terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Estatuto de Natal

Reencontrei no blog "Correando", do colega jornalista Jorge Correa, que por sua vez o recebeu da colega jornalista Lesia Aguiar, o Estatuto de Natal. Como fez o Jorge, também decidi partilhá-lo aqui com meus visitantes nesta página virtual.
Art. I: Que a estrela que guiou os Reis Magos para o caminho de Belém guie-nos também nos caminhos difíceis da vida.
Art. II: Que o Natal não seja somente um dia, mas 365 dias...
Art. III: Que o Natal seja um nascer de esperança, de fé e de fraternidade.
Art. IV: Que os homens, ao falarem em crise, lembrem-se de uma manjedoura e uma estrela, que como bússola, apontem para o Norte da Salvação.
Art. V: Que no Natal, os homens façam como as crianças: Dêem-se as mãos e tentem promover a paz.
Art. VI: Que haja menos desânimos, desconfianças, desamores, tristezas. E mais confiança no Menino Jesus.
Parágrafo Único: Fica decretado que o nascimento do Deus Menino é para todos: pobres e ricos, negros e brancos.
Art. VII: Que os homens não sigam a corrida consumista de "ter", mas voltem-se para o "ser", louvando o Seu Criador.
Art. VIII: Que os canhões silenciem, que as bombas fiquem eternamente guardados nos arsenais, que se ouça os anjos cantarem Glória a Deus no mais alto dos céus.
Parágrafo Único: Fica decretado que o Menino de Belém deve ser reconhecido por todos os homens como Filho de Deus, irmão de todos!
Art. IX: Que o Natal não seja somente momento de festas, presentes.
Art. X: Que o Natal dê a todos um coração puro, livre, alegre, cheio de fé e de amor.
Art. XI: Que o Natal seja um corte no egoísmo. Que os homens de boa vontade comecem a compartilhar, cada um no seu nível, em seu lugar, os bens e conquistas da civilização e cultura da humildade.
Art. XII: Que a manjedoura seja a convergência de todas as coordenadas das idéias, das invenções, das ações e esperanças dos homens para a concretização da paz universal.Parágrafo Único: Fica decretado que todos devem poder dizer, ao se darem as mãos: FELIZ NATAL!!!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Editorial do jornal "Brasil de Fato" sobre jejum de dom Cappio

Entre os vários textos e notícias que recebi nesses últimos dias sobre o "jejum e oração" de dom Luiz Flávio Cappio, bispo franciscano da Barra, Bahia, contra o projeto de transposição do rio São Francisco, me chamou atenção e gostei do editorial do jornal "Brasil de Fato" de ontem, sábado.
Embora se posicionando do lado da manifestação do bispo franciscano, expõe de forma até bem didática os dois projetos em causa. Reproduzo abaixo o texto, porque ajuda a situar e entender a questão, sobretudo para quem é leigo no assunto.

