terça-feira, 27 de maio de 2008

Saúde

Dicas para sua saúde
“A única maneira de conservar a saúde é comer o que não quer, beber o que não gosta e fazer o que preferiria não fazer”. Em muitos casos a frase de Mark Twain soa verdadeira.
No entanto, as universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:
· um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
· salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
· trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
· mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anti-cancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
· adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
· o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
· fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de anti-oxidantes, vitaminas e minerais.
· comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um anti-oxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
· limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
· realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.
· usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.
· rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
· não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
· ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
· desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
· ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.
· colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
· reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
· comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
· e,por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida: comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano à vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
· pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
· ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
· conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.
Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos... É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: “Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável”!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Qual é a melhor religião?
Breve diálogo entre o teólogo Leonardo Boff e o Dalai Lama.
Leonardo Boff explica:
- No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga: “Santidade, qual é a melhor religião?”
Esperava que ele dissesse: “É o budismo tibetano” ou “São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo”.
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos – o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta – e afirmou:
- A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- E o que me faz melhor?
Respondeu ele:
- Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitá-rio, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.
Fonte: http://www.semrodeios.com.br/pacote/maio08/viver_melhor/qual_e_a_melhor_religiao/index.html

sábado, 3 de maio de 2008

Voltando

Duas visitas importantes

Faz algumas semanas que não posto no meu blog... acho que foi por um pouco de disposição e outro pouco de preguiça...

Mas hoje resolvi escrever sobre duas visitas importantes feitas nesta semana:

Visita a Mangunde

No passado final de semana fui rever a Missão de Mangunde, onde vivi todo o ano passado. Saí da Beira no sábado bem cedo, com dona Alessandra Astuti, voluntária italiana que ajuda na administração da Associação Esmabama. Um pouco depois das 9h da manhã já estávamos chegando à Missão. Quase a metade dos 25km de terra da estrada de terra que dá acesso a Mangunde está terraplaneada... a ver se o restante fica pronto até final de julho próximo.

Chegando na Missão, logo reencontrei diversos professores e alunos conhecidos, que vieram me saudar. Os três Irmãos da Comunidade La Salle Mangunde estavam nas Missões de Estaquinha (Domingos Faz-Ver) e Barada (Roberto Carlos Ramos e Vanderlei Kraemer). À noitinha chegaram de volta a Mangunde, terminado o seu trabalho de assessoria pedagógica aos professores daquelas duas Missões.

No domingo de manhã cedo fui na Missa da igreja de Mangunde, onde reencontrei quase todos os alunos e professores da Missão. E assim, ao longo do dia, pouco a pouco fui reencontrando e conversando com outros. Ao meio-dia fizemos um almoço festivo, para comemorar os três meses de votos perpétuos dos Irmãos Domingos e Vanderlei.

Na segunda-feira de manhã reencontrei mais alguns professores e alunos na escola. Pela meia manhã, arrumada minha mochila, fui tomar um lanche reforçado, para iniciar a viagem de volta a Beira com o carro da saúde que ia levar sangue ao Hospital Central da Beira... mas chegou 11 horas... chegou meio-dia, e o carro acabou ficando para esperar outra viatura que vinha da Beira... então acabei voltando à casa dos Irmãos, onde encontrei outra boléia com o dr. Aurélio, com quem finalmente saí às 13h rumo a Beira, onde chegamos um pouco depois das 17 horas.

Gostei de rever muitos dos amigos deixados em Mangunde. Mas estranhei demais o clima de seca e poeira que já se verifica por lá... as plantações já precisam ser regadas, para garantir alguma colheita!

Visita a uma amiga brasileira na Beira

E ontem, sexta-feira de tarde, finalmente fui conhecer pessoalmente uma amiga do Brasil que mora aqui na Beira há três anos. Só nos conhecíamos pela Internet, no Orkut... há quase duas semanas atrás já tínhamos combinado de nos encontrar no restaurante do Bulha Shoping, o que acabou não sendo possível. Então ontem conseguimos matar nossa mútua curiosidade!

Chama-se Aline, como uma sobrinha minha, mas no Orkut ela aparece simplesmente “a mãe do Pedro Vicente”. Em nossa conversa acabei sabendo que ela também é gaúcha, nascida em Passo Fundo, mas criada na fronteira, tendo vivido em Alegrete, Uruguaiana e São Luiz Gonzaga, porque seu pai era bancário da Caixa Econômica Federal. Me contou que estudou em vários colégios, e acabou casando com um empresário português, cujos pais moravam em Maputo, capital de Moçambique, já antes da independência do país.

Mais pro final da nossa conversa, combinamos de nos encontrar mais vezes, num domingo, para eu conhecer o marido dela. Se for aqui em casa, vamos tomar juntos um bom chimarrão, com a erva Barão que eu trouxe em julho do ano passado de Porto Alegre!...