspedes ilustres: um Irmão marista português de Maputo e uma irmã brasileira, das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estiveram hospedados em nossa casa uns dias antes e depois desse congresso.
    Concluindo, transmito a todas/os meus melhores cumprimentos, junto com meu grande e fraternal abraço!

Irmão Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários।

quinta-feira, 3 de julho de 2008

História

A grandeza do mar
Esse texto nos mostra mais uma lição que podemos aprender com a natureza, ou melhor, através dela, com o Criador, dela e nosso.
Você sabe por que o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro e colocar-se centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha. Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.
A perda faz parte. A queda faz parte. A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente.
Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.
Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber viver.
Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará.
Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder.
E isto você já sabe.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda... o acerto e o erro... o triunfo e a queda.... a vida e a morte.
Fonte: http://amaivos.uol.com.br/templates/amaivos/amaivos07/noticia/noticia.asp?cod_noticia=10583&cod_canal=67