Jogo empatado entre dois projetos
Terminou empatado em dois a dois o segundo jogo de um longo campeonato que está em curso, entre o time do capital e o time do povo, na disputa pelo destino dos recursos naturais do nordeste.
Dom Cappio suspendeu a greve de fome, avisando que continuará ainda mais firme na luta. Foi um alívio. O alívio foi geral, de todas as partes. Do lado de cá, todos queríamos salvar dom Cappio, que certamente será muito mais útil ao povo, e a suas causas, vivo e lutando.
Mas foi também um alívio para o governo e a direita, que já não conseguia esconder seu assombro com o fantasma de ter um bispo mártir na sua conta.
O jornal ‘Brasil de Fato’ passou a priorizar a cobertura da greve de fome de dom Cappio, nos últimos vinte dias, porque acreditávamos que essa era uma batalha importantíssima, na disputa entre dois projetos de desenvolvimento para o nordeste. A greve de fome de dom Cappio foi, sobretudo, um brado de alerta das forças populares, que no gesto do bispo, se utilizaram do exemplo pedagógico, para dizermos que éramos contra esse projeto que prioriza o hidronegócio e os interesses do capital. Não havia nem loucura, nem vedetismo, nem interesses partidários e muito menos desconhecimento de causa. Muito menos autoritarismo, como pregaram os neo-governistas, Geddel e Ciro Gomes. Cujo passado não recomenda boa companhia.
Está em curso nesse período de nossa história uma disputa feroz, entre dois projetos de desenvolvimento, da forma de organizar a sociedade e a produção de bens no semi-árido nordestino. De um lado o projeto do capital, que se resume em transformar a água em mercadoria e insumo fundamental para a implementação de uma agricultura monocultora, destinada a produzir frutas tropicais para exportação. Esse modelo que recebeu o apelido de agro-negócio e o hidronegócio.
De outro lado, o projeto popular, que prioriza a convivência dos camponeses e do povo com o semi-árido e defende soluções locais e alternativas para captação e uso da água. E prioriza o destino da água para as necessidades humanas e da criação dos pequenos animais que fazem parte do modo de sobrevivência da região.
No primeiro modelo não há espaço para povo. Para os camponeses. Seu destino é o êxodo rural e ficariam apenas alguns poucos, e ainda como assalariados das grandes empresas.
No segundo modelo, o objetivo é o aumento da renda e a melhoria das condições de vida do povo que já mora por lá.
Esses dois modelos vêm se enfrentando no nordeste desde a ditadura militar. Em certos períodos avança mais o projeto do capital. Outras vezes, fruto da resistência e da mobilização, avança o projeto popular.
E a magnitude do problema econômico e social é tão grande, pois abrange a sete estados e a mais de 16 milhões de camponeses, que se transformou em um problema nacional.
Pois bem, o projeto de transposição do Rio São Francisco está inserido nessa disputa. O Governo, a serviço dos interesses das empreiteiras, das empresas, agroindústrias e do agro-negócio, e retribuindo o apoio eleitoral recebido da oligarquia nordestina, assumiu o compromisso de fazer a obra. Mas não mediu as conseqüências, pois com isso optou por um dos lados.
As igrejas, os movimentos sociais, a via campesina, centenas de entidades articuladas na ASA, e muitos técnicos do governo, que trabalham no Dnocs, Conab, Agência Nacional de Águas, Codevasf, Chesf, ficaram do lado do povo. Sabem que, com muito menos recursos, se poderia desenvolver projetos em cada um dos municípios e eliminar a escassez de água de beber em todos eles. Poderíamos aumentar enormemente as áreas irrigadas, mas em pequenas parcelas. Num resumo dos objetivos dos projetos de cisternas da ASA e os projetos alternativos da Agência Nacional das águas.
O governo pensa que já ganhou. Se equivoca. A luta está apenas no início. E o sertanejo é teimoso por natureza. Acostumou-se com a dureza da vida. Certamente no futuro próximo, serão travadas novas batalhas. E poderá haver uma mobilização cada vez maior dos camponeses nordestinos.
Como os movimentos pediram a Dom Cappio: “Encerre seu jejum, que já foi suficiente para despertar as consciências. E voltaremos com mais gente no futuro”.
Editorial do Jornal Brasil de Fato 22 de dezembro 2007.

domingo, 23 de dezembro de 2007

anedota natalina

Como estamos às vésperas do Natal de 2007, lá vai então uma anedota bem natalina!

A mãe está em casa com sua filha de uns três anos e pouco, tentando lhe explicar os diversos tipos de árvores frutíferas do pequeno pomar perto da sua casa:
- Veja, filhinha, essa é a laranjeira, que dá laranjas. Aquele lá é um pessegueiro, e dá pêssegos. Lá adiante você pode ver a macieira, de onde colhemos maçãs. De qual árvore você gosta mais, Manu?
- Gosto mais da árvore de Natal, porque ela dá presentes!

Feliz e abençoado Natal e próspero Ano Novo a vc, que me acompanhou ao longo de todo este ano de 2007!

sábado, 22 de dezembro de 2007

Conto natalino do teólogo Leonardo Boff

Olá, amigas e amigos!
Segue belo conto natalino do teólogo brasileiro (ex-franciscano) Leonardo Boff, para ajudar-nos a adentrar melhor no espírito cristão da solenidade do Natal de Jesus!
O Menino, o boi e o jumento
21/12/2007 – Recebemos e publicamos o seguinte artigo de Leonardo Boff, teólogo, da Comissão da Carta da Terra. Leonardo, que tantas vezes colaborou neste último ano com a revista IHU On-Line, nos brinda com este belo texto natalino. Eis o artigo.
Os evangelhos não falam do boi e do burrinho que estariam na manjedoura junto a Jesus sobre as palhinhas. Mas a tradição fala neles. Sua história é comovente e encanta crianças e adultos. Em tempos de ecologia, ganha um significado especial. Vamos contar a verdade desta estória antiga que é narrada a seu modo em cada língua.
Um camponês tinha um boi e um jumento muito velhos e já imprestáveis para o trabalho no campo. Afeiçoara-se a eles. Gostaria que morressem de morte natural. Mas iam definhando dia a dia. Resolveu sacrificá-los no matadouro. Quando decidiu, sentiu-se mal, não conseguindo dormir à noite.
O boi e o jumento perceberam que havia algo de estranho no ar. Moviam mal suas carcaças, sem poder dormitar. A vida lhes fora dura. Passaram por vários donos. De todos apanharam muito. Era sua condição de animais de carga.
Lá pela meia-noite, repentinamente, sentiram que uma mão invisível os conduzia por estreito caminho rumo a uma estrebaria. Diziam entre si: “Que nos obrigarão fazer nesta noite fria? Não temos mais força para nada”.
Foram conduzidos a uma gruta, onde havia uma luzinha trêmula e uma manjedoura. Pensavam que iam comer algum feno. Ficaram maravilhados quando viram que lá dentro, sobre palhinhas, tiritante, estava um lindo recém-nascido. Um velho inclinado, José, procurava aquecer o menino com seu sopro. O boi e o burrinho logo entenderam. Deviam aquecer o menino também com seu sopro. Aproximaram seus focinhos.
Quando perceberam a beleza e a irradiação do menino, suas carcaças estremeceram de emoção. E sentiram forte vigor interno. Com os focinhos bem pertinho do menino, começaram, lentamente, a respirar sobre ele, que assim ficou aquecido.
De repente, o menino abriu os olhos. “Agora ele vai chorar”, disse o burrinho ao boi, “pois nossos focinhos feios o assustaram”. O menino, ao contrário, os fitou amorosamente e estendeu a mãozinha para acariciar seus focinhos. E continuava a sorrir, como se fora uma cascata de água.
“O menino ri”, disse José a Maria. “Ele não pára de rir. Deve ser porque o focinho do boi e do burrinho são engraçados”. Maria sorriu e ficou calada. Acostumada a guardar todas as coisas em seu coração, sabia que era um milagre de seu divino menino.
O fato é que os próprios animais ficaram alegres. Ninguém lhes havia reconhecido algum mérito na vida. E eis que aqui estavam acalentando o Senhor do universo na forma de uma criança.
Ao voltar para casa, perceberam que outros burros e bois os olhavam com ar de admiração. Estavam tão felizes que, ao avistar a casa, arriscaram até um galope. Aí perceberam que estavam realmente cheios de vitalidade.
Voltaram para a estrebaria. De manhãzinha veio o patrão para levá-los ao matadouro. Eles ficaram assustados, como se dissessem: “Deixa-nos viver um pouco mais!” O patrão olhou espantado e disse: “Mas estes não são os meus velhos animais? Como assim que estão revigorados, com a pele lisa e luzidia e as pernas firmes e fortes?”.
Ele os deixou estar. Durante anos e anos serviram ao patrão fielmente. Mas ele sempre se perguntava: “Meu Deus, quem transformou de repente em jovens e vigorosos o burrinho e o boi tão velhinhos?”.
Mas as crianças que sabem do menino Jesus, têm condições de lhe dar uma resposta.
Com o Menino, o boi e o jumento desejo “Feliz Natal a todos os leitores e leitoras”.
Fonte: http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=11502

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Encontrei a mensagem abaixo no blog do colega jornalista Jorge Correa, que por sua vez a recebeu da sua amiga Isabela Firmo de Moura. E resolvemos partilhar seu conteúdo com nossos leitores. Bom proveito!
  • Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente o ódio.
  • Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
  • Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
  • Que as pedras do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
  • Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
  • Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
  • Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
  • Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
  • Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
  • Que em cada amigo o teu coração faça festa e celebre o encanto da amizade profunda que liga as almas afins.
  • Que em teus momentos de solidão e cansaço esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
  • Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível tocando o centro do teu ser eterno.
  • Que um suave vento te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que a força invisível do amor leve o teu viver.
  • Que o teu coração sinta a presença secreta do inexplicável!
  • Que os teus pensamentos, os teus amores, o teu viver e a tua passagem pela vida sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome. Aquele amor que não se explica, só se sente.
  • Que esse amor seja o teu rumo secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
  • Que esse amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
  • Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da presença que está em ti e em todos os seres.
  • Que o teu viver seja pleno de paz e de luz!

E acrescento eu: Que neste Natal esses sentimentos e desejos se realizem em nossa vida e na de todos os nossos familiares e amigos!

domingo, 16 de dezembro de 2007

bom humor torna a vida mais alegre!

Hoje é sábado, o 3º de dezembro... Desde ontem estou cá na Comunidade La Salle Beira, para aguardar e preparar junto com os demais coirmãos lassalistas do Setor Moçambique as festas de Natal. Celebrar mais uma vez essa "quadra festiva", como dizem os moçambicanos, é pra mim motivo de alegria. Estou alegre por estar com boa saúde, apesar de algumas "peripécias" ao longo do ano que está pra findar... e sobretudo por estar rodeado por um grupo de Coirmãos alegre e disposto a prosseguir na caminhada de implantação do Instituto de La Salle nessas terras moçambicanas! Esta manhã tivemos em nossa "casa mãe" aqui na Beira o nosso encontro regional, que os Irmãos do Brasil tiveram no sábado passado. E o tema de reflexão e oração foi justamente como incrementar e reforçar ainda mais a "Pastoral das Vocações a Irmão e outros Lassalistas"... É um assunto que vai nos ocupar também em nosso retiro anual, logo após o Natal, lá na Missão de Marera, interior da vizinha província de Manica, que tem como capital a bonita cidade de Chimoio...
E pra alegrar também minhas/meus leitoras/es, aí vai uma boa anedota de advogado...
Um advogado no céu
Quando o Papa morreu e foi para o céu, foi recebido por São Pedro, que lhe disse:
- Você é merecedor do Reino do Céu. Entre e desfrute da eternidade!!!
Após isso, deu-lhe uma chave e um pergaminho que continha o número da casa onde o Papa devia ficar. Andando pela rua até chegar na sua casa, o Papa viu casas simples, umas iguais às outras, e em cada uma o nome de um Papa do passado. Quando ia chegando em sua casa, o Papa viu ao longe tratores e guindastes erguendo vigas de sustentação enormes e alicerces gigantescos. Curioso com a situação, o Papa perguntou a um anjo que passava pelo local:
- Aquela casa enorme que estão a fazer na colina é para algum Deus?
O anjo respondeu:
- Não, é para um advogado!
Insatisfeito com aquilo, o Papa reclamou:
- Um advogado?!?! Eu fui Papa e vou passar a eternidade numa casinha mixuruca dessas, e um advogado vai ter uma mansão daquelas?!?! Isso não é justo!!!
Mas o anjo, acalmando o Papa, falou:
- Papa, olhe ao redor! Veja quantos Papas já estão aqui. Aquele é o primeiro advogado que chega ao céu!

domingo, 9 de dezembro de 2007

Alegria e bom humor torna mais bela a vida

Essa é anedota boa pra encerramento do ano letivo, indo pro seu final. Esse professor não se deixou levar pela conversa das suas "alunas" que quiseram ser mais espertas que o mestre!
Professor inteligentíssimo
Prova de matemática. As duas espertinhas que não haviam estudado p. nenhuma, resolvem cabular e passar o dia estudando para tentar fazer a prova no dia seguinte.
No dia seguinte aparecem com uma desculpa esfarrapada:
— Professor — diz a primeira. — Ontem, a Fernanda passou em casa para me apanhar e a gente vinha vindo pra cá, quando o carro dela quebrou. Chamamos um guincho, mas ele demorou tanto, que quando chegamos na escola o senhor já havia ido embora! Podemos fazer a prova hoje?
— Claro! Não tem problema — diz o professor. — Basta as senhoritas se sentarem, cada uma num canto da sala, que eu já levo a prova para vocês.
Sem conseguir esconder o sorriso de satisfação, as meninas sentaram-se cada qual no seu canto, comemorando em silêncio.
Dois minutos depois, receberam a prova. No alto da folha havia uma única questão: “Em que rua o carro quebrou?”.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

último boletim de notícias do ano 2007

Comunicando de Moçambique / 22
Mangunde, 02 de dezembro de 2007.
Olá, estimados familiares, Irmãos, amigas e amigos no Brasil e alhures! Estou de volta para o último boletim de notícias do ano. A partir de janeiro, as notícias daqui serão divulgadas no meu blog (veja no final como acessar).
Final do ano está sempre mais próximo
Começamos o último mês do ano! E ontem, dia 1º de dezembro, aqui em Mangunde começamos com festa. Foi para comemorar o dia mundial de luta contra o HIV/Sida e de solidariedade com os soropositivos. O dia celebrativo foi animado pela equipe de ativistas do Hospital ‘Centro Dia’ que, já pelo 2º ano consecutivo, ajuda no controle e combate dessa verdadeira pandemia em Moçambique. Presentes também muitos familiares dos soropositivos em tratamento. Às 11 horas, na igreja matriz, o padre Ottorino Poletto presidiu uma pequena celebração litúrgica, seguida da apresentação de mensagens alusivas à data e de algumas instruções como se portar para evitar a doença. Pelas 13h30 foi servido almoço aos presentes, seguido de algumas encenações teatrais. Para culminar o encontro, todos os presentes vibraram ao poderem se ver retratados no filme que o médico austríaco Mainhard Knittel, responsável pelo Centro Dia, gravou das atividades do dia e mostrou no datashow.
Mais de 200 alunos prestam exames de 2ª época
Os alunos da 5ª e 7ª, bem como da 10ª e 12ª classes que não conseguiram aprovação nos exames nacionais no começo de novembro, esta semana precisam passar pelo exame de 2ª época. Em algumas disciplinas todos conseguiram aprovação já na 1ª época. É o caso de Português e Geografia da 12ª classe, em que tiveram como professores os irmãos Domingos Faz-Ver e Roberto Carlos Ramos. Matemática foi a matéria em que mais gente ‘chumbou’ (levaram ‘chumbo’, quer dizer, não conseguiram aprovação). Na 12ª classe, por exemplo, apenas 5 alunos conseguiram aprovação nessa disciplina na 1ª época. E na 10ª, de 120 alunos admitidos aos exames de 1ª época, 59 pegaram 2ª época, dos quais 50 em Matemática.
Viúvas tiveram seu encontro formativo em Mangunde
Neste final de semana, cerca de 50 mulheres cujos maridos são falecidos participaram dum encontro formativo aqui na Missão de Mangunde. O mesmo foi animado pelo padre Filipe Sungo, reitor do Seminário Bom Pastoral da Beira, auxiliado pelo padre Ottorino Poletto, pároco e diretor da Associação Esmabama, e por dona Maria Imaculada, da paróquia de Matacuane, da Beira. O encontro terminou esta manhã, com a participação delas na missa dominical, na igreja matriz de Mangunde, ainda em construção.
Venâncio Maloa voltlou a Moçambique
No dia 22 de novembro chegou a Beira o noviço Venâncio Maloa, no término do seu período de Noviciado em Porto Alegre, Brasil. Já se encontra integrado na Comunidade La Salle Beira, onde vai seguir agora o período da formação correspondente ao Escolasticado. Também já está tratando para retomar seu curso universitário na UP (Universidade Pedagógica), interrompido em 2006 para seguir o Noviciado no Brasil. Logo depois do Natal vai participar do Retiro anual com os demais Irmãos em Marera, interior de Chimoio. Ainda estamos por resolver se vai emitir seus primeiros votos no final desse retiro ou no final de janeiro, junto com os irmãos Armando Manuel e Domingos Faz-Ver, que emitirão os seus votos perpétuos.
Já inaugurei meu blog na net
Como anunciado no boletim anterior, dia 11 de novembro, há 3 domingos atrás, inaugurei meu blog na Internet, intitulado “Aprendendo Sempre”. É o mesmo título duma coluna que escrevi nos anos 80 em dois jornais semanais no Brasil (Mensageiro, de Missal-PR, e Folha da Produção, de Cerro Largo-RS). Tem como objetivo partilhar aprendizagens feitas ao longo da vida. Agradeço as visitas, comentários e sugestões de vocês para melhorar o espaço. A partir de janeiro, as notícias lassalistas de Moçambique serão veiculadas através deste blog. Veja abaixo o endereço de acesso.
Assim vou finalizando por hoje, com votos de uma boa preparação para a festa do Natal do Senhor Jesus, Príncipe da Paz, que se aproxima. Os melhores cumprimentos a todas/os!
Hugo Bruno Mombach, fsc
Jornalista Reg. 4065 DRT-RS – E-adress: hbmom47@gmail.com
Visite meu blog: http://hbmom47.blogspot.com/ e faça seus comentários.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Festa da solidariedade dos afectados pelo HIV/Sida em Mangunde

Começamos o último mês do ano! E ontem, dia 1º de dezembro, aqui em Mangunde começamos com festa. Foi para comemorar o dia mundial de luta contra o HIV/Sida e de solidariedade com os soropositivos. O dia celebrativo foi animado pela equipe de ativistas do Hospital ‘Centro Dia’ que, já pelo 2º ano consecutivo, ajuda no controle e combate dessa verdadeira pandemia em Moçambique. Presentes também muitos familiares dos soropositivos em tratamento. Às 11 horas, na igreja matriz, o padre Ottorino Poletto presidiu uma pequena celebração litúrgica, seguida da apresentação de mensagens alusivas à data e de algumas instruções como se portar para evitar a doença. Pelas 13h30 foi servido almoço aos presentes, seguido de algumas encenações teatrais. Para culminar o encontro, todos os presentes vibraram ao poderem se ver retratados no filme que o médico austríaco Mainhard Knittel, responsável pelo Centro Dia, gravou das atividades do dia e mostrou no datashow.
Dos vários cartazes espalhados na igreja, um me chamou particularmente a atenção, embora já caído no chão pela ação do vento:
"Vamos substituir a dinâmica da Sida pela dinâmica da Vida. Tira o S e põe o V".
Não me tinha dado conta que apenas uma letra faz tanta diferença! Quantas vezes na vida, um pequeno detalhe que esquecemos faz a diferença... para o melhor ou para o pior...
Valeu, ativistas do HIV/Sida de Mangunde!!!

sábado, 1 de dezembro de 2007

solidariedade com vítimas do HIV/SIDA

A data de hoje, 1º de dezembro, é o dia e início da semana de solidariedade para com as muitíssimas vítimas da Aids...
Aqui em África e particularmente em Moçambique, elas se contam aos milhares!...
Cá em Mangunde haverá uma manhã de celebração e convívio entre médicos, ativistas e atendidos pelo "Stop Sida"... um trabalho magnífico em favor dos atingidos por esta terrível pandemia...
Amanhã ou depois conto mais como foi esta promoção em defesa e solidariedade com os soropositivos dos arredores da Missão de Mangunde...
Bom início de dezembro e de preparação para o Natal do Senhor Jesus!...

rindo um pouco

Hoje vai uma anedota bem católica, dum português muito católico!...
Pregos Garcia
A empresa do sr. Garcia, fabricante dos PREGOS GARCIA, contratou uma empresa de publicidade para dar a conhecer a sua marca. Tinham que pôr um anúncio num sítio bem visível para que todos vissem. No domingo seguinte, quando entrou na igreja para a missa, o sr. Garcia ficou gelado! Lá estava uma tabuleta em cima da cruz com os dizeres:
PREGOS GARCIA 2.000 ANOS DE GARANTIA!
Foi um choque! Todos reclamaram com o padre!...
E o sr. Garcia lá foi falar com a empresa de publicidade a queixar-se... Eles prometeram resolver o assunto... No outro domingo vai o sr. Garcia à missa, e o que encontrou?
Estava o Cristo pendurado na cruz, mas com uma das mãos caída e o prego no chão, e um pouco acima uma tabuleta informando:
COM PREGOS GARCIA ISTO NÃO ACONTECIA!
Lá foi o sr. Garcia furioso falar com o pessoal da empresa de publicidade, que lhe disseram que resolveriam tudo! Mais uma semana, entra o sr. Garcia na igreja para a missa dominical e... o Cristo não estava na cruz!... mas em acima dela uma tabuleta dizia:
COM PREGOS GARCIA O CRISTO NÃO FUGIA!!!